O bairro de Boa Viagem sempre tem destaque na imprensa local quando se fala no quesito segurança. Com uma área territorial de aproximadamente 739 hectáres e uma população estimada em mais de 123 mil habitantes, o bairro é um dos mais caros do Recife. Lá, moram algumas das famílias mais ricas da capital, estão concentradas grandes lojas e empresas e também a Avenida Boa Viagem, principal cartão postal do bairro. Esta semana, a Polícia Militar se reuniu com os comerciantes da orla para discutir o problema de arromabamentos dos quiosques que têm acontecido sobretudo durante a madrugada. A solução encontrada foi um reforço policial na localidade e uma parceria entre os barraqueiros e porteiros dos prédios da Avenida Boa Viagem, do programa de Olho na Rua, para que a polícia seja acionada quando qualquer movimentação estranha for percebida nas imediações das barracas.
A iniciativa pode até surtir efeitos positivos, pelo menos no que depender do efetivo de militares destinado à localidade. Atualmente, 11 viaturas e 11 equipes de policiais motorizados são responsáveis por fazer as rondas nos bairros de Boa Viagem, Pina e Setúbal. Na Avenida Boa Viagem, até as 23h, todos os dias, ainda existe um efetivo de seis equipes de PMs de bicicletas. O número de militares destinados a essas áreas nobres não é o mesmo para outras áreas do Recife. Um exemplo da disparidade pode ser visto na Área Integrada de Segurança da Várzea, que cobre a segurança de 24 bairros com o total de apenas 12 viaturas. Já as 11 guarnições de Boa Viagem, Pina e Setúbal circulam apenas durante a madrugada. Durante o dia, a quantidade deve ser ainda maior. No entanto, os moradores do bairro ainda não se sentem seguro na rua. “Venho caminhar todos os dias no calçadão, mas só vem à tarde, porque à noite existem alguns trechos perigosos. A violência está muito grande, mas isso não é so aqui. E um problema geral”, destacou o aposentado Juarez Freitas, 81 anos.
ESSE AUMENTO NA ZONA SUL, OU MELHOR EM BOA VIAGEM SE DARÁ DA SEGUINTE FORMA, TIRANDO OS POUCOS POLICIAIS EXISTENTES EM OUTROS BAIRROS MENOS FAVORECIDOS FINANCEIRAMENTE E COLOCAR NA FRENTE DOS EDF. DOS EMPRESÁRIOS NA BEIRA-MAR DE BOA VIAGEM, EUQUANTO ISSO SUAPE, CABO DE SANTO AGOSTINHO JABOATÃO E CIRCUVIZINHANÇAS SE TORNOU UM CAOS ONDE NÃO EXISTA UM DIA QUE Ñ ACONTEÇA HOMICIDIOS E O QUE FOI FEITO? AUMENTARAM O EFETIVO COMO NA ORLA DE BOA VIAGEM ? NÃOOOO!!
INFELIZMENTE SERÃO OS MENOS FAVORECIDOS QUE IRÃO SOFRER COM ESSE “AUMENTO DE EFETIVO” EM BOA VIAGEM, POIS ELES VÃO TIRAR DE ONDE JÁ Ñ TINHA EFETIVO PARA TAPAR O BURACO EM BOA VIAGEM.