Colônia Penal começa sistema biométrico

 

Objetivo da iniciativa é reduzir as longas filas e o tempo de  espera dos familiares que vão visitar as reenducandas (JÚLIO  JACOBINA/DP/D.A PRESS)

As grandes filas nas entradas das  unidades prisionais do estado nos dias de visitas deverão deixar de existir em breve. Já está em fase de testes o sistema biométrico para identificação de parentes de apenados cadastrados pela Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). A Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, foi escolhida para receber o projeto piloto. A expectativa é poder reduzir o tempo de identificação por pessoa de três minutos para apenas quatro segundos, além de oferecer mais segurança ao sistema.


Desde ontem, os parentes estão conseguindo entrar com mais rapidez para as visitas na Colônia Penal Feminina do Recife (JÚLIO JACOBINA/DP/D.A PRESS)

Quando é feita a leitura das digitais do visitante, aparecem na tela do computador as fotos e os dados pessoais dele e da detenta e ainda o crime cometido por ela. O sistema ainda ganhará o reforço da leitura por código de barras das novas carteirinha dos visitantes que começarão a ser entregues a partir da próxima semana. O cadastramento começou a ser feito há cerca de um mês e deverá continuar durante os domingos por mais 30 dias e nos dias úteis após esse prazo. A fase de testes deverá durar dois meses. As unidades da Barreto Campelo, em Itamaracá, e a de Arcoverde, no Sertão, deverão ser as próximas a receber o sistema.

Além de dar mais agilidade à entrada e à saída dos visitantes das unidades prisionais, a tecnologia evita a falsificação de documentos que dão acesso aos presídios, como a própria carteirinha do visitante, e até previne fugas. “A biometria dá mais segurança ao sistema prisional por evitar a evasão dos presos e se ocorrer alguma tentativa de fraude de documentação, temos como descobrir”, observou o responsável pelo cadastramento na Colônia Penal Feminina do Recife Ricardo Valença.

 

Com informações do Diario de Pernambuco

 

PMs e policiais civis aprovados começam curso em setembro

 

O secretário de Defesa Social do estado, Wilson Damázio, garantiu, na manhã desta segunda-feira, que até a primeira semana do mês de setembro deste ano, os 1.612 policiais militares aprovados no concurso de 2009 e um grupo de 640 dos policiais civis aprovados no concurso de 2006 já estarão fazendo os cursos de formações para depois assumirem seus postos de trabalho. Damázio disse que conta com esses novos profissionais para mais um reforço no programa Pacto pela Vida, que visa reduzir a criminalidade no estado.

No entanto, o secretário afirmou que apesar de o número de policiais civis no concurso de 2006 para os cargos de agentes e escrivães ter sido bem maior que 640, no momento, apenas esses serão nomeados. “Foi o que nós conseguimos para esse período, mas os restantes serão convocados depois. Só não tenho um prazo estimado para anunciar agora”, frisou o secretário titular da SDS. O anúncio das nomeações foi feito durante a apresentação do Decreto Governamental publicado no Diário Oficial desta segunda-feira e que traz inúmeras novidades na distribuição da segurança pública no estado.

Depois da coletiva de imprensa, conversei com o secretário sobre as nomeações dos aprovados

Os detalhes do decreto, eu contarei nas notas a seguir, no entanto, já adianto que a remuneração para todos os policiais que quiserem trabalhar durante os seus dias de folga no chamado Programa de Jornada Extra (PJE) passarão a ganhar bem mais que recebiam antes. Além disso, o interior do estado passará agora a ter a Operação Quadrante da Polícia Militar (PM) como parte do policiamento local. O número de 50 pontos já existentes no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda foi duplicado e, a partir de 1º de agosto, vai chegar a 100 em todo Pernambuco.

Seres promete nomear 187 agentes penitenciários

 

O secretário de Ressocialização do estado, coronel Romero Ribeiro, anunciou na manhã desta segunda-feira que o estado já está providenciando as nomeações dos 187 agentes penitenciários que faltavam ser chamados do último concurso. O grupo vai atuar na segurança das unidades prisionais de Pernambuco. Segundo Ribeiro, a convocação deve acontecer até o mês de setembro deste ano. “Já participei de reuniões com a Secretaria de Administração do estado e estamos finalizando o processo para nomeação desses agentes. Vamos ter um reforço substancial em nossas unidades. Depois que eles começarem a trabalhar, vamos estar com aproximadamente 1,5 mil agentes em todo o estado”, disse Ribeiro, acrescentado que o número de profissionais ainda é pequeno frente à demanda dos presídios. Atualmente, cerca de 25 mil detentos estão nas unidades prisionais do estado.

Esses agentes penitenciários fazem parte do grupo de 777 concursados que fizeram vários protestos no ano passado e no início deste ano para serem nomeados. Eles já concluíram o curso de formação para o cargo há mais de um ano e não estão trabalhando ainda. O grupo estava esperando a nomeação, depois que um total de 500 agentes foram chamados para trabalhar no final do ano passado e uma pequena turma de 90 aprovados foi nomeada há cerca de dois meses para iniciar as atividades. A notícia chega em boa hora para os aprovados, já que muitos deles estão desempregados, pois pediram demissão dos empregos anteriores para participarem do curso de formação. Segundo a Seres, com essas nomeações, encerra a lista de aprovados pendentes para o cargo de agentes penitenciários.