Classificação da Série A 2015 – 25ª rodada

A classificação da Série A 2015 após 25 rodadas. Crédito: Superesportes

O Sport venceu o Fluminense e voltou a figurar na primeira metade da tabela do Brasileirão, em 10º lugar, ultrapassando o próprio adversário. O fim do jejum, após dez rodadas, também desafogou a situação do time relação ao rebaixamento, com Goiás, Figueirense e Coritiba perdendo. Assim, a diferença para o 17º lugar, o primeiro do Z4, subiu de 6 para 9 pontos. Um alívio maior, sem dúvida. No topo do campeonato, o Corinthians voltou a descolar nesta 25ª rodada, abrindo cinco pontos sobre o Galo, que ficou no empate com o clássico contra o Cruzeiro. E no G4, há um favorito ao 4º lugar?

A 26ª rodada do representante pernambucano
16/09 (19h30) – Joinville x Sport (Arena Joinville)

Histórico em Santa Catarina na elite: 1 vitória leonina e 1 derrota.

Sport volta a vencer no Brasileirão 56 dias depois, derrubando o Fluminense

Série A 2015, 25ª rodada: Sport x Fluminense. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

O confronto entre Sport e Fluminense era um legítimo “crise x crise”, com o time pernambucano há 56 dias sem uma vitória no Brasileirão e o Flu também em queda livre, num jejum de 28 dias. Na Arena Pernambuco, o vencedor amenizaria a situação, já no meio da tabela, flertando com a parte de baixo. Tratando do lado pernambucano da história, era preciso retomar a pegada, fato marcante na grande fase da equipe no início do campeonato.

Pressionado, Eduardo Batista saiu da zona de conforto e escalou André e Brocador juntos e Diego Souza de segundo volante, no lugar de Wendel. No comecinho, a formação quase ficou com dez, pois Durval escapou de ser expulso. Depois, aos 17 minutos, em um estádio morno, o único gol da noite, através de outra novidade. Com Renê suspenso, Danilo ganhou mais uma chance. Atuou na sua função específica na lateral, esporadicamente se apresentando no ataque. Numa dessas investidas, após bela triangulação, André deixou de calcanhar para o contestado jogador acertar um belo chute, 1 x 0.

Após a vantagem, recuaria de novo? Em tese, sim, pois o Sport não fez uma grande partida. Tentou trocar passes, gastando o tempo, mas pouco atacou. O Flu também não finalizou muito, mesmo com Fred, mas teve várias cobranças de falta próximas à área, assustando a torcida “azul”. No segundo tempo, Eduardo mexeu na estrutura. Adotou um 4-4-2 clássico, com Régis no lugar de Maikon Leite. Depois, entraram Elber e Wendel, saindo André e Marlone, com DS87 avançando. Uma coisa não mudou: a garra desde o início. Bastou.

Série A 2015, 25ª rodada: Sport x Fluminense. Foto: FOTO NELSON PEREZ/FLUMINENSE F.C.

Central viaja 2.889 quilômetros até o interior gaúcho, em busca da Série C

Série D 2015, Central 3x0 Serrano-BA. Foto: Raniere Marcelo/divulgação (twitter.com/RaniereMarcelo)

A Série D foi criada em 2009. Lá, o Central sofre há tempos. Já está na quinta participação, sempre sonhando com um calendário mais digno, a partir da terceira divisão do futebol nacional, com ao menos 18 jogos no segundo semestre. Em 2015, chega ao mata-mata pela quarta vez. Para conquistar o acesso, será preciso superar mais duas fases, alcançando a semifinal. No drama da Patativa, a história sempre terminou nas oitavas de final.

O drama da Patativa nas oitavas de final
2009 – Alecrim (0 x 2 e 1 x 0)
2013 – Botafogo-PB (3 x 1 e 1 x 3, saindo nos pênaltis)
2014 – Confiança (0 x 1 e 1 x 1)
2015 – Lajeadense (?)  

A viagem até Lajeado, no interior gaúcho, terá 2.889 km, uma das mais longas da história alvinegra, sem dúvida. Lá, o confronto começará em 27 de setembro, com o jogo em Caruaru no domingo seguinte. O Central passou de fase como líder do grupo A4, com a quinta melhor campanha geral: cinco vitórias, um empate e duas derrotas. Na última rodada, goleou o já eliminado Serrano por 3 x 0, no Lacerdão, com gols de Candinho e Viola (2), e se beneficiou da derrota do Estanciano para o Treze, com a liderança caindo no colo.

Caso passe da Lajeadense, irá pela primeira vez ao “mata-mata do acesso”. E nas quartas não há chaveamento prévio. Os oito classificados serão encaixados pelas campanhas gerais (1º x 8º, 2º x 7º etc). Até hoje, o único acesso do Central foi em 1986, quando venceu seu grupo no Torneio Paralelo e disputou a Série A do mesmo ano. Está na hora de a Patativa voar de novo, para longe…

Série D 2015, Central 3x0 Serrano-BA. Foto: Raniere Marcelo/divulgação (twitter.com/RaniereMarcelo)

A mistura entre NFL e Série D, com Central, Serra Talhada, Cardinals e Texans

Central/Arizona Cardinals. Arte: grafipedia.com.br/

Você consegue imaginar alguma relação entre NFL e a Série D? Esporte, estrutura, visibilidade, marketing? Absolutamente nada. Pois o site Grafitepédia criou um curioso “crossover” entre as duas competições, unindo os universos paralelos dos 32 times de futebol americano aos participantes da quarta divisão nacional de 2015. Ou seja, dois clubes pernambucanos entraram na brincadeira.

O Central se juntou ao Arizona Cardinals, mantendo o escudo do clube e as cores da franquia. A escolha foi motivada por causa dos pássaros (patativa e cardeal) que marcam as duas equipes. Assim como o representante de Caruaru, o Cardinals segue em busca da primeira conquista. Foi vice do Super Bowl em 2009, enquanto  o Central foi vice estadual em 2007.

Estreante em competições nacionais em 2015, o Serra Talhada, fundado em 2011, foi misturado ao Houston Texas, o caçula da NFL. A franquia está em ação desde 2002. Outro cruzamento semelhante entre os dois é o mascote, com o Cangaceiro no Serra e o cowboy em Houston.

Confira os demais crossovers NFL/Série D clicando aqui.

Serra Talhada/Houston Texans. Arte: grafipedia.com.br/