Juiz do Rio de Janeiro fez palestra na Conferência Vox

O juiz Carlos Figueiredo participou como palestrante da Conferência Vox, realizada nesse final de semana no Recife. Figueiredo que é juiz da Vara de Execuções Penais no Rio de Janeiro, falou sobre o papel da sociedade e do poder público na reabilitação e ressocialização de detentos no país. O magistrado é conhecido pelo rigor em fazer cumprir as leis e por ter condenado o cantor Belo. Ele também é visto como um juiz que tem a confiança dos presos.

Juiz Carlos Figueiredo fez palestra no Recife. Foto: André Coelho/Divulgação
Juiz Carlos Figueiredo fez palestra no Recife. Foto: André Coelho/Divulgação

Em sua palestra, Carlos falou que para conseguir a confiança dos detentos foi preciso acabar com o preconceito da sociedade com os encarcerados. “Como sociedade, temos que entender que o preso também é uma pessoa, com coração, sentimentos, que tem que sair melhor do que entrou na prisão”, afirmou. Segundo o magistrado, os detentos têm que saber que se tiverem bom comportamento e bom desenvolvimento eles terão seus direitos garantidos.

Questionado sobre o papel do poder público na ressocialização, ele disse que se o preso tivesse outra chance, a recuperação seria quase certa. “A sociedade tem que confiar no ex-detento e capacitá-lo. Se ele sair da prisão e ficar largado, acabará se perdendo de novo. E se o estado não o fizer, as facções criminosas darão ‘emprego’ a ele, que vai ser preso novamente e quando sair vai pro crime mais uma vez, até que ele acabe morrendo”, sentenciou Figueiredo.

 

Agentes penitenciários farão protesto nesta tarde

Está prevista para acontecer às 14h desta segunda-feira uma mobilização dos agentes penitenciários de Pernambuco em frente à Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres). O ato é uma foram de repúdio contra o abuso de autoridade e desacato que a categoria diz estar sofrendo por vários órgãos e entidades.