As vendas milionárias dos clubes de futebol do Nordeste no Plano Real

O G7 do Nordeste

Inicialmente, o levantamento considerava apenas as vendas milionárias do futebol pernambucano, mas o blog resolveu expandir o ranking, com as maiores negociações em todo o Nordeste. Três clubes já conseguiram negócios acima de R$ 10 milhões, não coincidentemente os três clubes mais presentes na elite do futebol nacional – Bahia, Sport e Vitória, que somam 63 vendas, ou 66% de todas as vendas milionárias na região. Apesar do número de transações do leão pernambucano, a dupla de Salvador aparenta um trânsito melhor no mercado externo, refletido na regularidade de de vendas elevadas. Ao todo, seis estados já firmaram ao menos uma transferência milionária no período a partir do Plano Real, com a circulação iniciada oficialmente em 1º de julho de 1994. Até hoje, treze times conseguiram.

Número de jogadores vendidos (95 nomes até 13/03/2018):
25 – Vitória
19 – Bahia e Sport
10 – Náutico
6 – Santa Cruz
5 – Ceará
3 – Corinthians Alagoano
2 – Fortaleza
1 – ABC, ASA, Campinense, CRB, Porto e Sampaio Corrêa

Número de jogadores vendidos por estado:
44 – Bahia
36 – Pernambuco
7 – Ceará
5 – Alagoas
1 – Paraíba, Maranhão e Rio Grande do Norte

O ranking é apresentado tanto em reais quanto em dólares. Isso porque, em mais de duas décadas, o valor da moeda nacional já flutuou bastante. Se no início chegou a valer mais que o dólar, em determinado momento caiu para 1/4 da moeda americana. Embora o euro seja a versão mais utilizada, hoje, no futebol internacional, o blog opta pelo dólar uma vez que a moeda europeia só foi criada em 1999, sendo impossível calcular valores anteriores.

A pesquisa engloba valores oficiais e extraoficiais, esses divulgados na imprensa (jornais e sites), uma vez que os clubes raramente revelam os valores oficiais – ou mesmo suas receitas gerais. Na maioria dos casos, cada venda foi informada em um valor (real, dólar ou euro), com o blog convertendo nas duas colunas abaixo de acordo com o câmbio de cada época, precisamente no dia da notícia.

Ah, existe a possibilidade de algum ter sido esquecido. Caso lembre, pode deixar o seu comentário no post, que a lista será atualizada.

Observação: a cifra estabelecida por Jean Filho, em 22 de dezembro de 2017, pode ser ainda maior, uma vez que o Bahia tem direito aos direitos econômicos de mais um jogador, ainda em discussão junto ao São Paulo.

Calculando as cotas da Série A 2017 a partir do modelo da Premier League

Brasileirão x Premier League. Arte: Cassio Zirpoli/DP

Em 2017, o investimento da televisão no Brasileiro será de R$ 1,297 bilhão. Montante referente às cotas fixas, à parte do crescente pay-per-view. Paralelamente à já tradicional discussão sobre a distorção e distribuição das cotas, a Premier League sempre aparece como modelo ideal. Na elite do futebol inglês, a receita oriunda da tevê é dividida da seguinte forma a cada temporada: 50% em cotas iguais entre os vinte times, 25% pela classificação final no campeonato anterior e 25% pela representatividade de audiência de cada um.

Assim, em vez do atual sistema de (sete) castas no Brasil, com um hiato de R$ 147 milhões entre a maior cota (Flamengo e Corinthians) e a menor (Chape, Ponte, entre outros), a diferença máxima, caso fosse adotado o modelo britânico, seria de R$ 60 milhões, no caso entre Flamengo e Bahia, recém-promovido. Mais equilíbrio, sem dúvida. Vamos a uma projeção de valores considerando o atual contrato da Série A, válido para o triênio 2016-2018.

Projeção de cotas de TV na Série A de 2017 a partir do modelo da Premier League. Quadro: Cassio Zirpoli/DP

No quadro inspirado no campeonato inglês, o blog projetou a cota conferindo os seguintes valores na divisão por classificação: 20x para o campeão (ou seja, 20 x R$ 1.544.047, o valor base), 19x para o vice, 18x para o 3º lugar e assim sucessivamente, até o 4º da Série B, com 1x. Já na coluna de audiência, o valor considerado foi 1/4 da verba que cada clube receberá de fato, pois trata-se da única fonte de informação para definir a atual visibilidade atual de cada um.

Sport no contrato oficial
2017 – R$ 35,0 milhões
2016 – R$ 35,0 milhões

2015 – R$ 27,0 milhões
Total – R$ 97,0 milhões

Sport via Premier League
2017 – R$ 51,9 milhões
2016 – R$ 61,7 milhões

2015 – R$ 40,5 milhões
Total – R$ 154,1 milhões

Após articulação entre clubes brasileiros, concorrência de canais de tevê e até projetos de lei (dois já engavetados, ambos de deputados pernambucanos, em 2011 e 2014), a Rede Globo resolveu incorporar a divisão proporcional, mas com um percentual particular. No caso, a partir do próximo contrato, em 2019, a divisão será 40% de forma igualitária, 30% por colocação e 30% de audiência. No Recife, Náutico, Santa Cruz e Sport já assinaram com a emissora até 2024.

Comparativo entre as cotas fixas das Série A e projeções calculadas via Premier League. Arte: Cassio Zirpoli/DP

No último jogo profissional de 2016, o Flamengo de Arcoverde é bi da Série A2

Flamengo de Arcoverde campeão pernambucano da 2ª divisão em 2016. Foto: FPF/site oficial

No sertão pernambucano, no acanhado e lotado estádio Vianão, com dois mil espectadores, Afogados da Ingazeira e Flamengo de Arcoverde fizeram o último jogo profissional do Brasil em 2016. O confronto só aconteceu na tarde deste 18 de dezembro por causa do atraso da competição, com ações judiciais entre os participantes, alegando escalações irregulares nos adversários. Passado (e julgado) o imbróglio, a segunda divisão estadual avançou no mata-mata, até o acesso dos dois clubes. E em jogo único ambos decidiram o título.

Com a melhor campanha, a Coruja, como é conhecido o Afogados, tentava ser o 28º campeão do futebol pernambucano. Já o Fla, outrora rubro-negro e agora com escudo corintiano, buscava o bi na Série A2. Em 1996, fora de casa, levou a melhor diante do 1º de Maio. Vinte anos depois, também como visitante, o Tigre recebeu a segunda taça após a vitória por 2 x 1, com gols de Williams aos 43 e 46 do primeiro tempo. Após o intervalo, administrou a vantagem, tornando-se o quarto multicampeão da segundona. Está a um título do Vera Cruz. Contudo, com a primeira divisão pela frente, essa meta não tem pressa alguma…

Falando em elite, Fla e Afogados só vão ter 17 dias para descansar. A 1ª divisão de 2017 começa em 4 de janeiro, com o campeão da A2 jogando em casa, no Áureo Bradley, contra o Belo Jardim, e o vice indo a Carpina enfrentar o Atlético.

Os multicampeões da segunda divisão estadual
3 – Vera Cruz (2006, 2009, 2014)
2 – Petrolina (2001, 2010), Vitória (2008, 2013) e Flamengo (1996, 2016) 

1 – Maguari, Sete de Setembro, Ferroviário, Central, Unibol, Itacuruba, Porto, Ypiranga, Estudantes, Salgueiro, Serra Talhada, Chã Grande e Belo Jardim

Flamengo de Arcoverde campeão pernambucano da 2ª divisão em 2016. Foto: FPF/facebook

Real Madrid, o 1º pentacampeão mundial

Mundial de Clubes 2016, final: Real Madrid 4 x 2 Kashima Antlers. Foto: Conmebol/site oficial

O jogo foi mais duro do que se esperava, com a vitória na prorrogação e uma colaboração da arbitragem, com a não expulsão de Sergio Ramos quando a final ainda estava empatada. Mas quando quis jogar, o Real Madrid entrou fácil na defesa japonesa, com o craque português e virtual vencedor do prêmio de melhor jogador do ano, Cristiano Ronaldo, marcando três gols em Yokohama.

Sob a chancela da Fifa, esta foi a segunda “Copa do Mundo de Clubes” do gigante espanhol, agora com uma taça a menos que o arquirrival. Ao longo da história, incorporando a “Copa Intercontinental”, ou Mundial Interclubes, como a disputa sempre foi conhecida no Brasil, o Real somou a quinta conquista. Feito inédito, se isolando como maior campeão mundial de futebol de fato.

Como se não bastasse, o time da capital chegou a 23 títulos internacionais: 5 Mundiais, 11 Ligas dos Campeões, 2 Copas da Uefa, 3 Supercopas Europeias e 2 Copas Latinas, torneio precursor da Champions. Superou quem? O Barça.

Os títulos merengues:*
1960 – Real Madrid x Peñarol (0 x 0 e 5 x 1)
1998 – Real Madrid x Vasco (2 x 1)
2002 – Real Madrid x Olimpia (2 x 0)
2014 – Real Madrid x San Lorenzo (2 x 0)
2016 – Real Madrid x Kashima Antlers (4 x 2)

Os multicampeões mundiais:*
5 – Real Madrid (60, 98, 02, 14, 16)
4 – Milan (69, 89, 90, 07)
3 – Peñarol (61, 66, 82) , Nacional (71, 80, 88), Boca Juniors (77, 00, 03), São Paulo (92, 93, 05), Internazionale (64, 65, 10), Bayern de Munique (76, 01, 13) e Barcelona (09, 11, 15)
2 – Santos (62, 63), Independiente (73, 84), Ajax (72, 95), Juventus (85, 96), Porto (87, 04), Manchester United (99, 08) e Corinthians (00, 12)

* Considerando Copa Intercontinental (1960-2004) e Mundial da Fifa (2000-2016)

Mundial de Clubes 2016, final: Real Madrid 4 x 2 Kashima Antlers. Foto: Fifa/twitter

As redes sociais dos 35 principais clubes do Brasil e a força da Chape, via Ibope

As redes sociais dos principais clubes brasileiros em 15/12/2016. Crédito: José Colagrossi/Ibope-Repucom

O Ibope atualizou o levantamento com os clubes mais populares do Brasil nas redes sociais, com um enorme crescimento da Chapecoense, que pulou do 24º para o 7º lugar, com milhares de torcedores de outros clubes seguindo o alviverde após a tragédia na Colômbia. Neste contexto, a Chape deixou para trás clubes como Vasco, Cruzeiro e Galo, com torcidas bem maiores – por baixo, 10x mais, segundo pesquisas tradicionais do próprio Ibope.

Com dados colhidos no dia 15 de dezembro, o quadro traz quatro plataformas: facebook (a mais popular entre os clubes de futebol), twitter (a mais usada para notícias), instagram (imagens) e youtube (vídeos). O critério do levantamento, divulgado pelo diretor-executivo do Ibope/Repucom, José Colagrossi, obviamente leva em conta somente as páginas oficiais – que não necessariamente são as mais numerosas. Para a lista de 35 clubes foram incluídos as 20 equipes presentes na Série A de 2016, além dos 15 clubes com as maiores bases digitais nas Séries B e C. Focando no futebol nordestino, o blog listou os clubes com mais torcedores/curtidores em cada plataforma.

Líder na região e agora 13º no país (também ultrapassado pela Chape), o Sport tem 171 mil seguidores a mais que o Bahia, que, por sua vez, ainda lidera no canal principal, o facebook. O rubro-negro aparece à frente no twitter e no instagram, com o tricolor baiano voltando à dianteira no youtube, numa briga apertada, que ainda tem o Santa, via TV Coral. Já o Náutico, apesar da reformulação em suas redes, aparece estagnado, atrás até da dupla de Natal.

Os 10 nordestinos com mais usuários nas redes sociais*
1º) Sport (2.461.815)
2º) Bahia (2.290.381)
3º) Vitória (1.424.038)
4º) Ceará (965.295)
5º) Fortaleza (800.373)
6º) Santa Cruz (790.990)
7º) América-RN (368.339)
8º) ABC (346.894)
9º) Náutico (328.603)
10º) Sampaio Corrêa (222.541)

Top 5 do NE no facebook*
1º) Bahia (1.090.570)
2º) Sport (1.038.921)
3º) Ceará (639.027)
4º) Fortaleza (575.979)
5º) Santa Cruz (562.977)

Top 5 do NE no twitter*
1º) Sport (1.191.359)
2º) Bahia (1.056.789)
3º) Vitória (926.261)
4º) Ceará (191.054)
5º) Fortaleza (118.998)

Top 5 do NE no instagram*
1º) Sport (214.330)
2º) Ceará (125.923)
3º) Bahia (124.098)
4º) Vitória (110.247)
5º) Santa Cruz (100.416)

Top 5 do NE no youtube*
1º) Bahia (18.924)
2º) Sport (17.205)
3º) Santa Cruz (17.125)
4º) Ceará (9.291)
5º) Fortaleza (8.570)

* Uma pessoa pode ter contas em diferentes plataformas, com a lista contando cada uma delas. Inclusive, pode seguir perfis rivais, também contabilizados. 

Confira o levantamento anterior, de 19 de setembro, clicando aqui.

O ranking nacional de federações em 2016, com Pernambuco em 7º lugar

O ranking da CBF em relação às federações estaduais em 2016. Crédito: CBF

Pelo segundo ano seguido, Pernambuco se mantém em 7º lugar no Ranking da CBF, somando os pontos de todos os dez representantes locais nos torneios nacionais das últimas cinco temporadas. O estado é líder absoluto na região, no período de 2012 a 2016, com Bahia e Ceará, nesta ordem, na sequência. Já no cenário geral, para evoluir será preciso um esforço coletivo enorme. Hoje, são quase sete mil pontos em relação ao Paraná, que em 2017 terá dois clubes no Campeonato Brasileiro, o que já torna-se quase irreal a possibilidade de ultrapassagem – dependeria de uma grande campanha local na Copa do Brasil.

Pernambuco no ranking nacional:
2016 – 7º (23.489)
2015 – 7º (22.624)
2014 – 8º (21.520)
2013 – 8º (21.642)
2012 – 8º (22.765)

Percentual dos clubes na pontuação do estado em 2016:
Sport – 8.019 (34,13%)
Santa Cruz – 5.730 (24,39%)
Náutico – 5.401 (22,99%)
Salgueiro – 2.461 (10,47%)
Central – 789 (3,35%)
Serra Talhada – 459 (1,95%)
América – 255 (1,08%)
Porto – 171 (0,72%)
Ypiranga – 153 (0,65%)
Petrolina – 51 (0,21%)

Vale lembrar que a colocação da federação estadual, na lista organizada pela confederação brasileira de futebol, influencia diretamente no número de vagas de cada uma tanto na Copa do Brasil quanto na Copa do Nordeste (abaixo). Hoje, Pernambuco tem direito a três participantes nas duas competições.

Copa do Brasil (via estadual)
5 vagas – 1º e 2º (SP e RJ)
4 vagas – do 3º ao 5º (MG, RS e SC)
3 vagas – do 6º ao 14º (PR, PE, GO, BA, CE, RN, PA, AL e MT)
2 vagas – do 15º ao 22º (PB, MA, SE, DF, PI, AM, AC e MS) 
1 vaga – do 23º ao 27º (ES, RO, TO, AP e RR)

Copa do Nordeste (via estadual)
3 vagas – 1º e 2º (PE e BA)
2 vagas – do 3º o 9º (CE, RN, AL, PB, MA, SE e PI)

As várias maquetes oficiais do Arruda, com capacidade entre 30 mil e 120 mil

Apresentação da maquete da ampliação do Arruda, em 20 de janeiro de 1980. Foto: Arquivo/DP

No acervo do Diario de Pernambuco foi possível recuperar imagens dos projetos originais do Arruda, com maquetes distintas tanto no primeiro anel (aberto em 1972) quanto na ampliação (finalizada em 1982). Detalhes a seguir…

Em uma reunião no Pina, a “Comissão Pró-Estádio Tricolor” foi criada em 5 de abril de 1955. Já naquele dia, antes de qualquer projeto ou previsão de gasto, já se sabia o nome da praça esportiva: José do Rego Maciel. Entre 1963 e 1964, o arquiteto Reginaldo Esteves elaborou ajustes na planta para a construção do estádio, no lugar do acanhado campo com arquibancadas de madeira. No primeiro projeto oficial, seriam 30 mil lugares. Era bem parecido com o projeto final, com o anel (único) ondulado, mas com dimensões mais modestas.

Maquete original do anel inferior do Arruda. Foto: Acervo/DP

Em 30 de agosto de 1964 o apelido ‘Colosso do Arruda’ fez total sentido, com a apresentação de um estádio de 70 mil lugares. Ao final da construção, visando a Copa da Independência, em 1972, a capacidade máxima seria de 64 mil.

Maquete oficial do anel inferior do Arruda. Foto: Acervo/DP

Em 20 de janeiro de 1980 o projeto de ampliação foi apresentado no Palácio do Campo das Princesas ao então governador de Pernambuco, Marco Maciel – o filho do nome oficial do Mundão. Ao contrário do estádio coral conhecido hoje em dia, a maquete trazia o anel inferior prolongado a um tamanho gigantesco.

Apresentação da maquete da ampliação do Arruda, em 20 de janeiro de 1980. Foto: Arquivo/DP

A ampliação original (acima) deixaria o estádio com 100 mil lugares. É bom não precisar, porque o dado (e o investimento, em financiamento junto ao Bandepe) mudaria bastante (abaixo), tanto por novos cálculos quanto por informações desencontradas da comissão no longo ano de articulação junto à Prefeitura do Recife, visando a liberação com a arquibancada em cima do canal.

Previsão de gasto com a ampliação
28/01/1980 – Cr$ 70 milhões
23/03/1980 – Cr$ 80 milhões
30/11/1980 – Cr$ 120 milhões
10/05/1981 – Cr$ 215 milhões
26/07/1981 – Cr$ 282 milhões

Previsão de capacidade com a ampliação
20/01/1980 – 110 mil
28/01/1980 – 115 mil
23/03/1980 – 100 mil
10/05/1980 – 110 mil
10/01/1981 – 120 mil
26/07/1981 – 100 mil

Em 19 de maio de 1980, pela primeira vez em publicação no Diario, foi revelada a existência de duas propostas de reforma, com o segundo plano (inédito na ocasião) sendo escolhido posteriormente. Eis o texto original da reportagem:

“Na verdade, o aumento da praça de esporte dos tricolores não está tão fora da realidade quanto se pensa, ou se propala. Existem dois projetos. O primeiro, denominado projeto “A”, bastante regular, é de grande beleza arquitetônica e implica na desapropriação de algumas casas na Rua das Moças e na Rua Rosa Gatorno. O segundo, conhecido como projeto “B”, constaria em se fazer arquibancadas sobrepostas o que viria a dispensar as desapropriações, entretanto, o custo é bem mais elevado e não ficaria a obra tão majestosa como no primeiro projeto.”

Um informe publicitário no jornal, em 18 de janeiro de 1981, trouxe a imagem do projeto final da ampliação (abaixo), com dois anéis (o superior assimétrico) e a chamada “Valeu a pena modificar – Aprovado novo aprovado”. Após um ano de obras, o Torneio Reabertura do Arruda, em 1º de agosto de 1982, reuniu Santa, Náutico, Sport e Central. Na ocasião foram 86.738 espectadores, com a capacidade liberada para… 110 mil. A lotação nunca chegou a tanto (o recorde é de 96.990), mas a carga chegou a ser posta à venda na final de 1983.

Maquete da ampliação do Arruda. Foto: Acervo/DP

Em votação recorde, Arnaldo Barros vai presidir biênio de R$ 200 milhões no Sport

Arnaldo Barros, presidente eleito do Sport para 2017-2018. Foto: Sport/twitter (@sportrecife)

O situacionista Arnaldo Barros venceu com folga Wanderson Lacerda (61% x 38%) e irá comandar o o Sport no biênio 2017-2018. O dirigente, que acumulava a vice-presidência executiva e de futebol, terá um orçamento superior a R$ 200 milhões, somando as duas próximas temporadas – no ano vigente, o último de Martorelli, a projeção orçamentária já passa de R$ 113 mi. Nunca se viu tanto dinheiro na Ilha do Retiro, o que aumenta bastante a responsabilidade do advogado, que terá no futebol (com seguidas falhas em 2016) o carro-chefe desta administração, que larga na primeira divisão e com dois anos sem títulos.

Faturamento anual do Sport:
2011 – R$ 46.875.544
2012 – R$ 79.807.538 (+70,2%)
2013 – R$ 51.428.086 (-35,5%)
2014 – R$ 60.797.294 (+18,2%)
2015 – R$ 87.649.465 (+44,1%)
2016 – R$ 113.000.000* (+28,9%)
* Projeção (o balanço oficial sai em abril de 2017)

Como mote de campanha, a prioridade na Copa do Nordeste e na Sula (que começará no primeiro semestre), em detrimento do Estadual, onde deve jogar no hexagonal com um time mesclado. Tal cenário rendeu uma nota oficial da FPF, sob revolta. Essa visão, que contrapôs o adversário na eleição, acabou referendada pelos sócios contribuintes, responsáveis pela maior vantagem – antes, na apuração com patrimoniais, diferença era menor, 55% x 45%.

Sobre a eleição, que reuniu ex-presidentes nas chapas (com Gustavo Dubeux e Homero Lacerda no lado vencedor), o pleito já está na história. Registrou, com sobras, a maior votação entre clubes pernambucanos. Na verdade, o rubro-negro já detinha as cinco maiores votações, num reflexo da política do clube, com seguidos bate-chapas (este foi o 6º!). Considerando os 16,5 mil sócios aptos para o pleito de 2016, a participação do quadro social chegou a 24,6%.

Os bate-chapas com mais votos em Pernambuco:
1º) 4.063 – Sport (2016, Arnaldo Barros eleito com 2.509, ou 61,7%)
2º) 3.456 – Sport (2008, Silvio Guimarães eleito com 2.614, ou 75,6%)

3º) 3.441 – Sport (2012, Luciano Bivar eleito com 1.971, ou 57,2%)
4º) 2.997 – Sport (1974, Jarbas Guimarães eleito com 2.308, ou 76,6%)
5º) 2.816 – Sport (2000**, Luciano Bivar eleito com 1.805, ou 64,0%)
6º) 2.403 – Sport (1978, José Moura eleito com 2.091, ou 87,01%)
7º) 2.224 – Sport (1986*, Homero Lacerda eleito com 1.381, ou 62,0%)
8º) 2.146 – Náutico (2013*, Glauber Vasconcelos eleito com 1.575, ou 73,3%)
9º) 1.957 – Sport (2010, Gustavo Dubeux eleito com 1.922, ou 98,2%)
10º) 1.818 – Sport (2014, João Humberto Martorelli eleito com 1.542, ou 84,8%)
11º) 1.817 – Sport (2006, Milton Bivar eleito com 1.560, ou 85,8%)
12º) 1.787 – Santa Cruz (2012, Antônio Luiz Neto eleito com 1.636, ou 91,5%)
13º) 1.696 – Sport (2002, Severino Otávio eleito com 1.478, ou 87,1%)
14º) 1.632 – Náutico (2011, Paulo Wanderley eleito com 1.139, ou 69,7%)
15º) 1.544 – Náutico (2015*, Marcos Freitas eleito com 777, ou 50,3%)
16º) 1.435 – Santa Cruz (2010, Antônio Luiz Neto eleito com 1.134, ou 79,0%)
17º) 1.405 – Santa Cruz (2006*, Edson Nogueira eleito com 731, ou 52,0%)
18º) 1.387 – Santa Cruz (1975, José Nivaldo venceu com 1.195, ou 86,1%)
19º) 1.337 – Santa Cruz (2004, Romerito Jatobá eleito com 895, ou 66,9%)
* Vitória da oposição
** Desconsiderando os 719 votos impugnados judicialmente (3.548 ao todo)

Eleição presidencial do Sport para o biênio 2017-2018. Foto: Sport/twitter (@sportrecife)

Os calendários de Náutico, Santa Cruz e Sport em 2017, variando de 55 a 90 jogos

Calendário

O calendário de jogos oficiais será farto no Recife na temporada 2017. Com o Trio de Ferro presente no Nordestão, após um breve hiato, o número mínimo de apresentações é o do Náutico, com 55, dado já elevado, com média de um jogo de futebol a cada 5,7 dias, descontando o período de férias e pré-temporada.

No outro extremo, o Sport pode chegar a inacreditáveis 90 jogos. A marca soa irreal, pois teria que disputar o título nos quatro torneios com mata-mata previsto. De toda forma, isso representaria uma média de 3,4 dias entre cada partida. No caso tricolor, a pré-classificação às oitavas da Copa do Brasil reduziu a lista em 6 jogos. Entretanto, o clube também foi prejudicado pela decisão da Conmebol, que o tirou da Sula (com o torneio, a sua agenda poderia chegar a 84 partidas).

O calendário de competições oficiais no país, descontando amistosos, prevê 312 dias de ação, de 29 de janeiro (estreia no Campeonato Pernambucano) a 6 de dezembro (decisão da Sul-Americana). Abaixo, os cronogramas possíveis dos sete clubes pernambucanos inscritos em competições nacionais.

Sport (de 57 a 90 partidas em 2017, em 5 torneios)
Copa do Nordeste (26/01 a 24/05) – de 6 a 12 jogos (até 4 fases)
Estadual (28/01 a 07/05) – de 10 a 14 jogos (até 3 fases)
Série A (14/05 a 03/12) – 38 jogos (fase única)
Copa do Brasil (08/02 a 12/10) – de 1 a 14 jogos (até 8 fases)
Copa Sul-Americana (05/04 a 13/12) – de 2 a 12 jogos (até 6 fases)
Total em 2016: 66

Santa Cruz (de 56 a 72 partidas em 2017, em 4 torneios)
Copa do Nordeste (26/01 a 24/05) – de 6 a 12 jogos (até 4 fases)
Estadual (29/01 a 07/05) – de 10 a 14 jogos (até 3 fases)
Série B (13/05 a 25/11) – 38 jogos (fase única)
Copa do Brasil (26/04 a 12/10) – de 2 a 8 jogos (até 4 fases)
Total em 2016: 73

Náutico (de 55 a 78 partidas em 2017, em 4 torneios)
Copa do Nordeste (26/01 a 24/05) – de 6 a 12 jogos (até 4 fases)
Estadual (29/01 a 07/05) – de 10 a 14 jogos (até 3 fases)
Série B (13/05 a 25/11) – 38 jogos (fase única)
Copa do Brasil (08/02 a 12/10) – de 1 a 14 jogos  (até 8 fases)
Total em 2016: 54

Salgueiro (de 35 a 58 partidas em 2017, em 3 torneios)
Estadual (04/01 a 07/05) – de 16 a 20 jogos (até 4 fases)
Série C (07/05 a 15/10) – de 18 a 24 jogos (até 4 fases)
Copa do Brasil (08/02 a 12/10) – de 1 a 14 jogos (até 8 fases)
Total em 2016: 42

Central, América e Serra Talhada (de 22 a 36 partidas em 2017, em 2 torneios)
Estadual (04/01 a 07/05) – de 16 a 20 jogos (até 4 fases)
Série D (04/06 a 17/09) – de 6 a 16 jogos (até 6 fases)
Total em 2016: 24 (América), 22 (Central), 22 (Serra)

Saiba mais sobre o novo calendário do futebol brasileiro clicando aqui.

Santa Cruz negocia João Paulo com o Botafogo, na 30ª venda milionária de PE

João Paulo em ação no Santa Cruz. Foto: Ricardo Fernandes/DP

Após duas temporadas vestindo a camisa do Santa Cruz, João Paulo acertou com o Botafogo, rendendo R$ 3 milhões ao clube pernambucano. Trata-se da 30ª venda milionária do futebol local, considerando o Plano Real, desde 1994.

Considerando a moeda nacional, foi a maior transação da história tricolor, a 6ª no geral. Porém, na conversão com o dólar, o jogador fica atrás dos atacantes Pantera (1996) e Gilberto (2011), entre os corais, e 16º entre todos os nomes. A ressalva é importante por causa da cotação do real, tendo peso maior ou menor no mercado ao longo dos anos – apesar de o euro ser a moeda mais utilizada hoje em dia no futebol internacional, o blog opta pelo dólar uma vez que a moeda europeia só foi criada em 1999, sendo impossível calcular valores anteriores.

Os números de João Paulo ainda podem aumentar consideravelmente, uma vez que o clube coral detinha 100% dos direitos econômicos e negociou apenas 60%. Ao todo, o meia valeria na prática R$ 5 milhões. Em caso de venda total, JP subiria para 3º (real) e 7º (dólar). O dado final será mensurado pelo desempenho no alvinegro carioca. Longe do Arruda, mas ainda rendendo…

Sobre as negociações milionárias no estado (R$):
Nº de jogadores vendidos (30): Sport 15, Náutico 9, Santa Cruz 5, Porto 1
Nº de jogadores comprados (7): Sport 6, Náutico 1

Abaixo, a lista de atletas negociados. O levantamento considera as receitas obtidas pelos clubes locais, à parte de percentuais de investidores.