Depois da posse, almoço prestigiado de comemoração

 

Vez por outra, gosto de almoçar no shopping. Nessa sexta-feira, quando já estava deixando o Shopping Tacaruna, passei em frente ao restaurante Mercado 153 e me deparei com uma mesa gigante e muito animada formada, na sua maioria, por senhores trajando paletós. De pronto identifiquei um deles. Era o gestor da Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), Zaneli Alencar. Em seguida, reconheci muitos outros que estavam alí sorridentes após um almoço de comemoração pela posse do novo chefe da Polícia Cívil do estado, delegado Osvaldo Morais. Horas antes do almoço, Morais, assim como o coronel Luiz Aureliano haviam sido empossados pelo governador do estado, Eduardo Campos.

Posse aconteceu no Palácio do Campo das Princesas. Foto: Raul Buarque/SEI

Entre os delegados presentes no almoço estavam Antônio Barros, José Cláudio Nogueira, Fernando Souza e muitos outros. O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e seu executivo, Alessandro Carvalho, também completavam a mesa.

SDS promete convocar os 1.612 PMs aprovados em 2009

 

A longa espera dos 1.612 aprovados no último concurso da Polícia Militar do estado tem data certa para acabar. Pelo menos se a promessa do governo do estado for cumprida. A PM deve receber esse reforço no início do próximo ano. Durante coletiva de imprensa realizada na manhã dessa sexta-feira, o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, anunciou a convocação de 1.612 aprovados no último concurso público da PM, realizado em 2009. Antes de ir às ruas, os convocados terão quer passar por curso de formação que começa em setembro e deve durar cinco a seis meses.

O secretário anunciou, ainda, que será aberto novo concurso público para oficiais da PM (120 vagas) e do Corpo de Bombeiros (20 vagas). A data de realização, no entanto, ainda não foi definida. Também serão nomeados 50 médicos legistas para atuar no Instituto de Medicina Legal do Recife e no complexo da Polícia Científica que será inaugurado em outubro, em Caruaru.

Outra novidade mexe no bolso de todos os envolvidos nas ações do Pacto pela Vida. O Prêmio de Defesa Social (PDS) foi reestruturado. Antes, a gratificação só era concedida caso o estado batesse a meta de redução de 12% dos crimes violentos letais intencionais. No primeiro semestre deste ano, a redução ficou em 10%, mas 16 das 26 áreas integradas (conjunto de bairros ou municípios) do estado alcançaram os 12%. Como o índice do estado ficou abaixo da meta, ninguém recebeu o prêmio. A partir deste semestre, isso muda. A premiação será concedida às áreas que chegarem aos 12%, independentemente do resultado geral do estado.