O tal cruzamento da divergência, imposto antes do início do Brasileiro de 1987

Jornal do Brasil em 11 de setembro de 1987

Uma das principais polêmicas acerca do Campeonato Brasileiro de 1987 é fundamentada no momento em que o cruzamento dos módulos amarelo e verde foi imposto pela CBF.

Há mais de duas décadas é comum escutar de torcedores e, sobretudo, jornalistas, de todos os cantos do país, que o decisivo cruzamento envolvendo os dois primeiros colocados de cada módulo surgiu apenas com o campeonato em andamento, o que negaria segundo os mesmos o direito de Sport e Guarani na disputa.

Trata-se de uma visão rasa de uma competição tão polêmica, recheada de nuances na esfera esportiva e jurídica, e ainda aberta.

Mas, ao pé da letra cronológica, o cruzamento surgiu antes. O direito é legal. O formato do Nacional foi concebido em 24 de julho daquele ano, 48 dias antes da primeira rodada do módulo verde, ou “Copa União”, como seria chamada por causa de um patrocinador.

Protagonista do imbróglio, o Clube dos 13 naturalmente lutou contra a ideia e as reviravoltas continuaram, tentando manter o campeonato mais enxuto, com 13 clubes – isso mesmo, sem os três convidados.

Na noite do dia 3 de setembro, na sede da CBF, o presidente da confederação, Otávio Pinto Guimarães, anunciou o acordo com os clubes, incluindo o Clube dos 13, a contragosto. Foi assegurada a proposta original da entidade.

Jornal do Brasil em 11 de setembro de 1987Seria uma primeira divisão com 32 clubes, divididos em dois módulos, mantendo os 16 indicados pelo Clube dos 13 em uma das chaves – e seus respectivos acordos comerciais -, e com o cruzamento final. Aliás, o termo “cruzamento” não é o ideal, pois na prática seria um quadrangular, com jogos de ida e volta entre os melhores dos dois módulos.

A reprodução no alto é do tradicional Jornal o Brasil, sediado no Rio de Janeiro, com a publicação do dia 11 de setembro de 1987, a data do primeiro jogo oficial do Campeonato Brasileiro, entre Palmeiras e Cruzeiro. Nota-se que durante mais de uma semana a estrutura do torneio já era de domínio público.

Confira a cronologia em uma resolução maior aqui.

No dia seguinte à reunião, 4 de setembro, a Gazeta Esportiva informou a ausência do cruzamento, numa imagem bem disseminada na web (veja aqui).

Seria interessante conferir os exemplares nos sete dias seguintes àquela informação.

Pois bem. O campeonato foi iniciado, e com o regulamento escrito às pressas, pois a bagunça, claro, seguia. Com a assinatura do Clube dos 13? Conforme diz na própria sentença de 11 páginas favorável ao Sport, através da Justiça Federal, em 1994, existiu um “acordo tácito”.

Ou seja, os clubes do módulo verde se submeteram às regras normativas da CBF, ao seu tribunal, aos seus árbitros, à sua organização, à sua chancela.

Acredite, essa pesquisa foi simples, com todo o conteúdo liberado na internet.

Como é que depois de tanto tempo ainda seja tão comum o erro cronológico?

30 Replies to “O tal cruzamento da divergência, imposto antes do início do Brasileiro de 1987”

  1. Estamos prestes a ver mais uma palhaçada do TJD virando a mesa para o Fluminense (ao que tudo indica)
    nesse caso do Sport ,JA HOUVE JULGAMENTO e nao ha absolutamente nenhum FATO novo que justifique esse trambique que querem dar em Pleno seculo 21(“novo julgamento”)…

    uma VERGONHA!!

    E mais um exclarecimento para alguns aqui que nos roubam energia,pois são “enfadonhos”…!!:
    Quem escolheu os clubes que o Sport jogou foi a CBF!!!
    quem deu W.o ao Framengu foi a CBF

    Querem,agora… transformar W.O—> em ok????????

    pt.sds!!

  2. Não restam dúvidas que o Sport é o campeão brasileiro daquele ano. Agora, do ponto de vista técnico, esse título é capenga, pois não houve disputa contra adversários de alto nível, haja vista que o único campeão brasileiro adversário do Sport naquele ano foi o Guarani. Diferentemente do título da Copa do Brasil. Este sim com valor legal e técnico. No mais, é balela!

  3. É impressionante ver as tricobarbies pagando pau para o Flamengo. Quando forem no RJ vão levar logo um “pedala” e serem chamados de “paraíba”.

    Para os invejosos, o Módulo Verde “Copa do Clube dos 13” não tinha validade alguma sem o aval da CBF, é o mesmo que o Torneio de Verão do Pina ou o Peladão Alto Astral.

    Fazendo um paralelo, seria o mesmo que o Clube dos 13 organizar um novo campeonato em 2014, colocando Goiás e Vitória na 2a divisão. Seria legítimo? Só na cabeça de vocês…

    Parabéns Zirpoli, você atualmente é melhor jornalista esportivo de Pernambuco.

    Bom trabalho!

  4. Cássio

    Acho que, para completar sua brilhante matéria, só resta comprovar que o próprio C13 aceitou o cruzamento sugerido pela CBF como solução para a fórmula do campeonato brasileiro da época. E essa comprovação está na entrevista concedida por Eurico Miranda, então presidente do C13 e quem tinha autoridade e poder sobre as decisões do grupo, como mostra esse vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=vruqr-1Tc8A

    Nele Eurico afirma ”Eu assinei que era pra ter cruzamento, e então não houve cruzamento”. Acho que, acima das vontades de qualquer clube, está aquilo acordado em um regulamento, e Eurico, ao assinar e aceitar o cruzamento em nome do C13, deixou bem claro como devia ser o regulamento daquele campeonato.

    No mais, há diversas provas que o cruzamento foi previsto antes do início do módulo verde, já indagadas por Homero Lacerda, como a inclusão de 3 times convidados no grupo do C13 , entre outros.

    Se o Flamengo quer reclamar a alguém, que reclame a Eurico Miranda, que aceitou o cruzamento em nome do clube

    E, respondendo aos ”rivais” (se é que posso chamar de rivais, pois, sinceramente, no futebol eu rivalizo com Bahia e Flamengo, não com Santa Cruz e Náutico), todo torcedor do Sport sabe quem é o único e verdadeiro campeão brasileiro de 1987, se esse assunto vem a tona todo ano é porque foi levantando por vocês ou pelo Flamengo

    Pra terminar, uma pergunta: Se você fosse campeão legítimo de um campeonato, disputou ele conforme o regulamento, jogou e derrotou dentro de campo os adversários que o impuseram, você aceitaria dividir seu título, seu troféu, seu reconhecimento? Acho que está ai a prova de quem é o verdadeiro campeão brasileiro daquele ano, o Flamengo quer dividir, dois campeões, o que for, contra o Sport, campeão legítimo que não aceita dividir o reconhecimento

  5. 1) Um campeonato decidido na justiça comum é, no mínimo, suspeito.
    2) Se há um preconceito generalizado em função do Sport ser do NE, por que ninguém questiona os 2 títulos nacionais do Bahia, nem a Copa do Brasil do próprio Sport ?
    3) Se a torcida do Sport e imprensa local têm tanta certeza desse “título”, por que vivem a evocá-lo anualmente ? Não seria por saberem que jogaram um remendo de primeira divisão, com potências futebolísticas como o Treze-PB, Joinville e Rio Branco ?

  6. O Papai da Cidade precisa deixar claro que esse título pertence também a todos Pernambucanos. Os times do Riacho vivem de Malandragens, Tapetão, Cartões amarelos e vermelhos para os adversários e usurpando o direito dos outros. Até quando?

  7. Realmente existe uma desinformação muito grande.Um nordestino independente do time que prefere vir a dizer que o campeonato não eram formados por dois módulos é um absurdo.Dizer que Portuguesa,Atlético,Sport,Náutico e o Guarani que tinha sido vice-Campeão em 1986 não seriam da primeira divisão é no minimo falta de conhecimento.

  8. O “popoti” é o único time que conheço, cuja maior glória não passa de um título executivo judicial…
    Realmente, é um time RIDÍCULO!!!
    “Menino dos números”, admiro seu trabalho e respeito o fato de vc ser rubro-negro, porém não tente justificar o injustificável. Até mesmo, porque a sua valoração jurídica dos fatos narrados é equivocada.
    Há fatos que circundam essa decisão judicial (NÃO É SUBORNO, NEM PARA QUAL TIME TORCE O JUIZ), que vc nem imagina.

  9. Ninguem da imprensa comenta varias sacanagens ,viradas de mesa em Pleno seculo 21! atualmente
    é de arrepiar cabelo de defunto!!

    1-Quem ja viu a Copa do Brasil 2013 em plena na disputa ,aí “inventam” uma regra pra fazer um “enxerto” tipo frankstein…aonde os “perdedores” brasileiros da Libertadores entraram nas semifinais da Copa do Brasil???????muita sacanagem!
    2-O sorteio dos grupos da FIFA copa..uma palhacada!!!

    ninguem fala nada…nada!!!

    O regulamento de 1987 previa cruzamento!

    Cassio:sugiro vc publicar os jornais da epoca mostrando todas essa viradas de mesa,sacanagens..para quem nao viveu a epoca nao ficar pixando o Sport cuja “unica Culpa” foi ter cumprido o regulamento e o Framengu ter levado WO (perda irreversivel de pontos) e agora quer aparecer..!

    Quem disputou a Libertadores de 1988? –>SPORT…né?

    Como é que um julgamento foi encerrado a sentença definida e agora querem fazer outro julgamento?? é muita Palhacada,meu!!!!
    (como e que um ministro de tribunal,sabendo q o julgamento ja foi feito..anos atras..se presta para uma “armação” ,uma falcatrua dessa??????) responde !!

    diogo trambiqueiro!!!!!

    Um caso ja sentenciado (ja julgado) pode ser ,levado a julgamento sem nenhum fato,novo????a nao ser por “trambicagem” ne?????

    Sugestão:Publiquem os Fatos que o Diario de Pernambuco publicou em 1986 e 1987 para que todos ..possam ler!!! ok?? sera interessante! em vez do bla.bla.bla,BLA!!

    Repito:publiqem FATOS & DADOS!!! de 1986 e 1987..por favor.!

    daria umas 5 a 10 publicacões esclarecedoras..ok??
    Diariode Pernambuco tem tudo isso nos arquivos…tsccc!!

  10. novamente desmascarada mais uma mentira tanto disseminada na mídia por parte da globo, é incrível como todos os argumentos utilizados pelos que ( por pura teimosia ) tentam defender o flamengo são mentiras, segue as principais abaixo:
    1. a taça do sport não é a verdadeira – mentira ( é a autentica réplica da taça das bolinhas que cada campeão recebia ).
    2.o modulo amarelo era segunda divisão – mentira ( mais que provado que não foi, inclusive em matérias de jornais cariocas. 32 clubes formaram a primeira divisão, é o que consta, alias, no regulamento do campeonato ).
    3. o cruzamento foi imposto durante o campeonato – mentira ( além de constar no regulamento, com a assinatura do clube dos treze, ainda foi matéria de jornal carioca ).
    SPORT, campeão brasileiro de 1987 de fato e de direito.

  11. Copa União… A COPA QUE NUNCA EXISTIU!
    Era apenas o apelido dado ao módulo verde – de um campeonato de dois módulos: verde e amarelo – pela Globo, a Placar e o Clube dos Treze, para homenagear um dos seus patrocinadores: o açúcar União! E o resto, é resto… Ou CHORORÔ DE FUJÂO!

    E, por essas e outras, o juiz federal Edvaldo Batista da Silva Júnior, da 10ª Vara da Seção Judiciária de Pernambuco, determinava que a Confederação Brasileira de Futebol – CBF, através de Ricardo Teixeira ou de quem o representasse, revogasse a Resolução da Presidência RDP nº 02/2011, num prazo de 48 horas e que, no mesmo prazo, editasse outra em que reconhece o SPORT CLUB DO RECIFE COMO ÚNICO CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL PROFISSIONAL DE 1987!

    Esperamos que os Ministros do STJ não avacalhem, não façam chicana com a Justiça brasileira!

  12. Todo mês sempre sai alguma matéria nos jornais de todo o brasil sobre esse título de 1987… a verdade é a seguinte: o sport foi campeao da primera divisao do campeonato organizado pela CBF… e o flamengo foi o campeao do campeonato organizado pelo clube dos 13… todo mundo que tenha o minimo de bom senso sabe que o campeonato do sport equivale a uma segunda divisao e o flamengo foi o campeao do campeonato mais importante do ano.

  13. Diogo Azevedo, aquele documento do C13 realmente existe não vale de nada, se valesse esse título já estaria dividido desde aquela época. O que o Flamengo quer é que seu módulo seja considerado independente, coisa que essas matérias comprovam que não eram.

  14. Cássio Zirpoli, lembre-se que um ministro já deu parecer favorável ao Flamengo, não querendo abusar de sua paciência, mas acho que os ministros do STJ são mais gabaritados para analisar os fatos. Vamos esperar o próximo ano e, consequentemente, a análise dos magistrados sobre o assunto.

  15. Henrique, comemore seu título( exceção no futebol profissional mundial ) dividido! É de um ineditismo tão grande um campeonato grande como o nosso ter um título dividido, que, se brincar, é capaz do Sport colocar uma “meia estrela” na escudo do clube, representando este famigerado título de 1987. E pensar que existe rubro-negro tirando brincadeira com o título da Série C conquistado pelo Santa Cruz, pelo menos este é isento de dúvidas e divisões pitorescas.

  16. A CBF bem que poderia inventar novamente um cruzamento do campeão da série A, B,C e D, com certeza o santinha iria massacrar a raposa com caça-rato.
    “Quando uma coisa COISA precisa ser muito explicada para ser verdade, a solução é procurar a justiça cega”.
    .

  17. Mais uma vez, excelente post sobre o Caso.

    Os advogados do Sport deviam apenas “ler” esse trecho no “julgamento??” forçado que o FlaGlobo recorreu no STJ, para fev/2014, para encerrar essa pendenga toda…

  18. A cegueira de alguns nos comentários ´´e tão grande que não conseguem entender que mesmo que esse acordo do Clube dos 13 existisse, não se sobrepõe a uma DECISÃO DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, maior instância do ordenamento jurídico brasileiro.

    Ignorância tem limite.

    Parbéns Cássio. Aos imbecis, a teimosia, como diria o filósofo.

  19. MUITO ME ADMIRA QUE NO RIO DE JANEIRO NÃO TENHA UM ADVOGADO INTELIGENTE, QUE NÃO TENHA VISTO QUE O FLAMENGO, GLOBO, COCA COLA ERAM DO INTERESSE DELES EMPURRAR GOELA ABAIXO NO RESTO DO PAÍS QUE O FLAMENGO FOI O CAMPEÃO DE 87. ORA PURA BALELA DE ADVOGADOS BURROS E DESONESTOS QUE NÃO ENTENDEM NADA DE DIREITO ESPORTIVO. O CASO JÁ FOI JULGADO E TRANSITADO, ORA APELAR MAIS A QUEM A UM TERREIRO DE PAI DE SANTO.VAMOS TER UM POUQUINHO SÓ DE INTELIGENCIA. SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DE 87 E PONTO FINAL.CARIOCAS SÃO TÃO BOBINHOS

  20. É triste um blogueiro demonstrar toda sua parcialidade e, portanto, torcida pelo clube da Praça da Bandeira. Cássio Zirpole, já que insiste em matérias sobre o título brasileiro de 1987, faça, então, um adendo importante nas suas matérias sobre esse imbróglio de 1987, coloque o acordo do Sport para entrar no Clube dos 13. Nesse acordo, o Sport aceita dividir o título de 1987 com o Flamengo, o documento é datado em 9 de junho de 1997, foi um exigência do então mandatário rubro-negro carioca na época, Kléber Leite, para que o Sport Clube Recife entrasse no Clube dos 13. É isto que o Flamengo está cobrando no STJ, ou seja, a divisão do título brasileiro de 1987!

  21. O próprio Eurico Miranda(ex-presidente do Vasco) falou: “Eu assinei pelo cruzamento na reunião do arbitral que ouve, pois fui o representante, legal(com procuração), do clube dos 13 nessa reunião”… Eurico Miranda falou isso em uma entrevista no programa de Jô Soares, e em outra entrevista no programa de Juca Kifuri…

  22. Não é erro cronológico. Mas entendo que você, enquanto jornalista sério, Cássio, não pode falar exatamente o que é.

    No mais, parabéns pela excelente postagem. Só defende o Flamengo quem tem interesse por trás de tudo.

    Sport, campeão brasileiro de 1987, “de fato e de direito”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*