Governador autoriza contratação de 1000 PMs do concurso de 2009

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, assinou nesta quinta-feira dois atos relacionados à segurança pública. Um deles trata do Projeto de Emenda Constitucional, que altera o artigo 103 da Constituição Estadual: na prática, transformará a carreira de delegado de Polícia Civil em jurista.

O segundo, e mais esperado por uma legião de 12 mil pessoas, autoriza a convocação de 1.000 aprovados no último concurso da Polícia Militar, realizado em 2009, para recompletar o efetivo.

Aprovados sonham em usar a farda da PM e trabalhar. Foto: Carolina Braga/Esp. DP/D.A Press

Aprovados sonham em usar a farda da PM e começar trabalhar. Foto: Carolina Braga/Esp. DP/D.A Press

As assinaturas ocorreram na abertura da reunião do Comitê Gestor do Pacto pela Vida, que aconteceu na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. O governador agradeceu o empenho das equipes que trabalham no Pacto e parabenizou pelos resultados já alcançados. Ressaltou, ainda, benefícios das medidas para a segurança do estado. “O recompletamento do efetivo será direcionado às áreas de maior desafio do ano no Pacto pela Vida”, destacou Campos.

O chefe de Polícia Civil, Osvaldo Morais, comemorou a ação, que atende a um pleito antigo da categoria. “Isso não é só importante para os delegados, mas também para a sociedade. A sociedade vai ter um profissional motivado e qualificado”,  diz Morais.

Já os mil aprovados no último concurso da PM serão submetidos a segunda etapa do concurso, e, em seguida, ao curso de formação para serem nomeados. “Esses policiais que serão contratados vão repor os que estão saindo. Vamos procurar reforçar as áreas mais problemáticas, em termos de resultados, do Pacto pela Vida, para que possamos priorizar a distribuição desse efetivo para essas áreas”, afirma o comandante geral da Polícia Militar, Carlos Pereira.

Com informações da assessoria do governo do estado

29 thoughts on “Governador autoriza contratação de 1000 PMs do concurso de 2009

  1. Wagner,boa noite.Estou muito feliz pela convocação dos nossos colegas aprovados na PM.E a convocação da policia civil vai ter?Consegue essa noticia ai wagner.Os aprovados estam anciosos.Lá no facebook todos estam angustiados.Um abraço e espero resposta.valeu

  2. Quero saber o que o governador tem para os agentes de polícia para se sentirem motivados. Quem trabalha nessa polícia são agentes e escrivães. Delegado fica no gabinete olhando para faceboouk. 1000 soldadinho de jumbos não serão suficiente nem para mudar a situação de falta de soldadinhos nas ruas. A cada dia, aposentam-se muitos soldadinhos e o buraco é grande. Vergonha!

    • “Soldadinho”? vc Tá Maluco? A Policia que Realmente trabalha no estado é a PMPE (Policia Militar) e é a menos valorizada! quem é que esta na rua de frente com o perigo? PC,PF,PRF? não! São os “Soldadinhos”! Pra Quem que a população liga quando esta em perigo? PC,PF,PRF? é para 190! para os “Soldadinhos” eu particularmente já cansei de levar Ocorrência para Delegacia que findariam em flagrante os agentes e escrivães fazem de tudo para não fazer o flagrante! “Soldadinho”? tá de Brincadeira

      • Esse idiota deve ser um agentinho ou um escrivãozinho, pensa que é alguma bosta. Bota tua cara a tapa mané, aparece. Seria bom mesmo se você tivesse a autoridade que pensa que tem. Palhaço.

        • ai quero saber se essa chamada onde vejo o nome dos convocados eu fiz 28 ajuda ai gent…

    • Quem trabalha mesmo nesse Estado é a PM meu amigo, eu sei bem como é o trabalho desses agentes e escrivães.

      • Só uma solução: acabar com a as duas polícias e criar uma nova. De ciclo completo (Preventiva + Repressiva), e carreira única. Modelo policial no Brasil é rídiculo e ineficiente (feito pra não funcionar)

    • Prezados, tenho certeza que o indivíduo que realizou este comentário infeliz só deseja inflamar o relacionamento entre as duas policias. Tanto a PC como a PM têm seus valores e funções distintas, conforme previsto na CF. Impossível discutir a importância de uma sobre a outra. Ninguém que eu trabalho ou conheço na PCPE compartilha do mesmo pensamento deste pobre infeliz. Abraço

  3. O Teste Físico é uma etapa que costuma REPROVAR muitos candidatos nesse certame. Sou Instrutor de Educação Física nos cursos de Formação e Aperfeiçoamento da PMPE, CBMPE e PC, com 10 anos de experiência. Estou disponível para montar um GRUPO DE TREINAMENTO, com o objetivo ajudar os futuros policiais militares a vencer essa difícil fase do concurso.
    Entrem em contato através do e-mail: geogomespm@hotmail.com

    A partir daí trocamos mais informações.

  4. Amigo, a SDS (ou governador) falou em data? Prazo? Precisamos dessa informação também.
    Obrigado por divulgar!

  5. Wagner,

    Por favor tente verificar se o governo vai chamar os reservas da PCPE (escrivão e agentes).

  6. Convocar os PM´s tá mais que certo!
    Mas delegado jurista??? Tá louco??? Mais burocracia???
    Realmente o Eduardo Campos em matéria de segurança pública está muito mal assessorado ou mal intencionado…

  7. É uma notícia muito boa. A ideia de termos mais policiais nas ruas nos dá uma perspectiva de mais segurança. Espero que ofereçam capacitação aos convocados, afinal, não adianta está fardado e não saber agir corretamente. O que me deixa intrigada é o fato de que essa decisão e a divulgação dessa notícia tenha sido feita tão exatamente paralelo aos investimentos na campanha de Eduardo Campos…. Política é foda!

  8. Os mil convocados terão que passar pela segunda etapa do certame e, em seguida, pelo curso de formação. Somente depois é que eles serão nomeados…”. Quero entender melhor… O governo vai convocar 1000 para as próximas etapas ou vai convocar mais de mil para assim restarem mil há serem nomeados? Por que muitos irão perder no TAF, PSICOTÉCNICO, INVESTIGAÇÃO SOCIAL, ETC. Serão nomeados 1000 ou uma “meia dúzia”?

    • foi isso que eu pensei tambem… serão mil convocados ( da lista de reserva) ou serão mil contratados? o que segundo, vai precisar chamar bem mais de mil!

  9. A polícia militar trabalha muito, realmente. Contudo, levando viciado, arma de soca – soca, alcoólatras, BO sem representação. Ocorrências de verdade só a Polícia Civil consegue realizar. Prender traficantes, quadrilhas de banco, de roubo de carros…

  10. Oi, pessoal, bom dia, ainda não tenho informações para as nomeações dos aprovados no concurso da Polícia Civil, nem notícias da abertura do concurso para delegados. Assim que souber, coloco no blog. Obrigado por acompanharem as notícias.

  11. ACHO ISSO UMA PALHAÇADA COMO ELE SÓ VAI CHAMAR QUEM FEZ 29 OU 28 PONTOS E O RESTANTE DOS 12.000 E POUCO COMO FICAM????
    EU TO COM 25 PONTOS E O EDITAL É BEM CLARO QUEM ACERTAR 50% DA PROVA ESTA APROVADO ENTÃO QUEM FEZ DE 25 ATÉ 29 TAMBÉM ESTÁ APROVADO EAI GOVERNADOR COMO FICAMOS QUEM FEZ DE 25 À 27???
    ISSO NÃO VAI DE ACORDO COM O PRINCÍPIO DA ISONOMIA!!!!
    FICO AQUI COM MINHA CRÍTICA E ESPERO RESPOSTA DE ALGUÉM AQUI DO BLOG, POIS QUEM FEZ DE 25 À 27 TAMBÉM FOI APROVADO E TAMBÉM QUEREMOS FAZER PARTE DO MAIOR PROGRAMA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO BRASIL.

  12. gostaria de saber se já saiu a lista dos mil convocados de 2009,e como faço pra olhar o listão dos convocados ..obg desde já.

  13. Quem fez de 25 à 27 só tem duas opções:
    Ficar postando suas lamentações nos blogs ou estudar para o próximo certame,tendo em vista que essa seja a última convocação do concurso de 2009 ´´GRAÇAS À DEUS“ , pois quando essa turma se formar o governo já não vai mais poder fazer nenhuma convocação por conta do período eleitoral e quando um novo governador vier assumir,o concurso já terá seu prazo de validade findado.

  14. Boa noite galera!! gostaria de saber qual vai ser o critério para essa convocação .

    desde já grato!

  15. olá, fiz 27 pontos fiquei na colocação 5 mil e alguma coisa na lista de aprovados… será que tenho chance de ser chamado ?

    se alguem ficar sabendo do listão dos novos convocados avisa por favor…
    obrigado!