Santa domina o Bahia, mas cede empate no fim e terá que se superar em Salvador

Nordestão 2016, semifinal: Santa Cruz 2x2 Bahia. Foto: Antônio Melcop/Santa Cruza

O Santa jogou bem melhor que o Bahia, abrindo a semifinal do Nordestão. Levou um gol no começo, mas se impôs para virar, na velocidade e na técnica. Finalizou bastante, tentando ampliar, mas acabou penalizado, literalmente, no fim. Empate em 2 x 2 no Arruda, obrigando o time a se superar na Fonte Nova, diante do ainda invicto rival – nada que o povão não tinha visto na última Série B. A torcida, com a presença decepcionante de 12 mil espectadores, saiu encharcada pelo toró, mas condicionada a manter a confiança até domingo. No campo, o time deu essa esperança, com intensidade em jogadas pelas pontas, sobretudo com Keno, e uma marcação consistente, travando o adversário, que mal conseguia sair jogando, arriscando ligações diretas para Hernane Brocador.

A isso se deve a formação. Milton Mendes escalou o Santa sem surpresa, com Lelê no meio, com um trio ofensivo. Idem no lado baiano, mas sem toque de bola. Menos participativo, o ataque visitante teria que jogar no erro adversário, e do árbitro. Num contragolpe aos 19 minutos, com os corais reclamando uma falta não marcada em Allan Vieira, o lance seguiu num chute cruzado, defesa de Tiago Cardoso e rebote do Broca. Após 34 dias parado, o centroavante marcou duas vezes em dois jogos. No ano, são dez tentos em nove partidas. Tem faro.

Nordestão 2016, semifinal: Santa Cruz 2x2 Bahia. Foto: Antônio Melcop/Santa Cruza

De cabeça erguida, o time coral permaneceu no campo adversário. Pouco depois, teve um gol (corretamente) anulado – sinal de que Lomba teria trabalho (e foi bem). Com 67% de posse, seguiu assim até os 44. Numa baita jogada, Keno passou por dois e bateu da quina da área, no cantinho, chegando a sete gols na temporada. Igualou sua melhor marca, de 2013. No intervalo, o recado foi claro: manter o ritmo, pois o Bahia não reagia. Após duas chances, a virada veio com Grafite, que tirou a inhaca de sete jogos, após uma rápida infiltração. 

Exausto, Keno seria substituído por Daniel Costa, que, sem surpresa, diminuiu a rotação. Porém, sem comprometer. Sem chegar com perigo uma vez sequer, o Baêa conseguiu o empate aos 37. Vacilo de Wellinton Cézar, com a mão na bola num bololô após o escanteio. Pênalti, cobrado e convertido pelo ex-coral Luisinho. A vantagem do empate praticamente sumiu. Pior, Milton terá que repor a vaga de Lelê, expulso. Opções? Leandrinho, Daniel e Léo Moura. Ou uma nova improvisação ou um novo esquema. Tem três dias para decidir, com a confiança depositada pela torcida para ir à final da Lampions…

Nordestão 2016, semifinal: Santa Cruz 2x2 Bahia. Foto: Antônio Melcop/Santa Cruza

4 Replies to “Santa domina o Bahia, mas cede empate no fim e terá que se superar em Salvador”

  1. Comentários feitos por mim no grupo do santa! Compartilhando o que penso!

    É preciso alguns comentários!

    1) o santa jogou muito! Até que enfim, um time compactado, que marcava por zona, que flutuava o 4-3-3 com falso 9 pra um 4-1-4-1 quando se defendia!

    2) nunca vi ou pelo menos não me lembro do santa ter uma dominação tão grande dentro de um jogo como o de ontem! A gente chegou a ter 70% de posse de bola, e não era uma posse inútil! Mas uma posse objetiva, que buscava o ataque com toques rápidos!

    3) na minha opinião santa foi garfado com dois lances capitais! Falta no meio do campo que resultou o gol e o pênalti! Aquela mão ali, so não vai existir se o caba for cotó!

    4) keno ou kenaldinho (origem do nome no twitter) jogou muito esse cidadão!

    5)Bahia entrou no nosso esquema facil facil! Time altamente limitado! Mas que é um dos candidatos ao titulo da serie B!

    6)fé, paciência devem rondar a torcida no domingo! O jogo vai ser no nível pressão! Mas o santa tem capacidade de reverter! Basta ganhar! E pode ser por uma vitoria simples!

    7)amigos o que eu vi ontem foi a atitude de um time que parece que entendeu o espirito da serie A! Mas ja deu p notar, que uns 5 ou 6 jogadores desse elenco do primeiro semestre tem condições de jogar uma serie A! TIAGO CARDOSO, NERIS, UILIAM CORREIA, JOÃO PAULO, KENO, GRAFITE, WALLYSON!

    8)aos que ficaram pedindo a saída de jogadores como grafite ontem! Me deixou nervoso! Eu me perguntava, o povo não Ta vendo o jogo não? Grafite é o jogador com o melhor nível técnico que o santa tem! O cara é um atacante que so joga quando recebe a bola na grande área! E pasmem, ele tem saído da zona de conforto dele, e tem arrebentado! Ele pelo menos deixou umas três vezes keno e arthur p fazer o gol! ELE É O CARA DO SANTA!

    9) time de domingo:

    Tiago cardoso
    Vitor
    Alemão
    Neris
    Tiago costa
    Uiliam correia
    João paulo
    Arthur ou wallyson
    Keno
    Grafite
    Arthur ou wallyson

    Eu prefiro o esquema 4-3-3 com falso 9 com arthur na posição! Mas ele pode entre com o 4-4-2! Espero que não!

  2. Com todo respeito ao Bahia, mas esse time veio a Recife e levou um verdadeiro Baile do meu santinha. Se o santa cruz tivesse uns atacantes mais equilibrados emocionalmente ( Lelê é o principal desequilibrado ), era jogo para no mínimo 4×2. Na verdade, o Bahia é um time que arrota caviar, mas come acarajé frio. Já deveria ter sido eliminado pelo Fortaleza.
    Quanto a arbitragem, se errou em algum lance crucial, foi no primeiro gol do Bahia, falta no fraco Allan Vieira. No pênalti, o donzelo sai do banco para ficar de braço levantado dentro da área, é no mínimo um gozador…outro desequilibrado. Na expulsão de Lelê, foi pura infantilidade dele. Enfim, se o time entrar com essa mesma determinação em Salvador, acho muito difícil não sairmos classificados de lá e fazermos a final com o Campinense, que é superior ao time do manguezal.

  3. A copa do Nordeste é um excelente exemplo de sucesso de campeonatos regionais. Uma alternativa ao calendário brasileiro e os estaduais inchados. Os times das principais divisões, jogariam as copas regionais e as fases finais dos estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*