Arena Pernambuco, Aflitos, Arruda e Ilha do Retiro no videogame

Patch da Arena Pernambuco, Aflitos, Arruda e da Ilha do Retiro para o PES 2013. Crédito: Montagem sobre imagens do Youtube

A cada temporada, novos estádios são licenciados e digitalizados nos games de futebol mais populares do mercado, as franquias Fifa Football e Pro Evolution Soccer, com milhões de usuários mundo afora.

Até hoje, nenhum estádio pernambucano ganhou uma versão oficial. No Brasil, nos jogos mais recentes, apenas Vila Belmiro e Morumbi ganharam modelos destacados. Há dez anos o Maracanã também teve espaço nos jogos.

Nem por isso os gamemaníacos perderam a chance de disputar alguns jogos virtuais nos Aflitos, Arruda, Ilha do Retiro e na Arena Pernambuco, recém-inaugurada. Na edição de 2013 é possível num caminho paralelo.

Através de “patchs”, atualizações não oficiais produzidas pelos próprios jogadores, os estádios foram criados, somados aos gritos de guerra dos clubes e narrações nacionais, também populares nesses arquivos complementares.

No patch do PES 2013 os quatro estádios estão disponíveis, além do Santa Cruz, que não havia sido licenciado, ao contrário dos rivais. Sobre os quatro palcos, impressiona o nível gráfico dos Aflitos e da Arena, carregados de detalhes, numa obra de Eduardo Côrte-Real, torcedor timbu.

Assista aos vídeos dos quatro estádios. Num futuro breve, quem sabe todos eles não ganham desenhos das próprias produtoras, Konami e EA Sports.

Arena Pernambuco (Eduardo Côrte-Real)

Aflitos (Eduardo Côrte-Real)

Arruda (BMPes)

Ilha do Retiro (ProtagonistaGames)

12 Replies to “Arena Pernambuco, Aflitos, Arruda e Ilha do Retiro no videogame”

  1. vale lembrar que,o arruda e do governo,o arena e do consorcio..a ilha e propria e permanente dos IMMORTAIS RUBRO-NEGROS caza,caza,caza rumo a serie A.

  2. Pô, o da Ilha do Retiro está muito incompleto. Cadê, por exemplo, os caranguejos que há no gramado? Também ficou faltando a placa da SÉRIE B, que tem em todos os jogos da SÉRIE B. Tem de melhorar muito para ficar mais realista.

  3. Seria interessante ver uma matéria sobre quanto os times pernambucanos perdem em exposição da marca quando não procuram os fabricantes de games para licenciar seus uniformes. No fifa, por exemplo, apesar de tradicionalmente conter apenas times da primeira divisão, desta vez, Figueirense e Ceará terão seus uniformes originais. Pois os respectivos departamentos de marketing correram atrás. No fifa atual o Sport tem cerca de 12 mil torcedores cadastrados. Se cada um deles jogar meia hora online por dia, quanto o clube poderia ganhar em exposição de marca? Vale a pena pensar isso.

  4. Como sempre, o SPORT incomoda demais kkkk Até nos games…

    A mundiçada do eixo tenta de toda forma diminuir o SPORT.

    O projeto da Ilha ficou igual aos idiotas do eixo, UMA MERDA…

  5. não sei se vcs notaram,mas o pessoal nunca perde a oportunidade de menosprezar,de desdenhar o sport e o pernambucano…tudo que envolve recife e pernambuco quando são divulgados em rede nacional tem q vir acompanhado de algum menosprezo,parece q isso é uma condição… na ilha tem inscrito campeão brasileiro de 1987, tem 2008 ,mais de 30 estaduais e etc… mas o merdinha q narra o negócio foca no nacional de 1990 e tira uma ondinha de como comemorar um nacional da segundona… existe a menção de 90 mas se o merdinha tivesse respeito e educação ele maximizaria os triunfos de 87 e 2008 q são os mais relevantes,porém não se pode pedir respeito a ninguém, ou se tem ou não, mas se pode fazer respeitado, por bem ou por mal, mas o merdinha maximiza justamente o mínimo. q fique claro q o alvo é sempre o pernambucano, o tal do “nordestino” é só pra tirar de tempo pois fica mais fácil e cômodo dizer q não gosta de um ser imaginário(“nordestino”) doq dizer q não gosta de um ser real, um federado, o PERNAMBUCANO. mas foi sempre assim desde os tempos de branca de neve(pernambuco) e a bruxa má(eixo rj/sp),aquilo q a gente nunca pode ser nem atingir, a gente sistematicamente busca ofuscar, desqualificar, assassinar… passou da hora de facilitar a vida dessa raça por aqui,tá na hora de criar aqui um ambiente hostil e uma cultura de menosprezo e caricaturização de rj/sp, precisamos de um canal nacional pra passar a nossa visão “imparcial” de pernambuco sobre rj/sp,chumbo trocado não dói,eu sei q ninguém chuta cachorro morto mas chega de ser vítima,vamos fazer vítimas, é mais legal dá risada de barnabé(sp) e cariôco(rj) né não? kkkkkkkkkkkkkkkk

  6. DE TODOS A CASA DOS FESTEJOS É A QUE ESTÁ MAIS MAL FEITA, OS OUTROS ESTÃO ÓTIMOS.

  7. O da Ilha ficou bem mal feito. As grades em amarelo e preto? A frontal com distancia quilometrica pro campo, a geral do placar menor… So a parte da geral da sede e das cadeiras q ficou legal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*