Viaturas da Polícia Militar com câmeras neste carnaval

Para reforçar a segurança dos foliões, um projeto piloto de videomonitoramento será testado nos principais desfiles dos blocos de Recife e Olinda. Cinco viaturas com câmeras integradas na parte da frente e de trás irão ajudar na identificação de suspeitos e acompanhamento das abordagens realizadas pelos policiais militares. Neste ano, a Secretaria de Defesa Social (SDS) anunciou um reforço de 17% no número de policiais nas ruas. O aumento foi garantido porque parte do efetivo vai trabalhar em mais de um plantão durante as prévias e nos dias de carnaval. Outra meta é reduzir o número de homicídios. No ano passado, 59 pessoas foram assassinadas no estado.

É a primeira vez que as câmeras acopladas nas viaturas da PM serão usadas em eventos de grande porte. Será um teste de fogo, pois, a depender do resultado, o sistema também pode ser adotado na Copa das Confederações. No total, há 25 viaturas equipadas – todas pertencem ao 19º batalhão, responsável pela segurança do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife.

Cúpula da segurança falou sobre o esquema de segurança. Foto: SDS/Divulgação

Além dessas cinco câmeras que vão circular por pontos estratégicos, outras 395 fixas estarão espalhadas nos focos de folia. O Galo da Madrugada, principal evento do Recife, terá 68 espalhadas ao longo do percurso do desfile e nas ruas adjacentes. No Sítio Histórico de Olinda, um dos pontos de maior movimentação, há 16. “Se observarmos a necessidade de reforço, vamos aumentar o número de câmeras fixas nesses locais”, garantiu o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

Do Diario de Pernambuco

 

2 thoughts on “Viaturas da Polícia Militar com câmeras neste carnaval

  1. O batalhão da polícia militar de pernambuco responsável por Boa Viagem e zona sul não é o 18 e sim o 19 BPM PMPE.

  2. Oi, Alves, obrigado pelo alerta. Sim, o 18º BPM é responsável pelo policiamento do Cabo de Santo Agostinho. Boa Viagem e toda a Zona Sul do Recife são de responsabilidade do 19ª. Informação corrigida. Obrigado.