A era de ouro da história futebolística do Náutico, a década de 1960, é baseada em fotografias em preto e branco e pouquíssimos vídeos, com a mesma textura. Imagens coloridas são raras, o que traz à tona o trabalho feito por Clayton Borges, um alvirrubro que colorizou da história timbu. Na verdade, ele começou antes mesmo do hexa, com a final do Estadual de 1954, entre Náutico e Sport.
O Alvirrubro com seu uniforme tradicional e o Leão com uma versão bem antiga do padrão reserva, inspirado na faixa do Vasco. Na imagem, os capitães Ivanildo (o “Espingardinha”) e Zé Maria, antes de a bola rolar, recebendo as últimas orientações do árbitro Mário Vianna, da federação paulista e então apontado como um dos melhores do país. O jogo na Ilha terminou 1 x 1, com o Náutico ficando com a taça após a melhor de três (veja a imagem original aqui).
Na sequência, Clayton – que compartilhou as fotos num grupo de torcedores nas redes sociais – usou a técnica via Photoshop e Lightroom nos destaques do hexa, ainda exclusivo. Uniformes, faixa de campeão, Aflitos… Tudo com o vermelho vivo, com o Náutico em cores. Eis a transformação visual do passado.
Qual foto histórica do seu clube você gostaria de ver colorida?
Confira o trabalho do ColoredHistory com a Seleção de 1958 clicando aqui.
Lula Monstrinho, goleiro (com a faixa de campeão em 1964)
Lala, atacante (com a faixa de tetracampeão em 1966)
Nado, ponta-direita (convocado à Seleção Brasileira em 1966)
Bita, centroavante (hexacampeão e maior artilheiro do clube, com 223 gols)
Ivan Brodi, meia (hexacampeão com mais jogos no período: 128 partidas)
Parabéns Clayton Borges, excelente trabalho de melhorar a história do nosso clube. Pena que os anos de ouro do Náutico não possua vídeos, um agrande falha do clube que numa época daquela teria que ter documentado as grandes façanhas do nosso clube.
Apesar de hoje usar amarelo, A COISA, queria ser tricolor já em 1954 ??? Quanta vontade !!!