Veículos velhos abandonados na antiga Delegacia de Roubos e Furtos

Desde abril de 2012, a Delegacia de Repressão aos Roubos e Furtos de Veículos da Polícia Civil de Pernambuco deixou de funcionar na Avenida Liberdade, no bairro de Tejipió. No entanto, em frente e ao lado do antigo prédio, dezenas de carros velhos estão abandonados há anos. Moradores da localidade reclamam da sujeira no local e temem que as carcaças possam acumular o mosquito transmissor da dengue e outras doenças. A delegacia agora funciona na sede do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife.

Carros estão amontoados uns sobre os outros. Fotos: Wagner Oliveira/DP

A cena da montanha de carros chama atenção de quem passa pela Avenida Liberdade. Em alguns pontos, os veículos estão uns sobre os outros, o que gera um risco de queda. Também é grande a quantidade de mato crescido entre os veículos. Quem mora e trabalha nas proximidades diz que tem medo de passar pela frente da antiga delegacia. “Fica muito esquesito esse lugar, principalmente à noite. Além disso, as pessoas podem roubar as peças dos carros e alguns animais podem ficar escondidos nessa área. Até mesmo o mosquito da dengue”, declarou uma dona de casa que preferiu não ter o nome publicado.

Moradores das proximidades reclamam do abandono do local

O blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) que enviou uma resposta sobre a situação. Confira a nota:

Os veículos que estão na antiga Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos são apreensões realizadas pelas polícias civil e militar de Pernambuco, em situação de crimes ou contravenção penal. Esses bens só podem ser devolvidos ou destruídos com a autorização expressa da Justiça, já que fazem parte de um processo legal. A Polícia Civil estuda junto com o Ministério Público e o Tribunal de Justiça formas de reduzir o número de veículos guardados em delegacias e depósitos em todo o Estado, como a realização de leilões. Importante ressaltar ainda que a PCPE realiza periodicamente a limpeza do local e a prevenção a animais causadores de doenças.