Novas denúncias de assaltos no Pina

Clientes que saíram do Shopping RioMar, na Zona Sul do Recife, viveram momentos de pânico no último final de semana. Na noite do sábado, bandidos tentaram assaltar um motorista nas proximidades da entrada no centro de compras. Houve troca de tiros e a dupla de assaltantes foi presa. No domingo, na saída do shopping, um homem afirmou ter sido vítima de um arrastão, mas nenhum criminoso foi capturado.

A comandante do 19º Batalhão da PM, tenente-coronel Conceição Antero, negou que houve assaltos em série, mas admitiu que o policiamento na localidade estava menor, porque o efetivo ainda estava voltado para acompanhar os últimos blocos carnavalescos.

Abordagens acontecem na região do Túnel do Pina (ROBERTO RAMOS/DP/D.A PRESS)

O engenheiro Bernardo Lopes, 25 anos, foi uma das vítimas no domingo. Por volta das 19h30, ele e a namorada deixaram o centro de compras e ficaram com o carro parado num engarrafamento. Foi nesse momento, segundo ele, que quatro homens começaram a bater nos vidros no veículo. “Um deles meteu a mão em mim e disse que iria dar um tiro. Entreguei relógio, carteira, bolsa”, contou.

Os criminosos não usavam capuz. “Vi outros homens assaltarem mais quatro carros. Quando consegui chegar no Túnel do Pina, onde tinha uma viatura da PM, havia vários motoristas denunciando os assaltos”, disse Lopes.

A comandante do 19º BPM afirmou que só tomou conhecimento do caso de uma senhora assaltada no domingo. “O que acontece é que muita gente sai do shopping e acaba entrando na favela, por isso é assaltada.” Sobre o registro do sábado, Conceição Antero pontuou que a troca de tiros aconteceu porque a vítima reagiu à abordagem. “Logo depois os assaltantes foram presos. Eles são da comunidade da Joana Bezerra”, contou. O caso foi registrado pela Central de Flagrantes da Polícia Civil.

Já o delegado de Boa Viagem, Erivaldo Guerra, afirmou que nenhuma queixa foi registrada pela delegacia, mas pontuou que os boletins de ocorrência registrados na internet, como o feito por Bernardo Lopes, demoram a ser encaminhados para investigação. A assessoria de imprensa do RioMar informou que não iria se pronunciar sobre os assaltos.

Por Raphael Guerra, do Diario de Pernambuco