Suspeitos de participar de assalto a delegado aposentado são procurados

As polícias Civil e Militar continuam fazendo buscas para prender dois criminosos envolvidos na tentativa de assalto a um delegado aposentado, que reagiu e matou um terceiro suspeito. O caso aconteceu na noite da última quinta-feira, quando o delegado chegava em casa com a esposa e dois filhos no Barro, Zona Oeste do Recife. A família, que ocupava um Civic, foi abordada por três homens que estavam em um Corsa.

O policial disparou vários tiros contra os suspeitos. Um deles, Jerônimo Fabiano de Souza Galdino, 19 anos, foi atingido por seis balas e morreu na hora. O assaltante, que dirigia o Corsa, havia deixado uma unidade da Funase uma semana antes.

O delegado Paulo Furtado assumiu as investigações. Segundo ele, o aposentado agiu em legítima defesa. O inquérito segue aberto. Em entrevista à TV Clube/Record, a vítima contou como foi a reação. “Tirei a arma da pochete e botei no colo. Um deles desceu e disse: ‘Perdeu! Perdeu! Desça!’. Efetuei diversos disparos”. Denúncias sobre os bandidos podem ser feitas pelo telefone (81) 3183-5392.

Aumenta número de armas entregues à Polícia Federal

A Polícia Federal anunciou um recorde na entrega de armas pela Campanha do Desarmamento em Pernambuco. Balanço referente ao período de 1º de janeiro a 15 de março mostra que o volume semanal médio passou de 38 a 42 unidades. O resultado melhorou desde que as indenizações aumentaram e o pagamento passou a ser feito em 24 horas. Os valores variam de R$ 150 a R$ 450, dependendo do calibre e do tipo de armamento. A PF também credita o crescimento à rede de 22 postos da Polícia Militar que passaram a receber o material.

As armas mais entregues no estado são revólveres, espingardas e pistolas. De 23 de maio de 2011 – quando a campanha foi criada – a 15 de março de 2013, 3.591 armas e 10.555 munições foram entregues. Quem quiser participar deve acessar os sites www.entreguesuaarma.gov.br ou www.pf.gov.br e preencher uma guia de trânsito com validade de um dia, para ser mostrada à polícia se o portador for parado em uma blitz. “A rapidez no pagamento e o anonimato facilitam a entrega”, ressaltou Giovani Santoro, assessor de comunicação da PF.

Leia mais em:

Cresce em 60% entrega de armas na semana anterior ao Natal