O Sport já disputou as cinco partidas como visitante no turno classificatório do campeonato estadual de 2018, sem obter uma vitória sequer. Na campanha fora de casa, 0V, 4E e 1D. Foi goleado pelo Náutico, na arena, e empatou no interior com Flamengo, Central, Belo Jardim e Salgueiro. Este último, o 1 x 1 no Cornélio de Barros, foi a única vez em que o time chegou a ficar em vantagem fora da Ilha do Retiro. Pouquíssimo para o investimento feito no futebol – ainda que tecnicamente o time seja mesmo questionável.
O rubro-negro não repetiu no sertão o futebol de imposição visto na goleada sobre o Vitória, até então invicto. E havia motivação para jogo, pois a vitória deixaria o clube na liderança. O time de Nelsinho, em seu ritmo habitual, mais lento, até conseguiu controlar o jogo e criar algumas oportunidades – como as bolas na trave aos 29 minutos. Porém, sem efetividade, uma queixa recorrente. Durante toda a partida, o scout de finalizações apontou 19 x 9 para o leão, com o carcará reduzindo a diferença somente nos minutos finais.
Afinal, o time de Sérgio China (2V e 1E nesta passagem) mal passava do meio-campo, tendo uma postura extremamente precavida. Sobretudo porque não se defendia tão bem. Tanto que até jogadores periféricos sobre o setor ofensivo do leão apareceram, como o volante Anselmo, com 4 chutes. Um deles, numa bomba de longe, com perigo, e outro no gol do time, aos 30/2T, recebendo a bola na área. O gol pode ter justificado a boa atuação do novo capitão do Sport, mas não definiu a tarde. A vantagem durou seis minutos, com Piauí cabeceando para marcar o seu terceiro tento na competição. Este, sim, decisivo, tirando o Sport da ponta e colocando o Salgueiro no G4.
Salgueiro x Sport (todos os mandos)
34 jogos
17 vitórias rubro-negras (50,0%)
10 empates (29,4%)
7 vitórias salgueirenses (20,5%)