O “fair play trabalhista” foi implantado pela CBF no Campeonato Brasileiro a partir da edição de 2015, sendo comentado pelo blog na época – O alerta é geral no Recife. Duas temporadas depois, a primeira punição na elite. Em Pernambuco. O Santa Cruz perdeu 3 pontos na classificação final da Série A de 2016 e ainda sofreu uma multa de R$ 30 mil devido aos salários atrasados durante a competição. A pendência tricolor foi denunciada pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, a Fenapaf. Na ocasião, eram quatro meses em aberto (julho, agosto, setembro e outubro).
Em 1º de fevereiro de 2017 o clube foi intimado a explicar a situação. Duas semanas depois, o clube foi absolvido em primeira instância no STJD, depois que departamento jurídico coral alegou que a Fenapaf não teria competência para entrar com o processo contra o tricolor. Passados quatro meses, com pedido de vistas, veio a reviravolta na decisão final, com a inédita aplicação da pena (e a redução da multa inicial, então na casa de R$ 100 mil).
Em relação ao último Brasileirão, a campanha coral agora tem 28 pontos, a mesma do América Mineiro. Contudo, a 19ª colocação se manteve, pelo maior número de vitórias (8 x 7). Em relação à multa, fará falta. Em 2017, o artigo correspondente é o 19º, mantendo os seis parágrafos de observações. Vale frisar a demora na decisão. Imagine se a pontuação tivesse decidido o Z4? Ou vagas na Sula, Libertadores… Até mesmo o título. O alerta se mantém.
Obs. O fair play trabalhista é diferente do fair play financeiro. Um regula atraso de salários. O outro limita os investimentos, evitando a negativação.
tem coisa q so acontece com o bot… santacruz
Os classificados brasileiros da Sulamericana:
A cachorra de peruca olha pr’um lado, pro outro… Só time grande ao redor e se pergunta: o que é que eu tou fazendo aqui?!
kkkkk… Não vão ter a mesma sorte que tiveram com o Danubio, pode escrever! Se Magrão e Diego Souza se machucam, esse time perde até do Ibis de Mauro Shampoo.
E aí Cassio, não vai ter post pra 2º fase da sulamiranda com os 32 clubes já definidos? O resto dos clubes foram definidos ontem, de ante-mão posso te adiantar algumas informações uteis aqui.
Os 32 classificados
Argentinos: 7 classificados
Estudiantes
Atlético Tucumán
Huracán
Independiente
Arsenal de Sarandí
Defensa y Justicia
Racing
Brasileiros: 6 classificados
Flamengo
Chapecoense
Corinthians
Ponte Preta
Sport
Fluminense
Paraguaios: 5 classificados
Libertad
Olimpia
Sol de América
Cerro Porteño
Nacional
Colombianos: 5 classificados
Santa Fé
Independiente Medellín
Junior Barranquilla
Deportivo Cali
Patriotas
Bolivianos: 3 equipes
Nacional Potosí
Bolívar
Oriente Petrolero
Equatorianos: 3 equipes
LDU Quito
Universidad Católica
Fuerza Amarilla
Chilenos: 2 equipes
Deportes Iquique
Palestino
Uruguai: 1 equipe
Boston River
Sorteio dia 14 de Junho.
Ontem na Fox, falou-se a possibilidade de ao invés de ser pote único, serem 2 potes de acordo com o Ranking e ainda impediria os confrontos domésticos proibidos.
Lembrando que inicialmente, era pote único e tudo liberado.
Se realmente mudar
Pote 1
Corinthians
Olimpia
Estudiantes
Bolívar
Santa Fe
Fluminense
Independiente-ARG
Libertad
Racing-ARG
Nacional-PAR
Flamengo
LDU de Quito-EQU
Deportivo Cali
Arsenal-ARG
Huracán
Cerro Porteño
Pote 2
Junior Barranquilla
Atlético Tucumán
Defensa-ARG
Chapecoense
Ponte Preta
Sport
Sol de América
Independiente Medellín
Patriotas
Nacional Potosí
Oriente Petrolero
Universidad Católica-EQU
Fuerza Amarilla-EQU
Deportes Iquique
Palestino
Boston River-URU
Como torcedor do Glorioso, fico triste ao ver meu time perdendo dinheiro, mas acho justo que haja punição aos clubes que atrasem salários por falta de planejamento financeiro.
Desde que as outras equipes também sejam punidas daqui pra frente, é justo e espero que a cultura futebolística de trabalhar além dos limites mude definitivamente, bem como que o mercado desinflacione. Os clubes se sentem pressionados pelos próprios empresários, que fazem leilões de jogadores oferecendo-os a valores salariais muito altos. Se houvesse mais bom senso de todo mundo, não apenas dos clubes, todos seriam beneficiados.