Desempenho histórico do mando de campo nos Aflitos, no Arruda e na Ilha

Estádios do Arruda, Ilha do Retiro e Aflitos. Fotos: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

O futebol pernambucano tem entre suas principais particularidades o fato de contar com três clubes de massa, todos eles com os seus próprios estádios.

Ao contrário de outros centros no país, com uma grande praça esportiva recebendo as partidas dos times mais tradicionais, no Recife cada um joga em seu reduto, com as suas características, nas arquibancadas e nos gramados.

Eis então um levantamento com o mando de campo de Santa Cruz, Sport e Náutico no Arruda, na Ilha do Retiro e nos Aflitos, respectivamente. Apesar da inauguração oficial em 1972, com a conclusão do anel inferior, o Mundão já abrigava as apresentações tricolores no campeonato estadual desde 1967.

No Eládio de Barros Carvalho, um contexto semelhante, pois na abertura oficial da casa timbu com a primeira arquibancada foi em 1939. Contudo, o Alvirrubro já atuava no campo da Rosa e Silva desde 1917, ainda no amadorismo.

O blog considerou os primeiros jogos nos estádios, construções à parte. Os dados dos times principais foram atualizados a partir do levantamento do pesquisador Carlos Celso Cordeiro até o dia 7 de junho de 2013.

Santa Cruz no Arruda (1967/2013)
1.365 jogos
820 vitórias (60,07%)
325 empates (23,81%)
220 derrotas (16,11%)

Sport na Ilha do Retiro (1937/2013)
2.011 jogos
1.236 vitórias (61,46%)
441 empates (21,93%)
334 derrotas (16,60%)

Náutico nos Aflitos (1917/2013)
1.764 jogos
1.138 vitórias (64,51%)
334 empates (18,93%)
292 derrotas (16,55%)

16 Replies to “Desempenho histórico do mando de campo nos Aflitos, no Arruda e na Ilha”

  1. 3 TÍTULOS NACIONAIS
    4 COPAS DO NORDESTE
    39 ESTADUAIS (O MAIOR CAMPEÃO DO SÉCULO. O QUE GANHOU MAIS TÍTULOS EM UMA DÉCADA)

    Vamos, tricobarbies….desafio vcs a colocarem seus títulos aqui nessa pagina, AGORA!!! Vamos analisar nossas glórias!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. A rubro-neca do Antonio Santos Filho tá desatualizado do futebol pernambucano ou é iludido mesmo. Vem ver a pressão que a tua Suzy sofre na Gay-Ilha. É Santa Cruz, Paysandu, América-RN, Sampaio Côrrea e ABC fazendo a festa. Te atualiza, Mané!

  3. Contra números não há argumentos, não há rivalidade, não há discussão.

    Náutico com 64,51% de aproveitamento dentro dos Aflitos;
    Popoti Série B com 61,46% na La Bambilha;
    Çarna Série C com 60,07% no Chiqueirão do canal;

    O ETERNO CALDEIRÃO DE PERNAMBUCO VAI DEIXAR SAUDADES! SALVE O ELÁDIO DE BARROS CARVALHO!

  4. ixporte 334 derrota santa cruz 220 em casa não é atoa que se chama a casa de festejo !!!!!!!!!! chora cachorra de peruca kkkkkkkkkkkkkkkk

  5. jr mmx, vamos pesquisar um pouco mais , a internet tá aí!!Quando o campeonato Pernambucano começou os três grandes de Pernambuco já existiam!! Então essa desculpa que o Santa Cruz é o mais novo dos três não cola mais!!

  6. Os Aflitos …. caldeirão do Recife. Aqui em São Paulo chamam isso de frigideira, onde o próprio timbú é Frito…kkkkkkkkkkkk…. Caldeirão é a Ilha do Retiro…não é a toa que ficou conhecida como bombonilha…. O próprio goleiro Marcos do Palmeiras comentou uma certa vez em que enfrentaria o Sport na Bombonilha. pela libertadores…Pressão é jogar com o Sport na Ilha do Retiro…é pior que a bombonera………
    Sport o mais temido do norte-nordeste no País………..

  7. A diferença é que o sport tem 31 participações na serie A

    ja os tricobarbies… tsc tsc

  8. Só pra COMPROVAR o que que todos já sabiam: o verdadeiro caldeirão de Recife é os Aflitos mesmo.

  9. Ô idiota que falou que o santinha sempre esta em 3º lugar. Vc nao entende nada de futebol… e deve ser tbm torcedor modinha da merda ixport… vc nao sabe que o santa eh o mais novo de todos imbecil. teu time tem 10 anos a mais e o Nautico mais velho ainda. A proposito nao eh isso que os fatos mostram: que o santa eh sempre o terceiro… SOU O TRICAMPEAO EM CIMA DA TUA BOSTA… CALA A BOCA.

  10. SEMPRE A SANTINHA EM TERCEIRO LUGAR KKKKKKKKK

    1.365 JOGOS

    820 VITÓRIAS KKKKKKKKKKKKKK

  11. Outra coisa, CÁSSIO é o cara.

    Um dos melhores jornalistas de PE e do Brasil, tanto é que muitos se apegam a seus comentários e suas observações, como até o grande jornalista Lédio Carmona, e copiam e colam os seus textos e suas curiosidades, como modo de aprovar o trabalho dele e mostrar que o mesmo tem credibilidade.

    Não é política, mas os jornalistas do DP, são jornalistas imparciais, os de outros…. Deus tá vendo. kkkk

  12. Se for comparar os níveis, o SPORT dá de pau disparado. kkkk

    É SPORT dando pisa na Série A, Série B, Copa do Brasil, Copa dos Campeões, Libertadores e a porra… ALTOS JOGOS DIFÍCEIS E DECISÕES.

    Se pegar as TricoNáuticos, dá vergonha… é só joguinho de Série C, Série D, etc… kkkkkkkk

    No montante aí, tá contando até vitórias delas contra o ÍBIS… kkkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*