Oscar Scolfaro há 30 anos

Série A 1982: Sport 2 x 1 Flamengo. Foto: Edvaldo Rodrigues/Diario de Pernambuco

Completa 30 anos neste sábado um dos jogos mais polêmicos da história do futebol pernambucano. Que poderia ter mudado a história do futebol brasileiro…

Sport e Flamengo se enfrentaram na Ilha do Retiro, bem diferente da atual – não havia sequer as gerais -, no jogo de volta das oitavas de final do Campeonato Brasileiro.

Três dias antes, no Maracanã, o Fla, então campeão mundial, havia vencido por 2 x 0.

O Leão precisava ganhar por dois gols de diferença para avançar na competição. Vencer, o time pernambucano até venceu, por 2 x 1, gols de Betinho (foto) e Edson.

Chegou a marcar o terceiro, anulado de forma inacreditável pelo árbitro Oscar Scolfaro.

Confira no vídeo abaixo, da Rede Globo, e relembre a confusão…

Depois, o Fla se tornaria o campeão brasileiro de 1982. Venceria de novo em 1983…

Os dois clubes, protagonistas de uma polêmica ainda maior (1987), voltam a se enfrentar no dia 20 de maio, na primeira rodada da Série A de 2012. Na Ilha.

45 Replies to “Oscar Scolfaro há 30 anos”

  1. Pingback: O Brasileiro do lance ‘muito estranho’ – Sports UHD

  2. Pingback: O Brasileiro do lance ‘muito estranho’ – Tribuna dos Esportes

  3. Pingback: O Brasileiro do lance ‘muito estranho’ - Sports UHD

  4. Torcedor de time pequeno é uma m… mesmo, quanta choradeira!!! Meu DEUS, choram mais do que os Botafoguenses. Segue um vídeo de 14:43 desse jogo com a narração do saudoso Luciano do Valle onde aos 8:05 o mesmo narra perplexo o lance que arbitro anulou do gol legitimo de Leandro que seria o 2º do Mengão. Essa sim foi uma verdadeira GARFADA!
    Se for pra fazer uma reportagem sejam imparciais e não torcedoras. Pois, isso não é papel do um profissional de imprensa.
    Sds Flamenguistas (PE)

    https://www.youtube.com/watch?v=grSzf173jOI

  5. Pois é Fernando! Aos 3:25 do vídeo, o Vasco foi ROUBADO! o JUIZ? Alício Pena Fiho da P…, velho conhecido que COINCIDENTEMENTE apitou a final com o Corinthians e a final do PE 2010. Todos sabem o que aconteceu!

  6. Isso é uma vergonha, não apenas nossos clubes de Pernambuco, como do nordeste sofreram na mão de falcatruas como esta, se nós se unirmos assim como na semi final do santa, nosso estado iria ser muito maior no cenario nacional…
    Saudações rubro negras…

  7. na ilha da fantasia ninguém pode falar de roubo não,
    o que mudaria mesmo a historia do futebol Pernambucano e
    Brasileiro,era se o sport não tivesse  tomado a vaga do Santa Cruz do grupo dos treze
    isto sim que é Roubo!!!!!!

  8. Sport nacionalmente já foi muito prejudicado pela arbitragem ,foi assim em 82 contra o FLAPITO ,e também em 89 contra o Grêmio no Olímpico quando AramenGÃO tirou o nosso titulo da Copa Brasil e também em 2000 pela Copa JH contra esse mesmo Grêmio na ILHA onde o safado do Paulo Cesar Oliveira deixou de marcar um penalti claro em cima de Russo..Mesmo com todas as roubalheiras contra nós e sendo um clube do NE o Sport fez muito a nivel Nacional: 1º Campeão Nacional do NE de fato no verdadeiro molde do camp.Brasileiro ,chegou em 2 finais de Copa Brasil sendo o unico clube do NE a conquistar a Copa Brasil e ainda foi vice -campeão copa dos Campeões em 2000 ( pena que amarelamos feio naquea final contra o Palmeiras.Sport único clube que representa PE de verdade!!.

  9. Os sujos falando do mal lavado: Daria pra escrever um livro com tantas páginas quanto uma lista telefônica sobre as falcatruas que o timeco da Abdias já fez para conquistar 39 títulos estaduais. SPORT, UM CLUBE FEITO E AFEITO À DESONESTIDADE! NÃO PODE RECLAMAR DE NADA!!! QUEM DISSO USA DISSO CUIDA!

  10. Esse foi um dos maiores roubos da história do futebol mundial ,de forma disparada ,foi um escandalo o que aquele bandido flamenguista fez com o Sport em 82 ,e esse mesmo Scolfaro deu o titulo ao Menguinho naquele ano ,pois também garfou o Grêmio na final aquele Brasileiro; aquele campeonato foi um dos mais sujos da história ,acompanhado daquele time do Flapito que foi uma verdadeira farsa ..Já que ganhou a maioria dos seus titulos com a ajuda da mafia do apito. Pois foi através daquela decada de 80 que o time da Globo começou a enganar e alienar a todos criando uma imagem de clube “grande” . Na verdade nunca ira passar de um clube sujo que sempre sera sustentado pela mídia e pelas globos e petrobras da vida. Sport provavelmente se tivesse passado pelo Menguinho tinha tudo pra fazer a final contra o Grêmio..Nunca vou esquecer desse roubo.

  11. VC COMO BOM RUBRO NEGRO SEMPRE DISCORDA DAS PESSOAS NÃO É ALISSON, COMO VC PODE JULGAR UMA PESSOA SÓ PELO QUE ELA ESCREVE.EU SEI MUITO BEM O EU ESCREVO POR QUE ALEM DOS MEUS QUASE 56 ANOS.VIVI NESTE MEIO DE FUTEBOL POR MAIS DE 8 ANOS COMO ATLETA DO NÁUTICO.POR ISSO SEI O QUE ESTOU FALANDO.VC FALA DE ETICA MAS ESTOU CANSADO DE VER NESTE BLOG, PESSOAS COM PALAVRÕES, O QUE NÃO CONCORDO, APENAS DOU A MINHA OPINIÃO.E O QUE FALEI ACIMA NÃO É MENTIRA.SÓ QUEM É CEGO NÃO QUER VER. SAUDAÇÕESZ ALVIRRUBRAS NÃO FANÁTICAS E CONSCIENTES.

  12. Cássio, a mim me parece que o gol de Palhinha, além de impedido, foi aos 46 do segundo tempo.
    Lembro bem disso, pois, naquela época, não se tinha os minutos adicionais nos moldes de hoje.
    Quando havia paralisação do jogo, o cronômetro era parado e reinciado tão-logo a bola rolasse.
    Acho que merece uma retificação nisso.

  13. Ninguém ensinou ao Ricardo Barbosa a etiqueta da internet? Cara, sou rubro-negro e poderia até concordar com alguma coisa que tu escreves, mas em caixa alta, parece que tu tás gritando. E já ouviu aquele velho ditado, né? Quem grita, perde a razão.
    Sobre o jogo, eu era criança (7 anos) e lembro do meu tio e dos meus primos chorando… só lembro do segundo gol do Sport e dos radinhos de pilha voando pro gramado quando anularam o terceiro…

  14. Com certeza foi o maior roubo da história do futebol nordestino. Em 1982, o Sport tinha um timaço, uma verdadeira máquina e craques como País, Ailton (Bola de Prata), Marião, Givanildo, Edson Ratinho e o próprio Betinho.

    O amigo lembrou de santa e cruzeiro em 1975, mas não se compara ao que aconteceu naquela noite na Ilha do Retiro. O Leão teve o gol da classificação anulado de maneira absurda aos 43 do segundo tempo, sem tempo de qualquer reação. O juiz foi venal, comprado, e sabia que tinha que evitar a classificação pernambucana de todo jeito. 

    Aquele flamengo era forte, mas caiu diante da força de uma Ilha lotada. Com este erro, o time carioca teve o caminho livre para ser campeão brasileiro logo em seguida.

    Em 1982, depois de eliminar o flamengo de Zico e companhia, base da Seleção Brasileira, o SPORT certamente seria Campeão Brasileiro pela primeira vez, que pela melhor campanha na competição, a grande final  seria na Ilha do Retiro. 

    Esse jogo é o melhor argumento contra o Sr. Juca Kfuri, que fala que o flamengo seria campeão em 87 mesmo com o cruzamento previsto no regulamento daquele ano. Seria nada, por isso correu do confronto, evitou o embate pois sabia que enfrenar o Sport novamente na Ilha seria complicadíssimo. A massa estaria com sangue nos olhos, lembrando de 82.

    O Gigante da Ilha pode até perder, mas nunca sem lutar. Foi assim em 1985 diante do Coritiba (campeão) e em 1988 contra o Bahia (também campeão). O lendário Guilherme de Aquino profetizou em 1905   “O Sport será um autêntico campeão, pois nasceu sob o signo da valentia e dele jamais se apartará. “.

  15. Eu simplesmente odeio o flamengo, não só o odeio pelos roubos e tentativas frustradas de surrupiar nosso título nacional, mas odeio por que esta praga maldita se infiltrou no meu nordeste e exceto Pernambuco este lixo é o ‘time’ de milhões de nordestinos idiotas que se deixam manipular pela mídia nociva. Torço cada vez mais que o futebol do interior cresça para retirarmos este câncer do sertão do estado.

    Gostaria que o governo do estado se unisse as principais emissoras do estado e com todos os clubes afim de levar o sinal local (Recife) para 100% do estado para que as próximas gerações não se contaminem com este vírus.

    O que o nordestino tem que entender é que o luxo dos sudestinos depende da nossa miséria e isso não é diferente no futebol, se não fossemos roubados durante décadas, nossos clubes teriam títulos mais significativos em suas galerias e em especial o SPORT.

    Ah, e os alvirubros e tricolores que entram no post leonino só comprovam que o SPORT é o maior, pois vocês medíocres sempre tem que dar pitaco nos assuntos sportanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*