Torcida ganha jogo…?

Torcida ganha jogo…? Torcida que se preze acredita que sim. Até o fim. 😎

Partindo dessa premissa, sete jovens (incluindo 2 torcedores do Sport e 1 do Náutico, além de fanáticos de outros clubes do país) se juntaram um site não para falar de futebol, mas sim das torcidas. Bem específico.

Histórias das grandes organizadas (nacionais ou não), batalhas campais (ou nas ruas) que infelizmente já aconteceram pelo mundo. E, também, sobre os diversos estilos… Dos tambores brasileiros às barrabravas sul-americanas.

Confira o blog “Torcida Ganha Jogo” clicando AQUI. Abaixo, o post sobre a torcida da Lazio, da Itália

Irriducibili Ultras

Por Thales Almeida

Torcida da Lazio, no estádio Olímpico de RomaO Irriducibili é a maior Ultras da Lazio,e possui muita influência dentro de clube e nas as festas dentro do estádio, ela se localiza na Curva nord do Estádio Olímpico, em Roma. O grupo foi fundado em 1987, pela fusão de antigas Ultras, como a North Band.

Muitos foram os anos de enormes coreografias organizadas pelo grupo, principalmente no derby de Roma, considerado para os moradores de Roma como o maior clássico do Mundo, já que é impossivel descrever a rivalidade existente nesse jogo.

As principais caracteristicas das festas organizadas pela Irriducibili é a presença da bandeira com o símbolo do grupo, que abrange toda a curva norte do Olimpico, ou como em um derby, que os integrantes da curva entraram vestidos de astronautas com grandes balões com o lema: ” O mundo pertence a nós”.

Apesar de toda sua festa desde a sua fundação são frequentes as notícias de incidentes no Estádio, como recente a morte do torcedor Gabrielle, que foi morto por um grupo de torcedores da Juventus quando ia acompanhar a Lazio jogar contra o Parma, fora de casa. Politicamente o grupo tem uma ideologia como quase todas as Ultras Italianas de extrema direita, neo-fascista, que muitas vezes foram exibidas nos símbolos mostrados no estádio ou nos produtos vendidos.

Em 1999, a curva exibiu uma faixa em homenagem ao líder nazista paramilitar sérvio Zeljko Raznatovic, além disse o grupo faz clara apologia ACAB (all cops are bastard!) e contra o futebol Moderno, pois segundo eles o futebol foi transformado em um produto a ser comercializado, e a paixão pelo esporte foi deixada em segundo plano.

O símbolo do grupo é o Sr. Enrich, projetado em uma bola de futebol com as cores azul e branca. Muitas vezes é utilizado em de adesivos e outros materiais do grupo se tornando o símbolo dos torcedores, de uma das torcidas mais apaixonadas do mundo.

5 Replies to “Torcida ganha jogo…?”

  1. bom blog… é o primeiro q vejo nesse estilo e gostei bastante. estarei acompanhand sempre parabéns ao criador !!

  2. Muito bom o blog. Torcida ganha jogo sim. Infelizmente na nossa sociedade atual o dinheiro é sempre colocado a frente das pessoas e no futebol não é diferente.

    No nosso futebol é mais lucrativo marginalizarem o torcedor “festeiro” -geralmente populares-, criarem arenas-shopping todas encadeiradas e colocarem preços de ingressos para partidas nas alturas e afastarem a massa popular festeira dos estádios. Tudo com a promessa de mais dinheiro pra investir no plantel e mais títulos. Como se títulos fossem tudo no futebol. Nada compra a emoção de ver um gol do seu time no estádio, nada compra a emoção de estar no meio da massa cantando pro seu clube, nada compra a emoção de ver seu time sair do túnel e entrar no gramado. Ou ao menos nada DEVERIA comprar… no futebol moderno, dinheiro compra. A mera promessa de mais títulos compra. LAMENTÁVEL.

    Fico feliz que pelo menos num blog que seja, o ESPÍRITO DO FUTEBOL, as torcidas, sejam o foco.

    Aliás, aproveito pra “elogiar” a diretoria do meu querido Sport, por estar seguindo o caminho certo do futebol moderno, colocando o preço do ingresso lá em cima. PARABÉNS, DIRETORIA!!!

  3. Parabéns ao blog.

    Tinha passado por ele já e adorei.

    Se alguém do blog aparecer por aqui, por favor me adicionem no msn.

    Gostaria de bater um papo sobre torcida com vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*