Polícia bate forte nas quadrilhas que explodem caixas eletrônicos

A polícia desarticulou uma quadrilha que se preparava para explodir caixas eletrônicos e assaltar carros-fortes em Pernambuco. Com o grupo de quatro suspeitos, o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) apreendeu 17 bananas de emulsão explosiva, cujo poder de destruição é superior ao da dinamite, além de armas e outros materiais usados em crimes desse tipo.

Delegados Renato Rocha e Rodrigo Maciel falaram sobre as prisões. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A.Press

Delegados Renato Rocha e Rodrigo Maciel falaram sobre as prisões. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A.Press

Os suspeitos foram transferidos para o Cotel e responderão por tráfico de drogas, formação de quadrilha, receptação de material roubado e porte ilegal de armas de fogo, explosivos e munição. A última investida contra bancos no estado ocorreu na semana passada, em Triunfo. Ladrões atacaram a agência do Bradesco, que teve o teto de gesso e as portas de vidro destruídos, e fugiram em seguida.

A quadrilha apresentada nessa segunda-feira foi presa na última sexta-feira, quando planejava roubar um posto de combustível na Avenida Beberibe, na Zona Norte do Recife. A polícia suspeitou da movimentação, montou cerco e rendeu dois homens no local. Outros dois foram capturados na casa alugada pelo grupo para esconder os explosivos, em Pau Amarelo, Paulista. O Denarc apreendeu uma farda da PM, um cordão detonante, grampos para furar pneus, um colete à prova de balas, dois distintivos falsos, luvas, um revólver e um rifle, uma espingarda e 750 gramas de maconha.

Explosivos foram apreendidos pela polícia. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A.Press

Explosivos foram apreendidos pela polícia. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A.Press

A variedade do material chamou a atenção do delegado Rodrigo Araújo. “Eles queriam juntar dinheiro para comprar armamento pesado e fazer assaltos maiores, a bancos e carros-fortes”, explicou. A polícia investiga a participação do grupo em explosões já ocorridas. “Fizemos o contato com o Depatri e estamos aguardando informações”, disse o gestor do Denarc, Renato Rocha.

Interestaduais
Segundo o gestor do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais, José Cláudio Nogueira, as quadrilhas que roubam bancos são formadas, em geral, por bandidos de mais de um estado. As investidas duram menos de dez minutos. O delegado comentou o aumento das ocorrências. “Tem relação com a facilidade de conseguirem explosivos, que são muito usados em obras”, afirmou.

Do Diario de Pernambuco

 

Polícia pediu prisão dos suspeitos de assassinar carroceiro

A polícia solicitou as prisões preventivas dos três homens suspeitos de terem participado do assassinato do carroceiro Lindivan Batista da Silva, 29 anos. O homem foi morto na comunidade do Papelão, no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, no dia 4 deste mês. Segundo o delegado Alfredo Jorge, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), as prisões foram solicitadas no último dia 8.

Delegado Alfredo Jorge concluiu as investigações. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A

Delegado Alfredo Jorge concluiu as investigações. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A

Lindivan foi morto com um disparo de espingarda calibre 12. O tiro acertou o peito da vítima, que estava com o filho de 12 anos na garupa. Durante as investigações, a polícia descobriu que o crime aconteceu não somente por causa de uma discussão por restos de comida. “Temos informações sobre tráfico de drogas. Algumas testemunhas contaram que Lindivan queria obrigar um dos suspeitos a vender drogas na comunidade”, revelou o delegado Alfredo Jorge. Ainda de acordo com o delegado, Lindivan tinha um revólver, o que inclusive foi dito em depoimento pelo filho dele.

 

Novos policiais civis tomam posse nesta terça-feira

A Polícia Civil de Pernambuco realiza na manhã desta terça-feira, a cerimônia de posse dos novos agentes e escrivães de polícia. Mais de 600 servidores policiais vão receber das mãos do secretário de Defesa Social, Wilson Damázio e do chefe de Polícia Civil, Osvaldo Morais o termo de posse, a nova carteira funcional e o bóton da instituição.

A solenidade acontece no Teatro Guararapes, no Centro de Convenções, em Olinda. O secretário Estadual de Planejamento e Gestão, Frederico Amâncio, irá ministrar uma palestra aos mais novos funcionários públicos sobre as ações e metas do governo do estado. O objetivo da apresentação é alinhar o trabalho desses policiais civis às ações estratégicas do Pacto Pela Vida.

O primeiro lugar do Curso de Formação da Polícia Civil vai fazer um juramento em nome dos demais agentes e escrivães empossados. Também será apresentado um vídeo institucional com os melhores momentos do curso, realizado entre os meses de outubro de 2012 a janeiro deste ano, no Centro de Ensino Recife (Cere), da Academia Integrada de Defesa Social (Acides).

Com informações da assessoria de imprensa da Polícia Civil