A Secretaria de Defesa Social (SDS) reuniu a imprensa nesta quinta-feira para anunciar que Pernambuco teve uma redução histórica no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Os números oficiais contabilizaram que foram registradas 222 mortes em todo o estado no mês de julho. Uma diminuição de 24,5% em relação ao ano mesmo periodo do ano passado. Felizes, os gestores da segurança pública comemoraram ainda o fato de que o índice de mortes por 100 mil habitantes também caiu. Em 2006, eram, em média, 54,09, agora esse número chega a 36,5 assassinatos. “Nossa meta é ainda maior. Queremos chegar, até 2014, a 26 assassinatos por 100 mil habitantes. Essa é a média nacional”, disse o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.
Sem o empenho dos efetivos das polícias civil e militar, é claro que a SDS não conseguiria diminuir a criminalidade no estado. Essa, inclusive, tem sido uma reclamação constantes das duas corporações. Os policiais reclamam das precárias condições de trabalho e da grande cobrança por resultados positivos. A Polícia Civil que está em greve há dez dias, por exemplo, está lutando por aumento salarial, melhoria nas condições de trabalho e pedindo novos equipamentos de segurança. Sabe o que eles tiveram de resposta do governo? Que além de não haver possibilidade de negociações, todos os líderes do movimento grevista serão responsabilizados disciplinarmente e criminalmente. Eles podem, inclusive, ser demitidos ao final do processo instaurado.
O secretário Wilson Damázio informou que o serviço de inteligência da SDS está sendo responsável pela identificação dos policiais. “Na prática, a adesão à greve é de apenas 10% dos civis. Não há reflexos de prejuízo à população. Os policiais sabem do compromisso com o povo pernambucano. Quem está descumprindo a determinação judicial de voltar ao trabalho será punido. Os policiais que aderiram à greve já tiveram o ponto de pagamento cortado em julho”, afirmou Damázio.
Na tarde dessa quinta-feira, mesmo com a proibição do Tribunal de Justiça de Pernambuco, manifestantes realizaram passeata pela Avenida Agamenon Magalhães até a sede do governo, no Centro de Convenções, em Olinda, onde fizeram assembleia para decidir pela continuação da greve, que teve início no último dia 23. PMs foram acionados para conter a passeata, mas, por determinação da SDS, apenas acompanharam os civis. Após assembleia, os grevistas optaram por fazer rodízio nas delegacias que estão funcionando em regime de plantão. Antes os atendimentos durante a madrugada estavam sendo feitos nas delegacias de plantão de Olinda, Prazeres e Várzea. Contudo, o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol) decidiu que, a partir desta próxima sexta-feira, só vão funcionar as delegacias de plantão de Boa Viagem, Casa Amarela e Paulista.
Com informações do Diariodepernambuco.com.br
Não entendo, o secretário afirmou juntamento com Osvaldo Morais que, os 640 reservas da polícia civil estariam juntos com PMs nas academias em setembro, mas até agora não foi publicado nem o edital de convocação dos instrutores, com pode isso? a Pm já tem até a data de apresentação. será que o Governo vai nos deixar de fora de novo?
SE A SDS CONSEGUIU ESSA REDUÇÃO DE HOMICIDIO FOI GRAÇAS AOS POLICIAS QUE SÃO A BASE DA INSTITUIÇÃO QUE FIZERAM, POIS OS DELEGADOS FICAM EM SEUS GABINETES COM AR-CONDICIONADO, CELULAR GRATUITO E VIATURA COM GASOLINA GRÁTIS PARA DAREM DE GESTORES, MAS, NÃO FAZEM NADA PARA JUSTIFICAR OS R$ 8.000,00 QUE GANHAM…. SEM OS POLICIAIS ..NÃO TEM DELEGADO BOM PARA FAZER INVESTIGAÇÃO,LEVANTAMENTO E INQUERITO…. LAMENTÁVEL ESSA POSTURA DOS GESTORES….
Wagner cadê as noticias da convocação dos aprovados da policia civil?
Estamos sem saber de nada e o Sr podia ajudar agente acabar com esta agonia!
Valeu Wagner!
Clécio e Cliviaana ainda estou esperando a resposta quanto à convocação dos aprovados da Polícia Civil. Assim que tiver o retorno, informo a vocês. Obrigado.
WAGNER!EM MEIA EM MEIA HORA TÔ OLHANDO SEU BLOG!
ESPERANDO ALGUMA NOTICIA SOBRE ESTA CONVOCAÇÃO.
É MUITA ANGUSTIA E PREOCUPAÇÃO!
ASSIM QUE SAIR ALGUMA COISA POSTA AE.
MILHARES DE PESSOAS ESTÃO ESPERANDO POR ESTA NOTICIA!
VALEU WAGNER!
Engraçado, o secretário afirma que apenas 10% da categoria aderiu a greve. Antes da greve a média diária de registros de Boletins de Ocorrências era de cerca de 1500. Atualmente mal tem chegado aos 400. Boa parte deles são os que não podem parar mesmo, devido ao compromisso da categoria com a sociedade, pois são de caráter essencial, a exemplos dos Flagrantes e homicídios. Se o a adesão não é maior, é por conta do Assédio Moral histórico que existe em nossa instituição, e que se aflora nesses momentos, com ameaças de todos os tipos. É de forma tal que muitos vêem como uma coisa normal, já aceitaram. E ninguém faz nada, principalmente nosso governo, que usa isso para se favorecer, e tem hoje como principal armas chefias e PJES.
Isso precisa de um basta!
WAGNER COMO ANDAM AS NOTICIAS!
NÃO ESQUEÇA DE NOS INFORMAR SOBRE A POSSIVEL CONVOCAÇÃO!!!
VALEU!