Definidos os 12 clubes da fase de grupos e os 8 da preliminar do Nordestão de 2018

A divisão dos 20 classificados à Copa do Nordeste de 2017. Arte: Cassio Zirpoli/DP

Com bastante atraso, a Copa do Nordeste de 2018 vai ganhando forma. Só agora, no fim de junho, a divisão dos 20 clubes inscritos foi definida, após o desfecho do campeonato maranhense, o último da região a acabar. Um imbróglio jurídico fez com que a competição conseguisse superar em um dia o torneio pernambucano. O Sampaio ficou com o título e garantiu a vaga na fase de grupos do regional, mandando o Cordino à recém-criada fase preliminar.

Esse “Pré-Nordestão” foi a solução encontrada pela liga para enxugar a fase principal, que agora passa a ter 16 clubes, dos quais 12 já estão assegurados – os nove campeões estaduais e os vices de BA, CE e PE. Portanto, os oito restantes disputam quatro vagas. Neste buruçu encontra-se o Santa, devido à terceira colocação local. O sorteio dos mata-matas será em 3 de julho, na sede da confederação brasileira, no Rio. Pelo regulamento, o Ranking da CBF determina os potes do sorteio, nas fases preliminar e principal.

Na preliminar, o tricolor é o melhor rankeado, 43 posições acima do Treze, o segundo melhor. Assim, a cobra coral poderá enfrentar Parnahyba, Itabaiana (adversário nas quartas da edição de 2017), Flu de Feira de Santana ou Cordino, este sem pontos no ranking nacional. Os jogos devem acontecer no segundo semestre, com o sorteio da fase principal em outubro, em São Luís. Neste, só o pote 1 já está definido. Caso se classifique, o Santa ficaria no 2.

Veja a situação de cada clube na próxima Lampions League…

Fase preliminar (8 clubes, passando 4):

Pote 1
Santa Cruz (3º em PE) – 26º no Ranking da CBF

Treze (vice na PB) – 69º
Globo (vice no RN) – 77º
CSA (vice em AL) – 90º 

Pote 2
Panahyba (vice no PI) – 100º

Itabaiana (vice em SE) – 117º
Fluminense de Feria (3º na BA) – 131º
Cordino (vice no MA) – sem ranking

Fase de grupos (16 clubes, com 4 grupos de 4):

Pote 1
Sport (campeão em PE) – 17º

Vitória (campeão na BA) – 20º
Bahia (vice na BA) – 21º
Ceará (campeão no CE) – 23º 

Demais potes a definir*
ABC (campeão no RN) – 31º
Sampaio Corrêa (campeão no MA) – 36º

CRB (campeão em AL) – 37º
Botafogo (campeão na PB) – 46º
Salgueiro (vice em PE) – 49º
Confiança (campeão em SE) – 56º
Altos (campeão no PI) – 136º
Ferroviário (vice no CE) – sem ranking
* Após a classificação dos 4 clubes na fase Pré

5 Replies to “Definidos os 12 clubes da fase de grupos e os 8 da preliminar do Nordestão de 2018”

  1. Esse papo ee que os clubes de PE vao sair do nordestao eh balela, por varios motivos, o principal eh que esse nefasto presidente da federacao pernambucana esta agonizando no cargo, soh nao caiu ainda pelo apoio da CBF.

  2. Se os times de PE se retirarem a mando da FPF, pra não morrer esse estadual falido, eu definitivamente paro de acompanhar o futebol brasileiro.

    Quanto aos times do Nordestão, na fase pré ainda há 5 times inexpressivos contra 3 clubes importantes do NE, muito mais que torcer para que os times insignificantes fiquem de fora, seria importante ressaltar que esse modelo ainda está longe do ideal. A liga deveria pensar sobretudo na viabilidade econômica e fazer um campeonato com clubes fixos todos os anos, com os 16 clubes importantes do Nordeste. Basta de globos, altos e itabaianas gerando jogos para cumprir tabela e sem o mínimo interesse do público. O futebol tem, ou deveria ter, o propósito de entreter o maior número de pessoas possível.

  3. Eu vejo notícias circulando em outros estados que os clubes pernambucanos podem se retirar das futuras competições. Isso procede, Cassio?

    Nota do blog

    Péricles, estou acompanhando essas notícias também. Ainda não publiquei porque seguem como articulações, embora ache (pitaco) que seja mais uma pressão por cotas maiores. Uma saída “à vera” seria bem difícil, pelo que representa a competição – oficial, diga-se.

  4. O Náutico joga hoje contra o CRB que foi ao longo do tempo o nosso freguês histórico. Hoje vítima de gestões deletérias o timbú quem diria entra em campo sob sérios riscos de se afundar ainda mais na tabela. Corre riscos sim, pois o seu treinador como todo técnico da escola gaúcha que se preze só sabe jogar fechadinho atrás. A situação do Náutico não permite esse tipo de jogo. Hoje como no jogo anterior que perdeu, o time deveria partir para cima com o melhor time(melhores jogadores) e não fazer a jogada suicida de 3 volantes marcadores que é um convite para o CRB ganhar o jogo. O Náutico não pode se dar ao luxo de ficar se defendendo atrás pois PRECISA ganhar esse jogo de qualquer jeito sob a ameaça de ser desclassificado vergonhosamente ainda na primeira fase. Fico aguardando a escalação do time. Meu palpite infelizmente é que beto campos não tem coragem, é um givanildo gaúcho com letra minúscula mesmo, vai cair(caso não mude seu esquema) como previ em menos de um mes sem ganhar um jogo. sequer

  5. Complemento do post

    Na arte do post, os clubes estão pela seguinte ordem: Sport, Vitória, Bahia e Ceará; ABC, Sampaio Corrêa, CRB e Botafogo; Salgueiro, Confiança, Altos e Ferroviário; Santa Cruz, Treze, Globo e CSA; Parnahyba, Itabaiana, Fluminense de Feira e Cordino

    Critério de classificação no Nordestão 2018:

    Fase de grupos (12 times garantidos): os 9 campeões estaduais e os vices de BA, CE e PE

    Fase preliminar (8 times garantidos): os vices de AL, MA, PB, PI, RN, SE e os 3º colocados de BA e PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*