Oito dos 100 municípios brasileiros com as maiores taxas de homicídio de mulheres são pernambucanos. Os dados constam do relatório final da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional, que investiga a violência contra a mulher no país.
Quatro dos oito municípios estão na Região Metropolitana do Recife: Abreu e Lima (10,1), Ipojuca (9,8), Cabo de Santo Agostinho (9,6) e Paulista (8,8), cujas taxas são superiores à pernambucana, que é de 5,4 mortes por cem mil mulheres. O índice estadual coloca Pernambuco na décima posição do ranking nacional.
A situação de Bezerros, no Agreste, é a mais preocupante. Com 13,1 homicídios por 100 mil mulheres, o município apresenta uma taxa superior a do Espírito Santo, que ocupa o topo do ranking dos estados brasileiros, com o índice de 9,8. O quadro fica bem pior se comparado com o Piauí, que tem a melhor situação, com taxa de 2,6.
Bezerros fica abaixo de Paragominas, município do Pará, com a pior taxa nacional: segundo o Mapa da Violência de 2012, de 24,7, quase igual à segunda pior taxa, de Piraquara, no Paraná, que alcançou 24,4.
Leia matéria completa na edição impressa do Diario de Pernambuco desta terça-feira
tambem um pais emergente de quinto mundo,sem contar com as corrupções,escandalos e impunidades politicas,vai disso a pior.
Caro amigo Wagner, fiquei com uma duvida quanto a localização da cidade de Bezerros (PE) em seu texto. Sugiro uma correção: o município de Bezerros está localizado no Agreste Central, e não na Mata Sul, segundo site do PE-AZ (http://www.pe-az.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1162:bezerros&catid=12&Itemid=171
Abraços,
Oi, Anderson, bom dia.
Obrigado pelo alerta. Bezerros fica no Agreste, sim.
Não tinha reparado o erro. Muito obrigado