Assim como já acontece em Setúbal, na Zona Sul do Recife, vários edifícios localizados no bairro do Rosarinho, na Zona Norte, estão envolvidos num projeto em parceria com a Polícia Militar. Adesivos com as descrições “Propriedade monitorada – Rede de vizinhos protegidos” são vistos em dezenas de condomínios da região.
Ewerton Gayo é síndico de um desses prédios e conta que a comunicação entres os responspáveis pelos edifícios e o comando do 19º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na área, é de grande importância. O projeto recebe ainda o apoio da Prefeitura do Recife e da Polícia Civil de Pernambuco e tem deixado os moradores do local mais confiantes.
“Entrei nesse grupo do WhatsApp em outubro do ano passado, mas o grupo já existia. Somente síndicos e subsíndicos podem fazer parte, o que já traz um certo filtro nas informações. Além disso, o grupo tem várias regras e o comando do batalhão da área faz parte também”, destacou Ewerton. Ainda segundo ele, informações sobre suspeitos de crimes, fotos e filmagens podem ser compartilhadas no grupo.
“Atualmente, existem 79 pessoas no grupo. Com isso, as informações compartilhadas pelos moradores e encaminhadas pelos síndicos ou subsíndicos podem ser avaliadas pelos responsáveis pelo policiamento na localidade”, destacou. “Sei que isso não é garantia de que vamos estar livres de assaltos, mas pelo menos ajuda a diminuir o medo de andar pelas ruas do bairro”, disse um morador do bairro que preferiu não ter o nome publicado.
Leia mais sobre o assunto em:
Moradores de Setúbal unidos para combater insegurança na localidade
A iniciativa é ótima contanto não devemos esquecer que os moradores desses bairros são seres humanos! O que implica na incrível capacidade criativa de criar histórias sobre a vida alheia. Espero que esse canal importantíssimo para melhorar a segurança do bairro não seja utilizado para dar vazão a desentendimentos entre vizinhos propagando boatos e constrangendo pessoas e seus familiares. Temos aqui um bom exemplo do que o whatsapp e pessoas de bem podem fazer:
http://oglobo.globo.com/rio/homem-mulher-vitimas-de-boatos-sao-espancados-na-regiao-dos-lagos-no-rio-21168325