Número de assassinatos aumenta no mês de janeiro

Por Raphael Guerra

O mês de janeiro registrou aumento de 20,7% nos assassinatos, em comparação com o mesmo período de 2014, em Pernambuco. Até o dia 30, pelo menos 309 pessoas foram mortas. No ano passado, foram contabilizadas 256. O resultado negativo ainda sofrerá maior variação, já que os assassinatos que aconteceram no dia 31 ainda não foram contabilizados.

As estatísticas da SDS demonstram que as primeiras mudanças feitas no Pacto pela Vida, pelo governo do estado, não surtiram o efeito esperado. No primeiro dia útil do ano, a nova cúpula das polícias Civil, Militar e Científica tomou posse no Palácio do Campo das Princesas. Na ocasião, Câmara anunciou esforços para garantir redução da violência em Pernambuco para uma chegada tranquila do período carnavalesco.

Ao longo do mês passado, comandantes da PM e delegados titulares também foram trocados na tentativa de trazer novo gás. Outra ação foi aumentar o efetivo da PM em Jaboatão dos Guararapes – um dos municípios que teve maior crescimento no número de mortes em 2014.

O aumento nos assassinatos registrados em Pernambuco começou em março de 2014. Deste então, o governo do estado não conseguiu mais reduzir as estatísticas. O ano fechou com crescimento de 9,4% de aumento em relação a 2013. Em oito anos do programa de segurança Pacto pela Vida, criado pelo ex-governador Eduardo Campos, foi a primeira vez que as estatísticas contabilizadas fecharam o período de 12 meses com saldo negativo.

One thought on “Número de assassinatos aumenta no mês de janeiro

  1. Esse governo fez àquelas reuniões do pacto pela vida só pra se sair, montar uma aparência. O governo atual é do mesmo partido do que saiu, então, por que o governador e a SDS(QUE É A MESMA) anterior não tomou medidas já que viam o aumento dos assassinatos? Por que não convocou os PMs e Policiais Civis e agentes Penitenciários antes, no ano de 2014? Ai entrou o novo governador faz suas “reuniões de mídia” contratando PMs e Agentes Penitenciários! Polícia Civil não contrata! sabendo que tem concursados aprovados (dentro do prazo de validade(até 28 fevereiro 2015) com direito a convocação e com todos os testes físicos feitos e não contrata) Só esperando a academia de Polícia Civil PE. ABSURDO!!!