SDS divulga nesta quinta-feira redução de crimes durante os dias de folia

Apesar da morte do soldado da Polícia Militar Moisés Félix da Silva, 35 anos, durante o desfile de um bloco na Ilha de Itamaracá, a Secretaria de Defesa Social (SDS) divulga hoje os números da maior redução de crimes nos quatro dias de folia já registrada no estado. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, disse ontem ao Diario que o carnaval foi considerado bastante tranquilo em Pernambuco. “A festa deste ano foi de muita tranquilidade. A ocorrência de maior destaque, infelizmente, foi a morte do soldado. Mesmo assim, o crime não aconteceu em um polo oficial de folia. Foi uma tentativa de assalto durante a qual o PM acabou reagindo”, ressaltou Damázio. O corpo do soldado que estava na Polícia Militar há seis anos foi sepultado no final da tarde de ontem, no Cemitério de Abreu e Lima.

População afirma ter visto mais PMs nas ruas. Foto: Arthur de Souza/DP/D.A.Press

De acordo com os números da SDS, nos quatro dias de folia, em todo o estado, houve um total de 33 ameaças, 78 ocorrências de vias de fato ou agressão e duas tentativas de homicídio. O comandante do policiamento da capital e da Região Metropolitana, coronel Paulo Cabral, afirmou que os dias de Momo foram calmos, inclusive durante o desfile do Galo da Madrugada.“Observamos uma festa muito tranquila neste ano. Tivemos um efetivo de 5.125 homens trabalhando somente no sábado de Zé Pereira, 30% a mais que no ano passado. Não tivemos registros de grandes ocorrências, apenas pequenos furtos”, comentou Cabral. A sensação de segurança da população, em parte, foi o reflexo do envio dos 1.390 alunos do curso de formação da PM às ruas.

Leia mais sobre o assunto em:

Dois suspeitos de matar PM em Itamaracá estão presos

Policial Militar assassinado durante desfile de bloco em Itamaracá

Tapando o sol com a peneira

2 Replies to “SDS divulga nesta quinta-feira redução de crimes durante os dias de folia”

  1. O que importa pro Governo são NÚMEROS/ESTATÍSCA e não a “VIDA” do Polícial. O governo está preocupado com os NÚMEROS e não com PESSOAS.

  2. POR TRÁS DESTE “CONTO DE FADAS” E DESSES NÚMEROS MARAVILHOSOS, EXISTE A FALTA DE RESPEITO COM OS PROFISSIONAIS E AS FAMÍLIAS DOS QUE FIZERAM COM QUE ISSO ACONTECESSE. OS 1.390 ALUNOS DO CURSO DE FORMAÇÃO DA POLICIA MILITAR FORAM EMPENHADOS NESTE CARNAVAL DE FORMA IRREGULAR , POIS O EDITAL DO CONCURSO É CLARO EM SEU ITEM 8, ONDE FALA QUE OS ALUNOS PASSARÃO PARA O ESTÁGIO PRÁTICO APÓS FORMADOS COMO POLICIAS MILITARES DEVIDAMENTE MATRICULADOS E RESGUARDADOS EM TODOS SEUS DIREITOS E ISSO NÃO OCORREU, O ESTÁGIO SERIA DO DIA 25 DE JANEIRO AO DIA 13 DE FEVEREIRO COM 8 HORAS DIÁRIAS DE SERVIÇO E QUE AS PATRULHAS SÓ PODERIAM SER LANÇADAS NO TERRENO COM A COORDENAÇÃO DE UM OFICIAL ARMADO A FRENTE E O QUE ACONTECEU FOI O EMPREGO DE SOLDADOS CABOS E SARGENTOS NESTA COORDENAÇÃO NÃO PODENDO ULTRAPASSAR ÁS 00 HORAS E ISSO TAMBÉM NÃO FOI CUMPRIDO E COMO JÁ NÃO BASTASSE TODAS AS IRREGULARIDADES CITADAS ACIMA OS 1.390 ALUNOS ESTÃO SEM RECEBER A BOLSA FORMAÇÃO QUE DEVERIA TER SIDO PAGA DESDE O ÚLTIMO DIA 07, INFELIZMENTE MUITOS DESSES 1.390 ALUNO ESTÃO PASSANDO POR NECESSIDADE SENDO AJUDADOS POR AQUELES QUE POSSUEM UM CONDIÇÃO MELHOR, ALUNOS TENDO QUE SE HUMILHAR PARA UM MOTORISTA DE COLETIVO CEDER SUA ENTRADA GRATUITA PARA PODER IR TRABALHAR, POIS CASO NÃO VÁ E ALEGUE FALTA DE CONDIÇÕES SOFRERÁ PUNIÇÕES E PERSEGUIÇÕES, PODENDO SER ATÉ EXCLUÍDO DO CERTAME. E PARA FINALIZAR O ESTÁGIO COMO FOI DITO ENCERRARIA DIA 13 DE FEV E MUITOS ALUNOS NO TERMINO DO SERVIÇO DO DIA 13 FORAM INFORMADO QUE ESTARIAM ESCALADOS PARA TRABALHAR EM EVENTOS PÓS CARNAVAL, COMO POR EXEMPLO CAMBURÃO DA ALEGRIA, SERVIÇO ESSE TOTALMENTE EM DESCONFORMIDADE COM A LEI JÁ QUE NÃO FORAM PAGAS AS DIÁRIAS AOS ALUNOS REFERENTE AOS DIAS TRABALHADOS DURANTE O PERÍODO MOMESCO QUE EM DOCUMENTO PUBLICADO EM BOLETIM GERAL OS ALUNOS TERIAM DIREITO A ESSES VALORES.