Sábado com paz selada nos Aflitos

Pernambucano 2012: Náutico 3x0 Araripina. Foto: Bernardo Dantas/Diario de Pernambuco

Um sábado de paz. Era tudo o que o Náutico precisava em campo.

A campanha é ruim? De forma alguma.

A vitória por 3 x 0 sobre o Araripina, nos Aflitos, colocou o time vermelho e branco na liderança provisória do campeonato estadual. Invencibilidade de 27 jogos em casa.

Apesar disso, a torcida seguia às turras com o técnico Waldemar Lemos.

Parte dos alvirrubros gastavam o gogó reclamando de absolutamente tudo durante o jogo, atrás do banco de reservas.

O treinador, por sua vez, vinha gastando vários minutos nas entrevistas coletivas apenas para desabafar sobre esta pressão, desnecessária na visão dele.

Que time e torcida precisam caminhar juntos, é uma receita básica do futebol.

Contudo, o desempenho em campo era, sim, insatisfatório. Nem mesmo os 29 pontos na classificação conseguiram mudar essa imagem.

Pouca criatividade no meio-campo, defesa inconstante, bem diferente da campanha na Série B, e um ataque que ainda procura um novo Kieza.

Vários torcedores começam a achar que o Alvirrubro encontrou foi um novo Kuki, o cearense Siloé, que chegou a 7 gols nesta noite.

Não por acaso, ele vem tendo dicas de finalização com o próprio ídolo timbu.

Ao abrir o placar com apenas 7 minutos, numa cabeçada, Siloé amenizou qualquer possível rusga torcida/equipe. Na verdade, deu uma pausa…

Pois o Náutico acabou entrando numa sonolência, aceitando a marcação do Bode. Mais, aceitou a pressão. O time sertanejo criou bastante. Gideão teve trabalho.

Mas a noite parecia mesmo indicada para selar a paz. Aos 45 minutos, Souza cobrou uma falta pela esquerda e o criticado zagueiro Gustavo ampliou…

No segundo tempo, diante de um adversário consumido pelo desgaste do primeiro tempo, a partida seguiu num ritmo morno, com quatro volantes alvirrubros.

Mesmo assim, Dorielton, outro que vem sofrendo com o apupos da galera, marcou o terceiro, aos 14. No fim, o Araripina ainda mandou um pênalti no travessão.

Os 10.409 torcedores presentes deixaram o estádio na ponta da competição, em paz com Waldemar Lemos. O Náutico só tem a ganhar com isso.

Pernambucano 2012: Náutico 3x0 Araripina. Foto: Bernardo Dantas/Diario de Pernambuco

Representante pernambucano na Copa do Brasil via ESPN

O canal ESPN vem divulgando um comercial sobre o início da Copa do Brasil de 2012 com oito destaques da competição. De Pernambuco, um jogador.

Estão lá Kléber (Grêmio), André (Atlético-MG), Loco Abreu (Botafogo), Marcos Assunção (Palmeiras), Luís Fabiano (São Paulo), Fábio (Cruzeiro), Rafinha (Coritiba) e…

Confira no vídeo. O torneio começará em 7 de março.

Os dirigentes com nomes históricos no Recife

Cartolas

Com a pedra fundamental do CT do Santa Cruz, mais um dirigente local foi homenageado em um grande empreendimento dos três grandes clubes de Pernambuco. Considerando estádio e CT, conheça todos os seis cartolas que emprestam os seus nomes.

Aflitos (1939) – Eládio de Barros Carvalho
Presidente do Náutico em 14 mandatos entre 1948 e 1963. Sob seu comando, no década de 1950, o estádio timbu ganhou o formato que durou até 1996, quando voltou a ser ampliado. Eládio ganhou o título que abriu o caminho do hexa.

CT timbu (1999) – Wilson Campos
Ex-senador, Wilsão, como era conhecido, foi presidente em 1964, ganhando de forma invicta o título pernambucano. Foi dirigente na gestão do hexa, em 1968. Depois, foi colaborador do clube. Pai de André Campos, presidente campeão em 2001.

Arruda (1965) – José do Rego Maciel
O Santa Cruz chegou ao bairro do Arruda em 1943, arrendando o terreno onde hoje existe o Mundão. A posse veio doze anos depois, quando José do Rego Maciel, então prefeito do Recife, comprou a área em nome do município e doou ao clube.

CT coral (2012) – Rodolfo Aguiar
Presidente no biênio 1979/1980. Foi campeão estadual no primeiro ano e no segundo levou o clube ao exterior, com a invicta excursão que rendeu a Fita Azul. Participou de inúmeras diretorias, sendo apontado como um dos “caciques” do Santa.

Ilha do Retiro (1937) – Adelmar da Costa Carvalho
Um dos homens mais ricos do Recife em seu tempo, Adelmar foi o presidente do cinquentenário rubro-negro, em 1955. Ganhou o título, ampliou a sede e a Ilha, que seria o maior estádio particular do Nordeste até a inauguração do Arruda, em 1972.

CT leonino (2008) – José de Andrade Médicis
Comprou o terreno da Ilha do Retiro em 1936, inaugurou o estádio no ano seguinte e ganhou o primeiro título profissional do clube, em 1938. Nos anos seguintes, ergueu quadras de tênis, piscina e quadras poliesportivas. Se último mandato foi em 1947.

Para ensinar, treinar e formar atletas corais

Lançamento da pedra fundamental do CT do Santa Cruz. Foto: Jamil Gomes/Santa Cruz

Preparação e formação de atletas.

O trabalho profissional com o presente  e a necessidade de revitalizar o futuro.

Tudo isso está claro no nome oficial do Ninho das Cobras, o novo passo coral na infraestrutura, que vem para preencher uma lacuna antiga…

Centro de Treinamento e Ensinamento de Futebol Rodolfo Aguiar.

Localizado em Paratibe, o CT vai contar com três campos oficiais, mini-campo, alojamento, academia, centro administrativo e restaurante.

Uma infraestrutura para equiparar o Tricolor aos rivais, que já se articulam há algum tempo para a modernização dos respectivos centros de treinamento.

Locais com mais de 6 milhões de reais investimento, cada.

Até mesmo no interior do estado já havia avanço, com a estrutura completa do Porto e o primeiro estágio do Salgueiro, pioneiro no Sertão.

Isso só mostra que a pedra fundamental para a contrução de um CT era indiscutivelmente uma prioridade para o Santa Cruz.

A pedra foi lançada, neste sábado. As obras começam em setembro. Até lá, planejamento para a captação de recursos e a utilização responsável deste montante.

Dinheiro para gerar dinheiro. Estrutura para gerar futebol.

Saiba mais sobre o lançamento do CT coral clicando aqui.

Lançamento da pedra fundamental do CT do Santa Cruz. Foto: Jamil Gomes/Santa Cruz

Anderson Silva em versão cinematográfica

Apontado como o melhor lutador de artes marciais mistas (MMA) no mundo, o brasileiro Anderson Silva vai ganhar de vez as telas…

Não com o UFC, cuja aguardada luta contra o norte-americano Chael Sonnen deve acontecer neste ano, mas no cinema, com um filme sobre o astro, sobre esta luta….

Abaixo, o trailer do filme Anderson Silva: Como água.

A rotina de treinos, táticas, preparação e confiança do lutador.

Para saber mais sobre o mundo do MMA, confira o blog Ringue Diário.

Censo dos censos de torcida

Confira as pesquisas de torcidas em Pernambuco, de quatro institutos de diferentes, nos últimos quatro anos. Em todos os casos, a presença do número padrão do estudo e as margens de erro, para mais e para menos, que variam com percentuais distintos.

Opine (2,4%), Maurício de Nassau (2,3%), Ibope (1,2%) e Plural (2,8%).

O gráfico abaixo faz parte da reportagem sobre as pequisas quantitativas já realizadas no Brasil em Pernambuco. No país, a Gallup realizou a primeira em 1983…

Torcidas de Pernambuco