A verdadeira nota 8 na organização da Arena Pernambuco

Organização do jogo Itália 4x3 Japão, pela Copa das Confederações de 2013, na Arena Pernambuco. Foto: João de Andrade Neto/DP/D.A Press

As mudanças na organização foram pontuais, tanto na mobilidade do público quanto na operação da arena, mas necessárias para uma transformação.

O duelo entre italianos e japoneses foi superior não só no gramado como em todo o contexto de gestão em relação ao primeiro jogo no estado, entre espanhóis e uruguaios. Em campo nesta quarta, como se sabe, uma partida movimentadíssima do primeiro ao último instante, com sete gols e aplausos incessantes no fim.

Fora, a torcida também foi bem tratada, como deveria ser sempre, vale ressaltar, mas como todos esperavam que tivesse acontecido sobretudo no domingo, na primeira partida da Copa das Confederações por essas bandas.

Organização do jogo Itália 4x3 Japão, pela Copa das Confederações de 2013, na Arena Pernambuco. Foto: João de Andrade Neto/DP/D.A Press

Desta vez, o deslocamento do público teria a concorrência da rotina normal da cidade, no meio de semana. O ponto facultativo dos servidores não foi suficiente para esvaziar as ruas, como acontecera na primeira rodada.

Considerando isso e o fato de que o borderô foi quase o mesmo, com 40.489 pessoas, contra 41.705 de três dias atrás, como poderia melhorar?

Acredite, melhorou. A repercussão da estreia foi incrível. Incrivelmente negativa, diga-se. Só a postagem do blog foi compartilhada 1.400 vezes no facebook (veja aqui).

Organização do jogo Itália 4x3 Japão, pela Copa das Confederações de 2013, na Arena Pernambuco. Foto: João de Andrade Neto/DP/D.A Press

Mas os relatos dos torcedores mudaram. Fizeram questão de comentar nas redes sociais sobre o tempo gasto para ir e voltar. Vários com até uma hora a menos em cada trecho. Muitos com experiência nos dois jogos, no mesmo roteiro.

Nada de ideias geniais para mudar a execução do transporte. Na verdade, foram medidas óbvias, que muitos cansaram de citar, inclusivo o blog. Com atraso, mas antes tarde do que nunca, foram tomadas pelo governo do estado. Vale citar algumas, até para comprovar que eram ideias simples.

A mais importante delas foi gerar uma vazão maior na Estação Cosme e Damião, cuja escada da plataforma, minúscula, era inviável para o desembarque de 1.100 pessoas a cada trem.

Organização do jogo Itália 4x3 Japão, pela Copa das Confederações de 2013, na Arena Pernambuco. Foto: João de Andrade Neto/DP/D.A Press

Foram colocadas duas saídas provisórias na estação, evitando aglomeração. Evitou também o efeito cascata, pois os outros trens não precisaram ficar retidos nas estações até que a estação mais próxima à arena fosse liberada, como anteriormente. Também ajudou no sincronismo metrô/ônibus, uma falha irritante.

Na chegada ano complexo da arena, a revista de segurança na torcida foi bem maior. Um por um. Possivelmente porque havia mais tempo. Antes, com a fila abarrotada, ou liberava os torcedores ou eles não assistiriam à Fúria.

Organização do jogo Itália 4x3 Japão, pela Copa das Confederações de 2013, na Arena Pernambuco. Foto: João de Andrade Neto/DP/D.A Press

Dentro do estádio, aleluia, lixeiras foram colocadas no banheiros – tinha como ser mais óbvio?. Lixeiras também no entorno. O torcedor precisa ter um mínimo de educação, mas esse estímulo também precisa existir, como contrapartida. O foco foi maior na limpeza.

Nos bares, a venda de produtos foi descentralizada. Refrigerante, cerveja e pipoca puderam ser encontrados em quiosques nos corredores e com vendedores equipados com mochilas, desobstruindo as lanchonetes

Na saída do jogo, com a enorme massa humana mais uma vez no gradil até o ponto de ônibus expresso para a estação de metrô, mais policiais. Ou seja, mais organização e uma fila de fato.

Organização do jogo Itália 4x3 Japão, pela Copa das Confederações de 2013, na Arena Pernambuco. Foto: João de Andrade Neto/DP/D.A Press

Paralelamente a esse caminho via metrô foi criado um segundo estacionamento, somado ao Parqtel. Na verdade, foi utilizado o espaço da UFPE, com ônibus através da BR-408, uma estrada duplicada para a Copa e que parecia bastante subutilizada até então. A rodovia federal se mostrou essencial. Isso, claro desafogou o metrô.

Pois é. Nenhuma medida mirabolante foi tomada. Bastava ouvir o próprio público.

A nota 8 dada pela Secopa na estreia foi irreal. Desta vez sim, um legítimo 8.

Organização do jogo Itália 4x3 Japão, pela Copa das Confederações de 2013, na Arena Pernambuco. Foto: João de Andrade Neto/DP/D.A Press

13 Replies to “A verdadeira nota 8 na organização da Arena Pernambuco”

  1. Porque não foi feito um ramal auternativo da linha do metrô como no Maracanã no Rio de Janeiro? Tinham feito uma linha só para os dias de jogo.ou uma linha de trem Leve.

  2. Estive na Arena Pernambuco hoje. Tive uma grande experiência. Não deparei com qualquer problema para chegar ou para sair do estádio. O pessoal de apoio foi muito gentil, atencioso e bem informado. O estádio é belíssimo, e o público teve um comportamento exemplar. E ainda fui brindado com um grande jogo. Pernambuco está de parabéns e dá um exemplo para as outras sedes — aprender com os próprios erros e evoluir é uma lição que nunca se deve esquecer.

  3. ERA PARA FAZER COMO FIZERAM NO CARNAVAL, COM ÔNIBUS SAINDO DOS PRINCIPAIS SHOPING DO RECIFE, OU SEJA, AO INVÉS DE SER O EXPRESSO FOLIA, SERIA O EXPRESSO TORCEDOR.

  4. CONFESSO QUE ESTAVA MEIO PREOCUPADO PARA IR NESTE JOGO JAPÃO E ITALIA, MAS RESOLVI IR E GOSTEI DA ORGANIZAÇÃO E SEGURANÇA LÁ NO ENTORNO E DENTRO DA ARENA. ACHO QUE PRECISA MELHORAR MUITO A MOBILIDADE POIS AINDA VEMOS MUITA COISA IMPROVISADA COMO POR EXEMPLO RAMPA DE MADEIRA BURACOS NA VIA DE ACESSO TAPADO COM BRITA, MAS MESMO ASSIM ACREDITO QUE PRA COPA DO MUNDO SEJA RESOLVIDO ESSES PROBLEMAS.

  5. Melhorou a primeira parte, agora vamos cuidar dos alagamentos e enchentes que afetam a cidade e o deslocamento das pessoas. Espero que o Governador saiba que a Copa será em junho/julho e neste período são de muitas chuvas. Espero que se lembre da chuva que ocorreu numa sexta-feira à noite; se ocorrer uma dessas, o ônibus do hotel que hospeda uma das seleções na Barão de Souza Leão, nem conseguirá sair.

  6. Realmente, nesta quarta-feira 19, a situação foi bem diferente pelo que vimos do domingo. Não peguei metrô lotado, os ônibus até a Arena estavam bem rápidos. Fazer do estacionamento da UFPE uma via para deixar o veículo e ir direto à Arena foi uma boa solução. É claro que isso é um grande evento e vai ter muita gente, também é só sermos mais educados e ter um pouco mais de paciência.

  7. Pra quem foi de carro acho que faltou uma maior organização na abdias de carvalho, eu esperava que teria o povo da CTTU nos sinais pedindo para o povo seguir em frente rapidamente,mas o que vi foi um grande congestionamento e cruzamentos fechados, gastei 01:30 pra chegar no estacionamento. Dentro do estádio acho que deve ser melhorada a qualidade do som e a cobertura que não pega em todas as cadeiras na arquibancada, quem comprou ingresso mais caro, categoria 1, levou chuva nos 2 jogos.

  8. REALMENTE DEPOIS DA PRESSÃO E VEXAME INTERNACIONAL DIMINUÍRAM OS TRANSTORNOS>> A MUITA COISA PRA MELHORAR PRINCIPALMENTE AS ESTRADAS BR-101, CTS DO SPOT, NÁUTICO E ESTÁDIO DO SANTA CRUZ PARA REFORMAREM, A ENTREGA DOS TERMINAIS INTEGRADOS DE PASSAGEIROS, E ESPERO QUE O METRÔ FICASSE A 600 METROS DA ARENA E NÃO AMAIS DE 2,2 KM.
    POIS É UMA VERDADEIRA PROCISSÃO ATÉ A ARENA E OS PREÇOS ESTÃO SALGADO E ALIMENTOS ESCASSOS.

    NOTA 7,5>> PASSOU NA MÉDIA E PODE MELHORAR

  9. Só faltou uma coisa! Prometeram triplicar a BR-232 no tercho entre a Ceasa e os bairros do Curado. Hoje o verdadeiro gargalo para sair do Recife. A Abdias de Carvalho fica congestionada e por consequência toda a cidade. Prometeram para a copa, mas não se ouve nem falar! Nem na impressa. A Passarela temporária em frente ao hospital Pelópidas Silveira nas proximidades do Ceasa virou um temporário definitivo. Como pode termos uma bifurcação onde saem duas vias para a BR-408 e mais duas para BR-232 sentido Caruaru e termos apenas duas faixas??? Não deveriam ser quatro??? Se falava em triplicação deste trecho da BR-232, onde deveria ser quadruplicação!! Mas nem quatro nem três… serão apenas duas vias para escoar todos os torcedores da copa do mundo, turistas para curtir são joão no interior e ainda moradores do aumento populacional que ocorre hoje na zona oeste do Recife. Então fica a pergunta: Até quando teremos engarrafamentos na BR-232?????

  10. Fui no mesmo horario do jogo da Espanha pra Arena assistir Italia e Japão. Nao peguei metro lotado, nem estacao, nem onibus de acesso a arena, nao vi problema nenhum na mobilidade. No estadio, sem filas para cerveja, ou se tinha andava rapido, banheiros com limpeza constante, lixeiras, e o melhor, um jogaco entre Italia e Japao, com praticamente o mesmo publico do jogo anterior, mais de 40 mil pessoas. A cada jogo existem melhoras, nao tenho duvidas que estamos no caminho certo.

  11. Podemos sim, dizer que ontem foi nota oito e como já disseram esperamos que o dez seja na copa com todo o entorno finalizado.
    Fui aos dois jogos, o da Espanha e o de Ontem da Itália, se nada funcionou no primeiro, vimos uma boa organização no segundo e em todos os sentidos.
    A chegada foi rápida, a nova rampa na Cosme e Damião resolveu o problema da pequena escada, fica a sugestão façam logo uma definitiva coloquem um gradil e só a usem em grandes eventos, simples.
    Fora da arena e dentro, padrão de primeiro mundo, quiosques de bebida e comida com poucas filas, pois descentralizaram a venda e colocaram mais pessoas para aceitar o pagamento.
    E o melhor de tudo foi a saída, tudo organizado, policiais mantendo a ordem, sincronismo total entre ônibus e metrô.
    Se domingo levei, da saída da arena até chegar em casa mais de três horas, dessa vez foi apenas pouco mais de uma hora e meia e sem superlotação, tanto no ônibus quanto no metrô.
    Ontem dou sim, nota 8.
    Agora é preciso acontecer uma tragédia ou quase para se pensar em coisas simples?

  12. Hoje sim, tudo funcionou como era pra ser o MÍNIMO no domingo. Claro que ainda falta algumas coisas. Ainda acho a parte externa da arena mal sinalizada. Precisa melhorar. Nao custaria nada um letreiro eletronico perto daquela primeira rampa indicando pra onde fica cada um dos inumeros portoes. Saindo da Arena pra Recife fica ainda demasiado longe, sem falar q nao é iluminado (so na frente da arena, basicamente). Mas pelo menos se viu melhoras. Mais cestas de lixo, lanchonetes funcionando perfeitamente, banheiros limpos… tudo conspirou. E que fique claro, isso nao foi graças ao governador ou ao SECOPA, mas sim as inumeras criticas feitas nas redes sociais de quem foi a arena e da imprensa, como o blog do Cassio.

    Agora é terminar o que ainda esta pendente no entorno o quanto antes pra que bem antes da copa a gente ja possa se acostumar com o ir e vir na Arena. Eu acho que hoje daria até uma nota 8,5. O 10 espero que seja na copa, com tudo pronto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*