O Bahia dominou o Vitória na Fonte Nova. Teve posse de bola, criou as melhores chances, se defendeu bem e, num clássico nervoso, fez a festa. Diante de sua torcida, a totalidade dos 34.999 espectadores, o tricolor soteropolitano fez 2 x 0, gols de Allione e Régis, revertendo a derrota no Barradão. É difícil questionar o resultado. Somente no primeiro tempo o placar de finalizações foi 8 x 1! Só um time jogou bola. Após dois anos, o clube volta à decisão da Copa do Nordeste, desta vez mais encorpado.
Com 76% de aproveitamento, perdeu apenas uma vez, justamente no primeiro Ba-Vi da semifinal. Na fase de grupos, passou com a melhor campanha, sem sofrer gols. Nas quartas, goleou lá e lô. Na semifinal, foi bem melhor que o leão da barra, cujo elenco é, em tese, mais técnico. Em busca do tricampeonato regional, tentando erguer a taça depois de 15 anos, o Baêa irá encarar um rival pernambucano nos dias 17 e 24 de maio.
Diante de Santa (mais perto) ou Sport, o time comandado por Guto Ferreira terá que contornar dois sérios desfalques. Hernane Brocador fraturou a tíbia e está fora. Já o meia Régis, emprestado pelo rubro-negro recifense, recebeu o segundo amarelo ao comemorar o gol que definiu a classificação em Salvador. É, simplesmente, o artilheiro do torneio, agora com 6 gols. Também estão suspensos o lateral-esquerdo Armero e o volante Edson. Ou seja, um Bahia esfacelado nos primeiros 90 minutos. Mas é bom não duvidar da capacidade.
Bahia no Nordestão 2017
10 jogos
7 vitórias
2 empates
1 derrota
21 GP
4 GC
Bahia, 6ª final em 13 participações
1997 – Vice (vs Vitória)
1999 – Vice (vs Vitória)
2001 – Campeão (vs Sport)
2002 – Campeão (vs Vitória)
2015 – Vice (vs Ceará)
2017 – A definir
Confira a lista de campeões oficiais e não oficiais do Nordeste clicando aqui.