A inclusão de Piauí e Maranhão na Copa do Nordeste era prioridade. Corrigir o erro histórico na composição seria um passo a mais na maturidade do torneio.
Alijados no “mapa” da CBF, tendo que disputar a Copa Norte, os dois estados serão integrados ao Nordestão a partir de 2015. Enfim, a região será plenamente integrada futebolisticamente.
A notícia já havia sido dada por algumas fontes, como as federações estaduais e pelo canal detentor dos direitos de transmissão, o Esporte Interativo.
Restava saber a readequação estrutural. Com 16 clubes, o regional atual distribui três vagas para Pernambuco, três para a Bahia e duas para os demais estados. De antemão, nenhuma federação será sacrificada.
O Nordestão deve passar a ter 20 clubes na primeira fase, entrando dois times piauienses e dois maranhenses – sem convites a times de outras regiões. A informação partiu do próprio presidente do Esporte Interativo, Edgar Diniz, que esteve na Ilha para acompanhar o primeiro Clássico dos Clássicos do ano.
Ao blog, ele confirmou a intenção (e necessidade) de contar com a região inteira.
“A conversa já existe há muito tempo. Não dava mais para aceitar esses dois estados fora. A ideia é aumentar a estrutura da Copa do Nordeste”.
O regulamento seria basicamente o mesmo, com fase de grupos, quartas de final, semifinal e final. São duas propostas na mesa:
1) 4 grupos de 5 times, com 94 partidas e 14 jogos para ser campeão
2) 5 grupos de 4 times, com 74 partidas e 12 jogos para ser campeão
A diferença está número de datas do torneio. No primeiro modelo seriam necessárias 16. No segundo, o número atual, de 12, seria mantido. Porém, neste, apenas três dos cinco vice-líderes passariam da primeira etapa.
A CBF ainda não confirmou de forma oficial a modificação da Copa do Nordeste, mas trata-se de algo já costurado entre clubes, federações e investidores.
Desde já, o apelido Nordestão passa a ser legítimo, no número de estados e clubes presentes…
OS CLUBES DO NORDESTE DEVERIAM ABDICAR DO CAMPEONATO BRASILEIRO. CRIANDO ASSIM O CAMPEONATO NACIONAL NORDESTINO COM 20 CLUBES E 3 DIVISOES BAHIA E PERNAMBUCO 3 VAGAS E OS OUTROS 2 VAGAS.O CAMPEAO LEVARIA UMA DAS VAGAS BRASILEIRAS NA COPA LIBERTADORES E O VICE E O TERCEIRO COLOCADO TERIAM VAGA NA COPA SULAMERICANA OS 3 ULTIMOS SERIAM REBAIXADOS PARA A SEGUNDA DIVISAO DO CAMPEONATO NORDESTINO.
Tem gente viajando aí.
Pessoal, em copas vão os melhores times classificados de um torneio prévio. Assim não pode haver série A, B ou C.
O MA e PI são nordeste e devem ficar na Copa do Nordeste
A melhor maneira de classificação de disputa seria:
20 participantes = 4 grupos de 5 times
10 classificados diretos para fase de grupos : os 9 Campeões Estaduais e o Campeão da ultima Copa do Nordeste;
20 classificados para a Fase de Mata-Mata da Copa do Nordeste, ida e volta ( vagas dependendo do ranking dos estados da CBF, 1º e 2º com 3 participantes cada (6 participantes); 3º ao 9º com 2 participantes cada (14 participantes), .Confrontos de acordo com Potes ( baseados no ranking CBF) 1 Pote (1º ao 5º), 2 Pote (6º ao 10º), 3 Pote (11º ao 15º) e 4 Pote (16º ao 20º) o 1 Pote enfrenta o 4 Pote, o 2 Pote enfrenta o 3 Pote. Classifica-se os vencedores dos confrontos de mata-mata para a Fase de Grupos.
O MA e PI são nordeste e devem ficar na Copa do Nordeste
A melhor maneira de classificação de disputa seria:
20 participantes = 4 grupos de 5 times
10 classificados diretos para fase de grupos : os 9 Campeões Estaduais e o Campeão da ultima Copa do Nordeste;
20 classificados para a Fase de Mata-Mata da Copa do Nordeste, ida e volta ( vagas dependendo do ranking da CBF, 1º e 2º com 3 participantes cada (6 participantes); 3º ao 9º com 2 participantes cada (14 participantes), .Confrontos de acordo com Potes ( baseados no ranking CBF) 1 Pote (1º ao 5º), 2 Pote (6º ao 10º), 3 Pote (11º ao 15º) e 4 Pote (16º ao 20º) o 1 Pote enfrenta o 4 Pote, o 2 Pote enfrenta o 3 Pote. Classifica-se os vencedores dos confrontos de mata-mata para a Fase de Grupos.
fico muito feliz por maranhão e piauí estarem na copa do nordeste de 2015. mais do que justo.
A copa do nordeste ideal é a seguinte:
1-Pernambuco: Santa Cruz, Nautico e Sport Recife
2-Ceará: Ceará, Fortaleza e Icasa
3-Rio Grande do Norte: ABC e América de Natal
4-Bahia: Bahia e Vitória
5-Sergipe: Confiança e Sergipe
6-Maranhão: Moto Club, Sampaio Corrêa e Maranhão
7-Alagoas: CRB, CSA e ASA
8-Piauí: Flamengo, River e Piauí
9-Paraiba: Treze, Campinense e Botafogo
Totalizando: Os 24 maiores clubes do nordeste
Olá, sou paranaense e tenho acompanhado o Nordestão e a Copa Verde. Parabéns pela iniciativa e pelo fortalecimento das coisas de sua região. Chega de ligar a TV e só ver programas esportivos e jogos de Rio e SP. Jamais tinha imaginado poder assistir um Santa Cruz e Sport ou mesmo Payssandu e Remo. Fiquei super feliz. Pena que o mesmo não ocorra aqui no Sul. Quanto à minha sugestão: a Copa Nordeste poderia ter duas ou três divisões, permitindo a participação de mais clubes. Abraços aos irmãos do Nordeste.
Já que agora aprenderam que o Maranhão e Piauí fazem parte historicamente e geograficamente da Região Nordeste. Será ainda mais do que justo e interessante que os 9 estados apresentem os seus 2 representantes somando 18 clubes e para fazer os 20, o campeão de 2014 terá vaga garantida e o Estado que estiver melhor colocado no Ranking da CBF garantir mais um. Ai sim será justo sabe porque, Ex: Se o Ceará for Campeão de 2014, nem precisará disputar o Estadual para conseguir a vaga no Nordestão de 2015. E o Estado da Bahia que segundo a CBF é a melhor da Região garantiria mais 1 vaga. Depois disso os 20 clubes garantidos para a Copa do Nordeste de 2015 deverá ser disputada com a formula da Copa do Mundo. Dividindo 5 grupos com 4 equipes em forma de sorteios, onde os 5 melhores clubes do Nordeste listados no Ranking da CBF encabeçariam seus grupos. E no decorrer campeonato os líderes automaticamente garantirão as 5 vagas para as quartas de finais e os 3 melhores segundos colocados também. Em seguida o mata-mata..Ida e volta até sair o Grande Campeão do Nordestão de 2015 com a Vaga garantida para Sulamericana…Se bem que os Dirigentes do nordestão deveriam tentar o Prêmio com a vaga na Libertadores, ai seria o o máxima. A maior conquista do torneio nordestino…Segue ai a proposta.. Sou torcedor do Sampaio Correa do maranhão o Tubarão do nordeste está chegando.
Pingback: Oficial: Piauí e Maranhão no NordestãoBlog de Esportes | Blog de Esportes
De verdade que nós temos possibilidade de fazer um grande nordestão até com 32 equipes :
Maranhão : Motoclube, Maranhão, Sampaio Correia.
Piaui : River, Flamengo.
Ceará : Ceará, Fortaleza, Icasa, Ferroviário.
Rio Grande do Norte : América, ABC, Alecrim.
Paraiba : Treze, Campinense, Botafogo
Pernambuco : Sport, Nautico, Santa, Salgueiro.
Alagoas : CSA, CRB, ASA
Sergipe : Confiança, Sergipe, Itabaiana.
Bahia : Bahia, Vitória, Fluminense de Feira, Vitória da Conquista.
E mais alguns times. Poderiamos ter um Campeonato realmente eletrizante com os grandes em oito grupos sendo cabeças de chave.
Sport, Nautico, Santa, Bahia, Vitoria, Fortaleza, Ceara, America-RN
E outros times como ABC, ASA, CSA, CRB, ICASA, Sampaio Correia, formariam grupos bem disputados. E aí sim mostrariamos a força do futebol do Nordeste.
Piaui e Maranhão já estão na copa do Nordeste 2015.Até os seus campeonatos estaduais deste ano em seus regulamentos já dão as vagas de campeão e vice campeão dos estaduais direito de disputar a copa do Nordeste 2015.Isso é ajustiça sendo feita depois de tantos anos de injustiça cometidas pela dona CBF e pelos respectivos presidentes de suas federações locais,tudo em troca de um poder podre e fedido mais porém muito lucrativo aos mesmos. Mais graças a Deus tantos os presidentes da federação do Maranhão quanto do Piaui,foram tirados das suas cadeiras perpetuas de pseudos donos das federações e foram colocados para fora do futebol destes estados,só não foi completo o serviço porque os mesmo não saíram das cadeiras direto para a cadeia,pois lá é que é o lugar deles.Hoje estas federações são administradas por pessoas sérias,que tem como rela interesse ajudar a crescer e melhora o futebol destes respectivos estados tão importantes,quanto os demais estados nordestinos nesta magnifica competição que se chama copa do Nordeste,que agora a partir de 2015 com a inclusão dos dois estados vai ficar mais copa do nordeste do que nunca.
Nordestão com series A,B e C
MA e PI não disputam nem Copa NE nem Copa Verde em 2014!
O ideal seria um nordestão com 24 clubes. 18 vagas para o campeão e vice de cada Estado , 2 vagas para o acesso da segunda divisão ( logicamente 2 seriam rebaixados) e 4 vagas para os 4 primeiros colocados do campeonato anterior. Todos os Estados sempre teriam dois representantes, mesmo com rebaixamento de uma equipa, porém essa equipe rebaixada poderia voltar na primeira divisão do ano seguinte caso conseguisse uma das 2 vagas do seu Estado. As equipes que estivessem fora do nordestão da primeira divisão jogariam os seus estaduais e o campeão do interior de cada Estado iria disputar essas 2 vagas do acesso jogando mata-mata. Os estaduais seriam 4 jogos, os dois primeiros do interior e os 2 melhores classificados da Copa do Nordeste se enfrentariam. Primeiro da Copa do Nordeste contra o vice do interior e segundo do nordeste contra o vice do nordestão. Os vencedores iriam fazer a final. Os 2 finalistas seriam os representantes do Estado para o nordestão do ano seguinte. Todos jogos de ida e volta. Todos os Estados sempre teriam 2 representantes e o Estado mais forte poderia ter até 5 equipes, conforme desempenho.
E o campeão de ano A seguiria sem vaga assegurada no ano B? Não se aprendeu nada com o Campinense, né? Tsc, tsc, tsc…
Acho bem interessante a competição com 20 clubes. Talvez com 24 fique muito longa no calendário. De repente, poderia ser 4 grupos com 5 equipes mesmo ou 5 grupos com 4 equipes, passando 1 de cada chave e os outros 3 seriam classificados pela melhor colocação na competição geral das fases. Independente do modelo, o importante é que o nordeste está ficando forte de novo e resgatando a rivalidade regional. Entretanto, acho também que o campeão já deveria ter a vaga assegurada o estado campeão entraria com menos participante para completar o seu número de vagas.
Agora sim uma Copa Nordeste!
Minha sugestão era aumentar para 24 clubes. Com 6 grupos de 4. Se classificariam 2 em cada grupo, seriam 12. Para completar 16, entrariam os 4 melhores terceiros colocados.
– O campeão teria vaga garantida;
– Ceará, Bahia e Pernambuco teriam direito a 3 representantes;
– Os outros 6 estados teriam direito a 2 representantes;
– As outras duas vagas poderiam ser determinadas numa espécie de pré-copa do nordeste, assim como é feito na libertadores.
Essa 3a. vaga para o Estado da Bahia que não devia existir. Colocar times como Feirense, Vitória da Conquista e deixar de fora clubes como Fortaleza, Icasa, ABC, Baraunas, Campinense, ASA, etc.
se e possivel o nordestao com 16 datas o ideal seria aumentar o numero para 24 clubes dando vagas ao campeao e vice e mais uma vaga para o ceara e o rio grande do norte (terceiro e quarto estado no ranking da cbf)
dividindo em 6 grupos de 4 e classificando os dois melhores de cada grupo
mais os quatro melhores terceiro ficando dessa forma 16 clubes para a fase mata mata com essa formula seriam 14 datas
Se for pra ter 16 datas, a competição pode ter uma formula muito melhor do que essa com 4 grupos…
A formula do ricardo (comentario 3) é perfeita pelo numero de datas, provavelmente não há melhor, infelizmente porque a competição merecia mais datas.
Tinha pensado que poderiam ser 24 clubes, com 4 grupos de 6 times cada. Daí cada time do Grupo A enfrentava todos do Grupo B, por exemplo, em turno único (6 jogos, grupo contra grupo). O 1º e 2º de cada grupo faziam as quartas de final, depois semifinal e final. Continuariam 12 datas no total do mesmo jeito, 6 na fase de grupos e 6 na fase eliminatoria. A unica diferenca eh que seriam 6 jogos em turno unico, com 6 adversarios diferentes, do outro grupo, e não 3 adversarios em ida e volta do mesmo grupo. Daí como tem mais 4 vagas, poderia ser uma para o campeao atual, e as outras três pelo ranking da CBF. Com isso, não aconteceria de nautico, fortaleza e ABC ficarem de fora como já aconteceu. O campinense tambem estaria dentro. O que achou ?
Júlio,
Perguntei a Diniz sobre essa possibilidade, até porque a agenda seria a mesma. Porém, o número de classificados nas chaves mudaria, sendo 5 vagas para os primeiros lugares e apenas vagas para os segundos colocados. Mas não dá pra descartar.
Não poderiam ser 5 grupos de 4?