Jaboatão dos Guararapes adere ao Pacto pela Segurança do MPPE

Será assinado na tarde desta quinta-feira, no município de Jaboatão dos Guararapes, o pacto pela Segurança Pública, criado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A cidade será a primeira do estado a firmar o compromisso com o órgão e vai concorrer na categoria máxima, que é a ouro.

O evento será realizado no auditório da Faculdade dos Guararapes, em Piedade e contará com a presença do prefeito Elias Gomes, do procurador Geral do MPPE, Agnaldo Fenelon, e dos promotores Isabela Carneiro Leão, Maxwell Vignoli e Paulo Augusto.

O pacto é um projeto que está sendo divulgado em todos os municípios do estado e consiste basicamente numa parceria para implementação de ações de cidadania. Os municípios que cumprirem as metas que foram definidas e pactuadas serão reconhecidos pelo MPPE através de uma certificação, como Município Compromissado com a Segurança Pública, na classe ouro, prata e bronze. Jaboatão concorre na categoria ouro.

Da assessoria de imprensa da Prefeitura de Jaboatão

Associação dos Delegados do estado denuncia ingerência na polícia

Diante das suspeitas de tráfico de influência no inquérito que apurou a falsidade ideológica no caso da adoção de uma menina no município de Olinda, a Associação dos Delegados de Polícia de Pernambuco (ADEPPE) decidiu denunciar que o problema é histórico na Polícia Civil. O presidente da associação, Flaubert Queiroz, afirmou que ingerências políticas e administrativas prejudicam muitos inquéritos. Ele não citou exemplos de outros casos, mas confirmou que o fato de a polícia estar atrelada ao Poder Executivo é o principal entrave para a autonomia das investigações.

“Conversei com a delegada Andréa Melo e ela me garantiu que não houve pressões nem interferência durante o trabalho dela. Todos os depoimentos, inclusive, foram acompanhados por uma promotora. No entanto, queremos expressar nosso posicionamento de que historicamente o delegado sofre esse tipo de ingerência. Precisamos chamar a sociedade para discutir a desvinculação da polícia com o Poder Executivo”, afirmou Queiroz.

No ofício entregue à Procuradoria Geral de Justiça, na última terça-feira, a Promotoria da Infância e Juventude de Olinda destaca que “os delegados da Polícia Civil em Pernambuco (…) não conseguem trabalhar com autonomia, pois facilmente são alvos de pressões políticas e até de tráfico de influência”.

Do Diario de Pernambuco