Segundo a meteorologia, a temperatura mínima para o jogo desta noite entre Figueirense e Náutico, em Florianópolis, é de 17º graus, com céu nublado e possibilidade de chuva.
É até friozinho para os padrões nordestinos, mas passa longe do gelo enfrentrado pelo torcedor alvirrubro Márcio Gustavo, em Bariloche/ARG, e menos ainda do clima quente do decisivo confronto para os dois times, às 19h30.
Ambos ameaçados pelo fantasma do rebaixamento no Brasileirão.
O Náutico chega em um momento melhor, invicto há 6 rodadas (2 vitórias e 4 empates), enquanto o Figueirense venceu apenas uma vez no returno (1 mísera vitória em 16 jogos).
Para botar ainda mais molho no jogo isolado desta quinta-feira, o Figueira irá estrear um novo técnico. Quem? Pintado. Aquele mesmo que dirigiu o Náutico em 6 partidas nesta Série A, e que somou apenas 1 pontos em 18 possíveis.
Parte do mau desempenho do Timbu na competição está creditado àquela seqüência. Pintado ficou apenas 20 dias no Alvirrubro. Foram menos de 3 semanas em Rosa e Silva, mas tempo suficiente para fazer um estrago que pode valer o ano inteiro para o clube.
Com o título da Copa do Brasil e a vaga assegurada na Libertadores de 2009, muitos torcedores rubro-negros começaram a cogitar a possibilidade do Sport acertar um patrocínio com alguma multinacional.
Sem dúvida, isso aumentaria de forma substancial o valor pago pelo espaço no uniforme do Leão. Um dos nomes ventilados foi o da LG.
No entanto, a crise econômica mundial chegou na Ilha do Retiro. Tanto que a diretoria do Sport deverá anunciar até o final de dezembro a renovação com a Minasgás e a Cimento Nassau para a próxima temporada.
A Nassau expõe o seu nome no uniforme leonino desde a Série B de 2005 (no primeiro semestre, a camisa não teve patrocínio). Já a Minasgás acertou no início de 2006.
“A crise mundial está atrapalhando todo mundo. Alguns clubes já perderam grandes patrocinadores, e o time que tiver um bom patrocinador, que continue com ele”, ressalva o vice-presidente de Marketing do Sport, Carlos Frederico, que não revelou os novos valores.
Especula-se que o Sport receba atualmente mais de R$ 200 mil por mês com os 2 patrocinadores. Segundo Frederico, o valor pago ao Sport pela Minasgás é 40% maior que o montante repassado ao Náutico, que também conta com o apoio da empresa.
Na últma quinta-feira, Argentinos Juniors e Estudiantes começaram a disputa pela semifinal da Copa Sul-Americana, em um jogo duríssimo no estádio Diego Armando Maradona, em Buenos Aires.
Nos primeiros 90 minutos, 1 x 1. Para decidir o título contra o Inter (que destruiu o Chivas ontem à noite, goleando por 4 x 0), basta ao Estudiantes um empate sem gols no jogo de volta. O próximo duelo será nesta quinta-feira, no estádio Jorge Luis Hirsch, em La Plata.
Tratando a competição internacional como prioridade, o técnico do Estudiantes, Leonardo Astrada, escalou um time reserva no domingo, em partida válida pelo Torneio Apertura da Argentina.
Perdeu por 5 x 0.
Uma derrota que não trouxe pressão alguma para o time principal do Estudiantes (campeão mundial há 40 anos). Até mesmo porque o clube já estava no meio da tabela no campeonato argentino (agora em 10º lugar, com 21 pontos após 15 rodadas).
Ainda bem que o revés realmente não desmotivou, até mesmo porque o adversário no domingo foi… o Argentinos Juniors. 😀
Na foto acima, Hauche comemora um dos 2 gols marcados no confronto.
Obs. O estádio do Argentinos Juniors, com o nome do Pibe de Oro, foi construído em 2003. A homenagem se deve ao fato de o astro ter sido revelado nas categorias de base do clube, onde estreou como profissional com apenas 15 anos, em 1976.
O Brasil aplicou um verdadeiro chocolate em Portugal, no amistoso que marcou duelo entre Kaká e Cristiano Ronaldo (melhor do mundo em 2007 e provável melhor do planeta em 2008).
Depois de três empates por 0 x 0 em solo brasileiro (todos pelas Eliminatórias da Copa de 2010), finalmente a Canarinha deslanchou e fez 6 x 2.
Mas o dono do jogo disputado no Distrito Federal, na noite desta quarta-feira, foi o atacante Luís Fabiano, um artilheiro nato.
O ex-jogador do São Paulo (atualmente no Sevilla, da Espanha) fez 3 gols na Arena do Gama.
No futebol inglês esse feito é conhecido como “hat-trick” (mas que serve para outros esportes).
Abaixo, os últimos hat-tricks na Seleção Brasileira.
Brasil 3 x 1 Argentina – Eliminatórias da Copa do Mundo (02/06/2004)
Ronaldo – 3 gols
Brasil 3 x 0 Chile – Copa América (01/07/07)
Robinho – 3 gols
Brasil 6 x 2 Portugal – Amistoso (19/11/08)
Luís Fabiano – 3 gols
Próximo jogo da Seleção Brasileira: amistoso em 10 de fevereiro de 2009, contra a Itália.
9 títulos da Copa do Mundo em jogo (34, 38, 58, 62, 70, 82, 94, 02 e 06).
O jogo, por sinal, será realizado na “casa” da CBF: Londres, na Inglaterra.
Arena do Gama
Inauguração: Brasil 6 x 2 Portugal (19/11/2008)
Primeiro gol: Danny (português), aos 4 minutos do 1º tempo
“Recorde” de público (1 jogo…): 19.157 pessoas
O que seria do Sport sem o Leão, do Santa Cruz sem a Cobra Coral, e do Náutico sem o Timbu?
Pois é, fica difícil de imaginar. Mas foi exatamente isso o que aconteceu com um dos maiores clubes de futebol do mundo, o Benfica, de Portugal. Por alguns dias, a sua mascote, a águia Vitória, misteriosamente desapareceu do estádio da Luz e do escudo do clube. Mas fique tranqüilo, pois foi tudo por uma boa causa.
O sumiço da águia se tratava de uma ação secreta da WWF (ONG que cuida da preservação do meio ambiente mundialmente) e do Benfica para alertar o povo português da extinção das águias. A ousada estratégia criada pela agência de publicidade Olgivy (www.ogilvy.com) foi muito além de seu objetivo primário.
Uma ação que gastou quase nada, conseguiu atrair a atenção de todo o país, gerou o equivalente a aproximadamente 2 milhões de euros de mídia grátis para o clube e para a WWF nos principais veículos de comunicação de Portugal e do mundo. Apenas mais uma prova da força que o futebol tem e de como tudo isso pode ser explorado de maneira positiva.
Confira o vídeo.
*Henrique de Geus é publicitário e colaborador do blog
Com uma área de apenas 0,44 km² e cerca de 900 habitantes, o Vaticano é, de longe, o menor estado independente do mundo.
Talvez por isso, chame tanta atenção o campeonato de futebol do país.
A competição “nacional” conta com 16 times, formados por seminaristas dos institutos católicos de Roma, colaboradores da Basílica de São Pedro, funcionários do Museu do Vaticano e integrantes da Guarda Suíça.
Criada em 2007, a Clericus Cup reúne 300 atletas de 50 nacionalidades, espalhadas pelas paredes históricas da Santa Sé. Acima, o Papa Bento XVI exibe o troféu de campeão.
Objetivo oficial da competição: “reafirmar o valor educacional e pastoral do desporto, e reforçar sentimentos de verdadeira amizade e partilha frutífera”.
A primeira partida da história da Clericus Cup está diretamente ligada ao Brasil.
Em 24 de fevereiro de 2007, Mater Ecclesiae e Universidade Gregoriana abriram a competição. O Ecclesiae (Colégio Mãe da Igreja), composto por latinos, africanos e asiáticos venceu o adversário, formado 100% por “atletas” brasileiros por 6 x 0.
No final, porém, o título ficou com o Redemptoris Mater, que bateu a Universidade Lateranense por 1 x 0.
Neste ano, o primeiro campeão foi derrotado na decisão por quem? Pelo Mater Ecclesiae, 2 x 1, cuja fé deu resultado!
Ah… Como o Vaticano não tem um único campo oficial, a partida foi jogada no Estádio dos Mármores, em Roma. Outra curiosidade é a duração das partidas: 2 tempos de 30 minutos.
O jogador mais conhecido da liga é Davide Tisato, de 23 anos e que chegou a jogar no time júnior do Chievo Verona (atual lanterna da Série A italiana). 😯
O primeiro torneio do país foi a Copa Amicizia, entre 1973 e 1980. A primeira taça ficou com o Astor Osservatore Romano, time dos jornalistas do periódico oficial do Vaticano. Depois veio o Campeonato della Citta Vaticano (1981/2006).
O Vaticano é um dos 8 estados independendes que ainda não estão filiados à Fifa. Mesmo assim, a Fifa já publicou uma matéria especial sobre a liga do Vaticano. Veja AQUI.
Abaixo, um vídeo da final da primeira Clericus Cup, com a festa do Redemptoris Mater (cujo fornecedor de material esportivo é a Lotto, a mesma do Sport).
Você pode ler sobre o desempenho da Seleção do Vaticano (sim, ela existe) clicando AQUI. O único jogo do time em 2008 foi justamente contra a China (sub-21), que ocupa o outro extremo populacional (1,3 bilhão de habitantes). O Vaticano venceu por 4 x 3, em 25 de outubro, em Roma.
Em 22 de agosto, o blog postou sobre outra liga nacional pouco ortodoxa. Simplesmente a 24ª divisão do campeonato inglês, a mais baixa de todo o mundo. Leia mais clicando AQUI.
Viajando de férias no Peru, o editor de primeira página do Diario, Paulo Goethe, acabou comprando, em Lima, um exemplar do jornal El Comercio (edição de 14 de novembro), e trouxe para o blogueiro.
No Deporte Total (suplemento esportivo do El Comercio), o colunista Jorge Barraza fala dos times que vêm surpreendendo no continente nas últimas temporadas, e cita – como não poderia deixar de ser – o Sport.
Sport de Recife se adueñó en junio de la Copa Brail y es el primer clasificado a la Libertadores del país de Jorge Amado.
Abaixo, a tradução de parte da coluna Soñando Fútbol, explicando o fenômeno de novos clubes na Libertadores.
O mesmo de sempre
O fato é repetido época após época. E lança uma verificação: o declínio dos grandes clubes. Esse pensamento, com outro nome, foi levantado há dois anos. O que está acontecendo? As leituras são diversas:
1º) Os grandes já não podem sustentar a liderança do comboio.
2º) Os pequenos estão crescendo e se nivelando. Ou, pelo menos, estão se aproximando muito. E estão em um número cada vez maior.
3º) Eles têm perdido o medo. E jogam até a morte.
4º) River Plate, Peñarol e Flamengo perdem três jogos e entram em crise. O mesmo ocorre com Independiente, Racing, Corinthians e todos deste nível. Nos times mais modestos há menos pressão e eles conseguem trabalhar com mais tranqüilidade.
5º) Os clubes mais poderosos sempre foram mais compradores que formadores (de atletas). Anteriormente, um jogador que destacava no Danúbio era contratado pelo Peñarol ou Nacional. Agora, ele vai diretamente para a Europa. Isso debilitou os grandes e os igualou aos menores.
6º) As arbitragens. Atualmente, quase todos os jogos são televisionados e os juízes estão expostos à lupa do torcedor, do jornalista, dos dirigentes. Não é mais tão fácil favorecer os times mais populares.
7º) Hoje, com a tática e uma boa preparação física, as chances são iguais. Onde Caldas (campeão da Libertadores), Cienciano e Arsenal (vencedores da Copa Sul-Americana) são bons exemplos.
8º) Enquanto continuar o atual cenário econômico na América Latina e os clubes de tradição não conseguirem segurar os seus jogadores, eles serão tubarões indefesos perto de cardumes de piranhas.
Assim, irão surgir mais times simpáticos como Aurora, Audax Italiano, Sao Caetano, Tiger, Pasto, Rampla Juniors e La Equidad. No futebol, pelo menos na América Latina, governa o proletariado.
Depois da Espaço Sport e da Timbushop, inauguradas em 2008, agora é a vez da loja oficial do Santa Cruz começar a sair do papel. O projeto da Coral Shop (que já tem uma versão virtual) será apresentado nesta semana ao presidente tricolor, Fernando Bezerra Coelho. O objetivo é abrir o empreendimento – que irá comercializar mais de 100 produtos oficiais – até o final do primeiro semestre de 2009.
De acordo com o vice-presidente de Comunicação do Santa, Antônio Júnior, uma empresa irá administrar a nova loja, nos mesmos moldes dos estabelecimentos dos rivais. Foi cogitada a possibilidade de uma parceria com a Roxos e Doentes, a mesma que administra a Espaço Sport, mas o dirigente coral negou o contato. “Posso garantir para você como não será esta empresa (Roxos), mas estamos muito perto de firmar um acordo para a loja tricolor”, afirmou Antônio.
O dirigente, no entanto, não revelou o valor do possível investimento. Assim como as lojas dos rivais, que ficam na frente das respectivas sedes, a Coral Shop deverá ficar localizada na frente da sede no Arruda, aproveitando o amplo espaço, que há um bom tempo está desativado.
Espaço Sport
Investimento: R$ 2 milhões
Inauguração: 29/02/08
Área: 510 metros quadrados
Administradora: Roxos e Doentes
Lucro: 10% do faturamento (mais R$ 5 mil pelo aluguel da área)
Site oficial: http://www.espacosport.com.br/
Timbushop
Investimento: R$ 500 mil
Inauguração: 25/07/08
Área: 200 metros quadrados
Administradora: Water
Lucro: 7% do faturamento (mais R$ 4 mil pelo aluguel da área)
Site oficial: em construção
No Náutico, uma das peças mais vendidas é a camisa comemorativa do Hexa (1968). Já entre os rubro-negros, a camisa retrô do título brasileiro de 1987 também é um sucesso de vendas, assim como o novo uniforme com 2 estrelas douradas. O Tricolor, porém, já lançou a sua idéia para ganhar o mercado, que foi o terceiro padrão oficial, com a cor azul. Você pode ler mais sobre o novo (e já aguardado) uniforme do Tricolor clicando AQUI.
Como informou o repórter José Gustavo na edição do Diario desta terça-feira, o Santa Cruz poderá contratar até 4 jogadores argentinos para a próxima temporada.
Os reforços serão articulados pelo ex-goleiro argentino Goycochea, amigo pessoal do técnico tricolor, Márcio Bittencourt, que indicou os nomes.
No capítulo III (da condição de jogo dos atletas), o artigo 31 deixa claro que só podem ser inscritos 3 estrangeiros por partida. Ou seja, vem gringo passar férias no Recife.
Brincadeira à parte, o Santa faz bem em buscar reforços no exterior. E de quatro jogadores (que podem estar atuando na 1ª e 2ª divisões do país vizinho), pelo menos um deverá se encaixar bem para a temporada toda.
A medida da atual direção não inédita. Em 1999, o então presidente Jonas Alvarenga sacudiu o marasmo tricolor e anunciou a contratação dos argentinos Mancuso (volante) e Almandóz (zagueiro), ambos com passagens na seleção nacional. Também veio o apagado meia hondureho Mario Reyes.
Mancuso, com 30 anos na época, havia feito sucesso no Palmeiras (também atuou no Flamengo), enquanto o defensor, de 29, havia sido campeão mundial pelo Vélez Sarsfield, em 1994.
A torcida recebeu a dupla com muita festa no Aeroporto dos Guararapes. Mancuso (dando mais uma botinada em um clássico contra o Sport, na foto acima) ainda mostrou alguma técnica e liderança no Recife, ajudando o Tricolor a disputar a final do Estadual. No segundo semestre, a dupla argentina acabou dispensada, durante a Série B, na qual o Santa conseguiu o acesso à elite nacional.
Será que está começando mais uma corrida para reforços estrangeiros, como em 1999?
Naquele ano, o Sport trouxe o lateral-direito Cheppo e o atacante Velásquez, ambos de Honduras, enquanto o Náutico contratou o centroavante uruguaio Cláudio Milar.
Vale a pena investir nessa idéia. Mas é claro que nem sempre dá certo… 😎
A empresa norte-americana Wilson fornece todo o material esportivo oficial do Náutico desde o início de 2006. O contrato da empresa (e patrocinadora) irá se encerrar no final deste ano. A Wilson, porém, negocia com o Timbu para renovar pela segunda vez consecutiva. A Joma, da Espanha (e que fechou recentemente com o Ceará), também está articulando uma parceria com o Alvirrubro.
No entanto, a Champs – a mesma empresa que patrocina o Santa Cruz, com quem vem renegociando o valor do contrato de R$ 300 mil, firmado neste ano – é a marca que estaria mais perto de um acerto com o clube de Rosa e Silva para 2009, segundo uma fonte ligada à empresa.
A Wilson, atual fornecedora, chegou no início de 2006, substituindo a Finta.
Desde o início da parceria, a maior reclamação de vários torcedores em relação à marca foi o tamanho do logotipo da Wilson na camisa (um “W”), que é tão grande quanto o próprio escudo do Náutico (foto acima).