Ao Sport, missão dada é missão cumprida

Copa do Brasil 2012: 4 de Julho 0x2 Sport. Foto: Jailson Soares/Portal O DIA

No planejamento leonino, a primeira fase da Copa do Brasil deveria durar 90 minutos.

Nem um minutinho a mais. Torcedor, missão dada é missão cumprida. No papel, ótimo. A má lembrança da temporada passada deveria servir como base de aprendizado.

O trabalho foi executado quase à risca. Isso porque foram precisos 92 minutos…

Assim, o Sport teve uma noite de trabalho minucioso em Teresina, no Piauí.

Em uma partida sem muitas emoções, o primeiro lance efetivo foi logo marcante, com mais um golaço de Marcelinho Paraíba este ano.

Aos 37 minutos do primeiro tempo, o meia se aproveitou da frouxa marcação adversária e chutou de muito longe. Acertou o ângulo direito do goleiro. Que recuada…

Depois, uma partida arrastada, com o time pernambucano travado em campo, abusando dos erros, tanto no ataque quanto na zaga, um tanto desatenta. Freio de mão puxado?

O gol solitário parecia fixo no placar, insuficiente para o masterplan da Ilha.

Mas, aos 47 da etapa complementar, Marquinhos Gabriel (adiantado?) recebeu a bola pelo lado esquerdo e cruzou na medida para Renato, que cabeceou forte. Definitivo.

Lances no estádio Albertão, na estreia nacional diante do 4 de Julho.

O futebol não agradava a torcida até os descontos, mas a classificação saiu de forma antecipada, aliviando o calendário rubro-negro. Enfim, o elenco vai respirar em 2012…

Vitória por 2 x 0 e nada de renda no jogo de volta. Tampouco algum risco.

O Sport está na segunda fase do mata-mata e irá enfrentar o Paysandu. Jogo de ida em Belém, no Mangueirão. Vai precisar jogar um pouco mais, zero meia…

Copa do Brasil 2012: 4 de Julho 0x2 Sport. Foto: Jailson Soares/Portal O DIA

Penarol com espírito de Libertadores no Arruda

Copa do Brasil 2012: Santa Cruz 2x3 Penarol. Foto: Roberto Ramos/Diario de Pernambuco

Em Manaus, o Santa Cruz dominava as ações e vencia o Penarol por 2 x 0.

O rival sequer jogava em casa. Por falta de infraestrutura, teve que deixar Itacoatiara, a 265 quilômetros da capital amazonense. Exigência da Copa do Brasil.

Alheio a isso, o Tricolor estava assegurando a classificação de forma antecipada. Ganharia um prêmio de R$ 120 mil da CBF e uma semana de folga no calendário.

No segundo tempo, aos 13 minutos, Marinelson descontou. O Penarol “segurou” a derrota enxuta e evitou a queda amazonense logo na estreia.

A partida aconteceu há exatamente uma semana…

No lado coral, todos preferiram enxergar o lado positivo daquele resultado, que seria o fato de proporcionar uma boa arredacação no Arruda.

Sim, houve o jogo de volta no Mundão, na noite desta quarta-feira.

A renda bruta foi de R$ 100.900. O público oficial foi 11.677 torcedores.

Mas, na prática, nada de lucro.

Ficando sempre em vantagem, o Penarol fez 1 x 0, com o mesmo Marinelson, 2 x 1, com o atacante Fábio Bala, e 3 x 2, com Rondinelli, após rápida troca de passes.

Os primeiros gols até foram intercalados por Dênis Marques e Memo, mas o visitante, com Cristo e He-Man na formação, conseguiu reagir até o fim.

Aproveitou-se de uma zaga em má fase, incluindo Leandro Souza, outrora unanimidade.

Numa atuação apagadíssima desde os primeiros minutos, observando o raçudo adversário tocar a bola e ditar o ritmo, o Tricolor foi eliminado da competição nacional.

Mais uma vez diante de um time muito inferior. Novamente no Arruda.

Nos últimos seis anos, quatro eliminações na primeira fase, em casa. Vexame...

Copa do Brasil 2012: Santa Cruz 2x3 Penarol. Foto: Roberto Ramos/Diario de Pernambuco

Árbitro Fifa na FPF, de Wilson Souza a Sandro Meira Ricci

Fifa

Com o emblema da Fifa na braçadeira, o árbitro Sandro Meira Ricci foi incorporado ao quadro pernambucano. Foi contratado pela FPF após se desligar do Distrito Federal.

Ricci, um dos dez brasileiros com status Fifa, chega para suprir uma lacuna local desde outubro de 2007, quando Wilson Souza perdeu o distintivo da entidade.

Quatro anos e cinco meses sem um juiz de peso na Comissão Estadual de Arbitragem.

De cara, ele deve se tornar o árbitro da final do Estadual. Como há um sorteio pela frente, é preciso trazer outro árbitro gabaritado para garantir a tranquilidade na final.

Indicar um juiz de outra federação para jogos esporádicos faz parte da estrutura do futebol brasileiro, mas a “importação” definitiva é bem incomum…

Ricci é o terceiro árbitro importado pela FPF nos últimos dez anos. Antes dele, apenas Antônio Hora Filho, de Sergipe, e Emerson Batista, da Paraíba. Razoáveis, e olhe lá.

Ou seja, Sandro Meira Ricci é o principal juiz já contratado em Pernambuco. Estava mesmo na hora de ocorrer alguma mudança efetiva, com o nível máximo.

Os 52 primeiros convocados da Seleção Olímpica

Medalhas dos Jogos Olímpicos de 2012. Foto: Getty Imagens/divulgação

Mano Menezes divulgou a lista de pré-convocados para a Seleção que tentará a inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, esta temporada.

Na verdade, foram 52 atletas, seguindo a norma do COI. A lista do técnico do Brasil será reduzida para 35 em 8 de junho. A convocação final, com 23 nomes, será em 6 de julho.

O torneio de futebol Olimpíada de Londres será disputado de 25 de julho a 11 de agosto.

Qual seria a escalação de sua Seleção Olímpica com os convocados de Mano?

Goleiros
Diego Alves (Valencia), Gabriel (Cruzeiro), Jefferson (Botafogo), Julio César (Inter de Milão), Neto (Fiorentina), Rafael Cabral (Santos) e Renan Ribeiro (Atlético-MG).

Laterais
Adriano (Barcelona), Alex Sandro (Porto), Daniel Alves (Barcelona), Danilo (Porto), Fágner (Vasco), Gabriel Silva (Novara), Galhardo (Flamengo), Marcelo (Real Madrid) e Rafael (Manchester United).

Zagueiros
Bruno Uvini (Tottenham), David Luiz (Chelsea), Dedé (Vasco), Juan (Inter de Milão), Lucas Mendes (Coritiba), Luisão (Benfica), Marquinhos (Corinthians), Romário (Internacional) e Thiago Silva (Milan).

Volantes
Allan (Vasco), Casemiro (São Paulo), Elias (Sporting), Fernandinho (Shakhtar Donetsk), Fernando (Grêmio), Rômulo (Vasco) e Sandro (Tottenham).

Meias
Bernard (Atlético-MG), Douglas Costa (Shakhtar Donetsk), Dudu (Dínamo de Kiev), Elkeson (Botafogo), Paulo Henrique Ganso (Santos), Giuliano (Dnipro), Hernanes (Lazio), Lucas (São Paulo), Oscar (Internacional) e Philippe Coutinho (Espanyol).

Atacantes
Alexandre Pato (Milan), André (Atlético-MG), Henrique (Granada), Hulk (Porto), Jonas (Valencia), Leandro Damião (Internacional), Neymar (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Wellington Nem (Fluminense) e Willian José (São Paulo).

Medalhas dos Jogos Olímpicos de 2012. Foto: Getty Imagens/divulgação

Libertaram a Libertadores nas grandes operadoras

Fox Sports

Acordo costurado, enfim.

O canal Fox Sports, detentor dos direitos de transmissão da Taça Libertadores da América na TV fechada, acertou a sua entrada no catálogo da Sky, uma das duas maiores operadoras de televisão por assinatura do país, ao lado da Net.

Entrou no canal 28, no lugar do Speed Channel. Exatamente às 12h desta quarta-feira. Se junta à ESPN e SporTV, ambos com seus canais de apoio. Trio de ferro.

O impasse, gerou a exibição “secreta” de várias partidas da Libertadores, estava ocorrendo há mais de um mês (veja aqui).

Agora, uma concorrência mais acirrada nas emissoras esportivas. Ao assinante, a certeza de que finalmente os maiores torneios estarão presentes nos pacotes.

Existem 13 milhões de assinantes no Brasil, somando todas as operadoradoras.

Com as empresas menores, o alcance da Fox Sports era de 20%. Agora, deve subir para 60%. Para chegar a 100%, só quando firmar um contrato com a Net…

E isso não deve demorar, pois a pressão dos assinantes da operadora mais popular do país, a única de fora deste bolo, deve encaminhar o desfecho dessa articulação.

Com ESPN, SporTV e Fox Sports nas mesmas condições, a briga para comprar os direitos de futuros torneios deverá aumentar consideravelmente…

Operadoras de TV por assinatura do Brasil

Intermediários de PE na Série D diante de PB, CE e RN

Série D do Brasileiro

Pela primeira vez, o futebol pernambucano será representado na 4ª divisão nacional apenas com clubes intermediários. O estado tem direito a duas vagas.

A classificação à Série D será através do Estadual, com os melhores colocados fora Náutico, Salgueiro, Santa Cruz e Sport, já garantidos em níveis superiores.

Ou seja, oito clubes começaram nesta briga. Confira a classificação atual aqui.

As duas futuras equipes ficarão no grupo 3 do Nacional, de acordo com a tabela básica divulgada pela Confederação Brasileira de Futebol (veja aqui).

A chave, composta com por cinco times, terá a presença do Campinense, rebaixado na última Terceirona, e dos classificados de Ceará e Rio Grande do Norte, a definir.

A fórmula do torneio é a mesma de 2011, indo de 27 de maio a 30 de setembro.

Os dois melhores de cada um dos cinco grupos avançam às oitavas de final. Basta passar nas duas primeiras fases de eliminação direta e o acesso estará assegurado…

Quem são os times pernambucanos favoritos às vagas na Série D de 2012?